BattlefrontCânonContosDisneyEAEpisódio I - A Ameaça FantasmaEpisódio II - Ataque dos ClonesEpisódio III - A Vingança dos SithEpisódio IV - Uma Nova EsperançaEpisódio IX - A Ascensão SkywalkerEpisódio V - O Império Contra-AtacaEpisódio VI - Retorno de JediEpisódio VII - O Despertar da ForçaEpisódio VIII - Os Últimos JediFilmesGamesHan Solo: Uma História Star WarsLivrosMarvelQuadrinhosRebelsRogue One: Uma História Star WarsSagaSériesSpinoffsThe Clone Wars

O guia completo para o novo cânone de Star Wars

Sabendo que há ainda muitas dúvidas a respeito do tema, resolvemos explicar todos os elementos do novo Cânon de Star Wars, que começou a valer após abril de 2014, quando a Disney rebootou o Universo Expandido para garantir aos roteiristas ampla liberdade criativa para desenvolver as novas histórias.

Se você também tem dúvidas fique atento ao post e compartilhe com seus amigos! Para entender melhor a linha do tempo da saga leia abaixo cada detalhe dos eventos que acontecem pela galáxia!

Darth Maul

marvel-maul

Primeira série em quadrinhos a se passar totalmente antes dos filmes da trilogia prequela, Darth Maul mostra o treinamento do Lorde Sith.

O quadrinho apresenta Maul como um guerreiro ainda não testado sob o treinamento de Darth Sidious. Ordenado a ainda não atacar nenhum Jedi, Maul caça o pior dos piores do submundo cósmico para descarregar sua frustração.

Após descobrir que um jovem Padawan Jedi chamado Eldra Kaitis caiu nas mãos de um Lorde do crime, Maul vê uma oportunidade para testar suas habilidades contra um Jedi de verdade, mas também para talvez levar alguém ao lado sombrio.

Saiba mais aqui.

A Trilogia Prequela

Ep1

A Ameaça Fantasma nos apresenta um número de personagens que não apenas apareceriam durante a Guerra dos Clones, mas também durante a Trilogia Clássica. Por causa de uma coincidência, ou “a vontade da Força”, um mestre Jedi e seu aprendiz se encontram presos em um planeta remoto e encontram um garoto que possui uma conexão com a Força nunca antes vista. Este garoto começa sua jornada para aprender mais sobre seus poderes no fim do filme, e nós temos uma breve visão sobre a infância do homem que eventualmente se tornaria Darth Vader.

Nós sabemos pelo filme que a República e os Jedi estão na Galáxia há muito tempo, que os Sith foram extintos por 1000 anos e que a regra dos Sith diz que só podem haver um mestre e um aprendiz. A regra dos Sith do “mestre e o aprendiz” está bastante presente nos outros dois filmes da trilogia, uma vez que o aprendiz que conhecemos neste filme é “morto” no final.


O Treinamento

Obi-Wan & Anakin

Escrita por Charles Soule (Star Wars: Lando) e desenhada por Marco Chechetto (Star Wars: Shattered Empire), a minissérie de 5 capítulos Star Wars: Obi-Wan & Anakin foi lançada em Janeiro de 2016 e é o primeiro título da Marvel Comics a explorar o relacionamento dos dois personagem entre os dois primeiros filmes da trilogia prequela.

A minissérie se passa três anos depois do início do treinamento de Anakin por Obi-Wan — que prometeu ao Qui-Gon que faria — em um período pacífico onde os Jedi estão no auge de seu poder e muitos sentem que Anakin fará muita coisa boa pelo universo.

A história tem flashbacks que são intercalados com a narrativa, revelando crises pessoais que ambos os personagens sofreram – Anakin está começando a questionar como as coisas são na Ordem Jedi e as injustiças da Galáxia, enquanto Obi-Wan está preocupado se ele é ou não o professor ideal para Anakin.


De volta à Trilogia

Ep2

Se passando 10 anos depois de A Ameaça Fantasma, Ataque dos Clones nos mostra um Anakin Skywalker – prestes a se tornar um Cavaleiro Jedi – em conflito e se entregando a sentimentos passionais de amor e ódio. Ele aprende a amar com a amiga que fez anos atrás, quando era criança, e conhece o ódio após sua mãe morrer em seus braços. Em ambos os casos, ele violou rigorosas regras do Código Jedi, que ele vivia e respeitava desde que começou seu treinamento. Este é o início do fim de um jovem problemático.

Nós testemunhamos que a amizade entre Anakin Skywalker e Obi-Wan Kenobi era muito turbulenta. Nós vemos que os Sith continuam seu ataque contra os Jedi uma vez que o novo aprendiz Sith causa os eventos que resultam em uma profunda divisão na Galáxia, e na Ordem nas linhas de frente da Guerra dos Clones.


Um Interlúdio

The Clone Wars (série animada e filme)

Você quer se aprofundar mais na saga? Então The Clone Wars é essencial! A série contou com um filme e 6 temporadas, antes de ser cancelada após a compra da Lucasfilm. Porém, suas histórias não pararam por aí, uma vez que existe o projeto The Clone Wars Legacy, cujos componentes são abordados abaixo.

Começando 3 meses depois dos eventos de Ataque dos Clones, esta série tem um trabalho difícil para cobrir um dos mais importantes períodos do Universo Star Wars: A Guerra dos Clones.

A nova série animada de Star Wars se chama Forces of Destiny e é um projeto focado nas heroínas da saga.  Ahsoka Tano, Padmé Amidala, Jyn Erso, Leia e Rey são algumas das protagonistas de 16 curtas de mais ou menos 3 minutos cada que se cobrirão  de histórias desde a trilogia prelúdio à nova trilogia. Saiba mais aqui.

SoD

Em seis temporadas,  uma série em quadrinhos Darth Maul: O Filho de Dathomir, e também em episódios não terminados, The Clone Wars conta uma fantástica história, introduzindo novos personagens que ganharam muitos fãs, e nos leva a mundos que nós nunca pensamos ver. A série continuou em um belo ritmo, e no fim os fãs tinham o conhecimento do peso que a Guerra Clônica tem no Universo Star Wars. E não deveria ser ignorada por nenhum fã.

DD]

Temos também o romance Dark Disciple, que mostra a união de Asajj Ventress e Quinlan Vos para derrotar Darth Tyrannus. É baseado num arco de 8 episódios que estaria presente na 8ª temporada de The Clone Wars. O livro faz parte do projeto “The Clone Wars Legacy“, que conta com episódios não finalizados e outras mídias, e também é cânone!

O fim da Trilogia Prequela e da Guerra dos Clones

Ep3

A Vingança dos Sith encerra não apenas a Guerra dos Clones, como também a trilogia prequela. Passam-se 3 anos após o início da famosa guerra que mudou a galáxia. No fim do filme, o menino que nos foi apresentado como o possível salvador e a personificação da Força, está podre de dentro para fora por ter traído seus mestres e amigos ao se aliar aos Sith pelo desejo de mudar seu destino trágico visto por ele em um pesadelo. A República, tão velha quanto a Ordem Jedi, está em uma terrível derrocada, sendo recriada como um Império.

Os Sith estavam por trás de praticamente todos os danos sofridos pelos nossos heróis nesta trilogia, e seus planos foram executados com sucesso. A Ordem Jedi é praticamente destruída, com dois dos seus mais poderosos membros em um autoexílio esperando a melhor hora para voltar à luta. Os dois gêmeos Skywalker podem ser, um dia, a chave para salvação.

Os Jedi estão sendo caçados através da Galáxia, e é aí que começa a história do sobrevivente Caleb Dume – o Kanan de Star Wars Rebels. A série em quadrinhos Star Wars Kanan: O Padawan Perdido se mostrou ser uma excelente adição à saga.

Como Darth Vader construiu seu sabre de luz vermelho?

Essa pergunta é respondida na segunda HQ mensal que o Lorde Sith protagonizará nessa fase da Marvel. Escrita por Charles Soule (LandoPoe DameronObi-Wan & Anakin) e desenhada por Giuseppe Camuncoli, a história em quadrinhos começará durante os eventos de A Vingança dos Sith, mais especificamente durante a cena onde Darth Vader e Palpatine observam a construção da Estrela da Morte. Além de apresentar a origem do sabre de luz, a mensal terá a presença dos Inquisidores, vilões apresentados na série Star Wars Rebels. A primeira edição de Star Wars: Darth Vader foi lançada em junho deste ano. Saiba mais aqui.

O que aconteceu com a personagem mais aclamada de “The Clone Wars” depois que ela deixou a Ordem Jedi perto do fim das Guerras Clônicas e antes de seu retorno como a misteriosa Rebelde Fulcrum em “Rebels”? Finalmente, a história de Ahsoka Tano começará a ser contada. Seguindo suas experiências com os Jedi e a devastação da Ordem 66, Ahsoka está certa de que jamais será parte de um plano maior, nunca mais. Mas seu desejo de lutar contra os males do Império e de proteger aqueles que precisam vai levá-la direto a Bail Organa e à Aliança Rebelde… Saiba mais aqui.


Alguns livros

LoS

Aproximadamente 5 anos após a Trilogia Prequela, o livro Lordes dos Sith começa onde nosso herói perdido, Anakin Sywalker, se foi e Darth Vader chegou. Nós conhecemos um Vader muito mais conflituoso e descobrimos que o Imperador está nervoso com isso. É uma boa leitura e que fornece um melhor conhecimento do relacionamento entre Sidious e Vader.

Tarkin

Os eventos de Tarkin se passam pouco tempo depois de Lordes dos Sith. Este romance serve principalmente como uma biografia de Wilhuff Tarkin, mas Darth Vader tem um papel importante também. Uma interessante revelação é que ninguém realmente sabe quem Darth Vader é. Algumas pessoas suspeitam que ele seja um ex-Jedi mas ninguém está ciente da traição de Anakin Skywalker, e também parece que a maioria dos Imperais apenas assumem que os Jedi foram erradicados. Nós também vemos que a construção da Estrela da Morte é um dos segredos mais guardados do Império. Também aprendemos no livro que o nome do Imperador é Sheev Palpatine.

Catalyst

Catalyst conta como a família Erso se envolveu com o Império. Orson Krennic, um dos membros do projeto secreto da Estrela da Morte do Chanceler Palpatine, precisava encontrar alguém para terminar o raio da estação e transformá-la em realidade. E Galen Erso é a chave para isso. Confira um trecho da sinopse:

Após Orson Krennic resgatar Galen, sua esposa, Lyra, e sua filha, Jyn, de sequestradores separatistas, a família Erso ficou em dívida com Krennic, que oferece a Galen uma oportunidade extraordinária: continuar seus estudos científicos com todo recurso disponível ao seu alcance.

Saiba mais aqui.

Thrawn

O Almirante Thrawn retorna ao universo Star Wars em Rebels, mas ganha um livro escrito pelo seu criador, Timothy Zhan. O livro se estende pelos muitos anos anteriores à terceira temporada de Star Wars Rebels. No Brasil, o livro foi lançado pela Aleph no último outubro.

Alguns posts para melhor entendimento:

Thrawn: Alliances é a sequência do aclamado novo livro do Grão Almirante no cânone. Confira a sinopse:

Grão Almirante Thrawn e Darth Vader se unem contra uma ameça ao Império nesse novo livro do autor best-seller Timothy Zhan. 

A sequência do bestseller Thrawn, Alliances continuará mostrando a ascensão de Grão Almirante Thrawn no poder do Império – e acompanhá-lo ao passado, testemunhando seu primeiro encontro com o homem que um dia viria a se tornar Darth Vader.

O livro será lançado em 26 de Junho de 2018.

Rebel Rising é um livro focado em Jyn Erso logo após o incidente em Lah’mur, mostrado no prólogo de Rogue One. A história narrará os eventos que aconteceram com ela após o assassinato de sua mãe por Krennic e seus Death Troopers, quando ela foi criada por Saw Gerrera.

A New Dawn

Um Novo Amanhecer conta como Kanan conheceu sua amiga e copiloto Hera. Além dos dois se conhecerem, não há muitas implicações para o Universo Star Wars. Passa-se 8 anos após a TP. Seu objetivo é criar uma base para o que viria 6 anos depois em Star Wars Rebels.

Solo: Uma História Star Wars

Nosso mercenário favorito tem sua própria História Star Wars, que é focada em um Han Solo jovem. Ainda não há sinopse ou indicativo da trama, apenas é sabido que é dirigido pelo grande diretor Ron Howard, que substituiu Chris Miller e Phil Lord, com o roteiro de Lawrence e Jon Kasdan.

Solo: A Star Wars Story estreia em 25 de Maio de 2018. O elenco conta com Alden Ehrenreich, Donald Glover e Emilia Clarke. O filme deve se passar 10 anos antes de Uma Nova Esperança e cobrir um período de 7 anos da vida do personagem.

Saiba mais aqui.

Star Wars Rebels

Rebels

Star Wars Rebels se passa poucos anos antes de Uma Nova Esperança. Nela, um grupo de rebeldes se une em uma nave chamada Ghost e conduz operações contra o Império em vários planetas, como Lothal.

A série, embora tenha um tom mais leve que The Clone Wars, é muito boa e acrescenta muito aos mitos de Star Wars, expandindo conceitos da Força e também da Aliança Rebelde.

Após os aclamados Estrelas Perdidas Bloodline, Claudia Gray retorna para dessa vez escrever Leia: Princess of Alderaan, mais um livro da autora focado na personagem da falecida Carrie Fisher. O romance faz parte do selo Jornada a Star Wars: Os Últimos Jedi e foi lançado no segundo semestre do ano. A história se passa 3 anos antes do Episódio IV.

A dupla Baze Malbus e Chirrut Îmwe ganharam um livro após o sucesso de Rogue One e traz mais informações sobre o Templo de Jedha e as várias facetas da Força. Confira a sinopse:

Baze Malbus e Chirrut Îmwe costumavam ser Guardiões dos Whills, que cuidavam do Templo Kyber em Jedha e todos que ali eram venerados. Então o Império chegou e dominou a lua. O Templo foi fechado e as pessoas espalhadas. Agora, Baze e Chirrut fazem o que precisam para resistir ao Império e proteger as pessoas da Cidade Sagrada, mas nunca parece o suficiente. Quando um homem chamado Saw Gerrera aparece com grandes planos para derrubar o Império, surge uma oportunidade perfeita para Baze e Chirrut fazerem a diferença e ajudar as pessoas de Jedha.

Guardians of the Whills foi lançado em Maio de 2017.

Rogue One: Uma História Star Wars

RO

Rogue One: Uma História Star Wars contará a história do roubo dos planos da Estrela da Morte, provavelmente se passando imediatamente antes do início da trilogia original. O elenco conta com atores renomados, como Felicity Jones, Forest Whitaker, Mads Mikkelsen, Diego Luna, Ben Mendelsohn, Donnie Yen, etc. O filme estreou 15 de dezembro de 2016 aqui no Brasil. Saiba mais aqui.


A Trilogia Original

Ep4

Em Uma Nova Esperança, encontramos uma Galáxia controlada pela opressão do Império. Nós conhecemos o filho de Anakin Skywalker, Luke, que não sabe desse fato pois foi criado no planeta remoto de Tatooine por seu tio mal humorado em uma sociedade isolada. Após encontrar por acaso uma transmissão de uma princesa aflita, Luke se aventura fora do planeta para ajudar uma missão de resgate sob a liderança de Obi-Wan Kenobi (que não diz nada a ele sobre o que o pai dele se tornou). Junto com Han Solo e Chewbacca, Luke e companhia resgatam a princesa da arma mortal do Império, a Estrela da Morte.

Luke empresta suas habilidades como piloto ao voar no ataque à Estrela da Morte e salvar um dos maiores postos avançados da Aliança Rebelde. As maiores implicações deste filme são a morte de Obi-Wan, deixando Luke pensando sobre o que é a Força e como ele se tornaria um Jedi sem seu velho amigo como mentor, e também Darth Vader sentindo algo diferente no jovem piloto Rebelde.

O filme, assim como os outros 2 da trilogia clássica, recebeu uma adaptação em novelização. Intitulada de A Princesa, o Canalha e o Garoto da Fazenda,  a adaptação traz algo que muitos fãs esperavam: a interação entre Obi-Wan e R2. No livro, o velho Jedi diz ao droide que é muito bom vê-lo de novo.

Outro livro e algumas histórias em quadrinhos

Star Wars Battlefront II: Inferno Squad a história de origem esquadrão que protagoniza a história do jogo da EA. Confira a sinopse:

“Após o humilhante roubo dos planos da Estrela da Morte e a resultante destruição da estação de batalha, o Império está na defensiva. Em resposta à derrota atordoante, a Marinha Imperial autorizou a formação de uma equipe de soldados de elite, conhecidos como Esquadrão Inferno. Sua missão: se infiltrar e eliminar os guerrilheiros remanescentes de Saw Guerrera. Após a morte de seu líder, os guerrilheiros têm continuado o conhecido extremismo, determinados a se opor ao Império custe o que custar. Agora, o Esquadrão Inferno precisa provar seu status como o melhor dos melhores e destruir os guerrilheiros. Mas quando o perigo se intensifica e a ameaça da descoberta cresce, o quão longe o Esquadrão Inferno irá para assegurar a segurança do Império?”

Christie Golden, que escreveu Dark Disciple, assina a autoria do livro.

PL

Imediatamente após a destruição da Estrela da Morte, a Princesa Leia torna-se a Inimiga Pública número 1 do Império e é a culpada por orquestrar o ataque contra a Estrela da Morte. Ninguém sabe ou se importa com quem é o desconhecido Skywalker… ainda. A série da Marvel Star Wars: Princesa Leia mostra Leia buscando sobreviventes de seu planeta Alderaan. Esta série se passa literalmente horas depois dos eventos de Uma Nova Esperança. Leia nossa resenha.

SR

Em A Missão do Contrabandista, que se passa entre Uma Nova Esperança (Episódio IV) e O Império Contra-Ataca (episódio V), Han e Chewie precisam pilotar a Millennium Falcon numa missão ultrassecreta da Aliança Rebelde. Mas é claro que não será nada simples: na sua cola estão cruéis caçadores de recompensas e uma implacável oficial do Império. Nesta série, você encontrará aventuras inéditas de seus personagens favoritos, além de algumas caras novas. Mas leia com atenção! Há pistas escondidas nas páginas dos livros, que vão lhe dar dicas preciosas sobre o episódio VII: O Despertar da Força!

Chewie

A série, escrita por Gerry Duggan (Deadpool) e desenhada por Phil Noto (Viúva Negra), leva Chewie para longe de seus aliados na Aliança Rebelde. Sendo abatido em uma missão, ele se encontra preso e sozinho em um planeta desconhecido. Sua lealdade será dividida quando ele tem que escolher entre voltar para a Aliança e ajudar uma garota em necessidade.

HttJ

Embora não haja uma linha de tempo específica para Herdeiro dos Jedi, este não parece se passar muito tempo depois dos eventos de Uma Nova Esperança e da série da Princesa Leia. A história foca numa missão de Luke Skywalker para juntar informações para a Aliança Rebelde e procurar um criptógrafo desertor. Não há nenhuma outra consequência em Herdeiro dos Jedi, além de se passar na mente do jovem Luke Skywalker por algumas centenas de páginas, já que o romance apresenta uma narrativa em primeira pessoa.

WJ

Em A Arma de um Jedi, que se passa entre Uma Nova Esperança e O Império Contra-Ataca, Luke é atraído pela Força até um planeta misterioso, onde há muito tempo existia um templo Jedi. Lá, ele continuará seu treinamento e terá de enfrentar um duelo perigoso contra um vilão jamais visto antes.

SWM

A partir dali, nós temos as simultâneas séries Star Wars e Darth Vader, que se passam pouco tempo depois de Herdeiro dos Jedi. A primeira história conta o primeiro encontro cara-a-cara entre o Lorde Sith e Luke durante uma missão para destruir uma fábrica Imperial. Este encontro faz Luke viajar ao seu planeta natal Tatooine para procurar a casa de Obi-Wan Kenobi. Darth Vader está começando a sentir quem Luke pode ser, especialmente quando ele utiliza o sabre construído por Anakin Skywalker. As sementes da obsessão de  Vader em achar Luke estão plantadas. Darth Vader contrata o caçador de recompensas Boba Fett para descobrir quem é o jovem que tinha explodido a Estrela da Morte e a revelação vem na edição 6 de ambas as HQs.

Em Darth Vader, nós vemos o Sith procurando através da Galáxia um exército para si próprio, uma vez que ele tem uma sensação que seu mestre deseja repô-lo. Ambas as séries são excelentes e merecem um tempinho para serem lidas. A série foi encerrada em outubro de 2016.

Star Wars: Doctor Aphra é centrada na personagem título, que foi apresentada na série mensal de Darth Vader. Assim como os quadrinhos do vilão, essa nova série é escrita por Kieron Gillen.

LMarvel

Há de se notar que há uma série da Marvel, Lando, que se passa antes dele se juntar à Rebelião e governar a Cidade das Nuvens. A história é sobre a tentativa de Lando em roubar uma nave muito valiosa com o Lobot ao seu lado. Leia mais sobre ela aqui.

Han Solo

Han Solo não poderia ficar de fora e também ganha sua própria minissérie em quadrinhos. Passando-se entre Uma Nova Esperança e Império Contra-Ataca, como a maioria dos atuais quadrinhos, a história explora outras aventuras naquele período de três anos.

Na história, Han Solo entra numa corrida de naves chamada de Dragon Void Run (Corrida do Vazio do Dragão, numa tradução literal). A corrida é famosa por seus participantes e dificuldade – exatamente o tipo de desafio que Han sonhava em enfrentar. Sua entrada não é apenas pela glória e diversão da corrida, entretanto, já que ele também está numa missão para a Aliança Rebelde, esperando resgatar informantes e espiões que foram pegos em problemas.

TCompany

Star Wars Battlefront: Companhia do Crepúsculo é baseado no jogo e foi lançado em 3 de Novembro de 2015 pela Del Rey Books. Escrito por Alexander Freed (escritor da série Star Wars: The Old Republic da Dark Horse Comics e ex-escritor para a desenvolvedora de Mass Effect, BioWare). A história se passa entre Herdeiro dos Jedi e Império Contra-Ataca e é sobre a luta entre uma altamente treinada elite de Stormtroopers e Forças Rebeldes nas trincheiras de mundos como Sullust, Coyerti, Haidoral Prime e outros ainda desconhecidos. O livro foi lançado aqui no Brasil pela Editora Aleph.

Saiba mais.

Star Wars: The Last Jedi – Storms of Crait é uma história em quadrinhos especial de apenas uma edição que irá mostrar Luke e Leia numa aventura que os levará ao planeta Crait, apresentado em Os Últimos Jedi.


De volta à Trilogia Clássica

Ep5

O Império Contra-Ataca, que se passa 3 anos depois de Uma Nova Esperança, pode ser chamado da história divisora de águas no Universo Star Wars. A coisa mais importante para se tirar deste filme é que Luke Skywalker está em seu caminho para se tornar um Cavaleiro Jedi e agora ele sabe quem é seu pai e em que ele se transformou. A abertura deste filme também estabelece que a destruição da Estrela da Morte não foi um golpe tão duro para o Império apesar de tudo, uma vez que ele esmaga o último posto avançado da Aliança Rebelde.


Mais histórias de interlúdio!

MT

Alvo em movimento: Uma aventura da Princesa Leia, que se passa entre O Império Contra-Ataca (Episódio V) e O Retorno de Jedi (Episódio VI), mostra Leia liderando um grupo de rebeldes numa missão contra o maligno Império Galáctico. Passando por três planetas diferentes, ela precisa distrair as tropas imperiais enquanto a Aliança Rebelde organiza um ataque à nova Estrela da Morte. Mas leia com atenção! Há pistas escondidas nas páginas dos livros, que vão lhe dar dicas preciosas sobre o episódio VII, O Despertar da Força!


Ep6

O Retorno de Jedi se passa 1 ano depois do Episódio V, nos mostrando o fim do Império e do reinado dos Sith. Luke finalmente confronta seu pai e ao fazer isso, desperta o que restou de Anakin Skywalker. Anakin cumpre a profecia de destruir os Sith, matando seu mestre Darth Sidious e restaurando o balanço da Força. Luke descobre que ele não é o único Skywalker vivo, Leia é sua irmã. A trilogia original chega ao fim com Luke observando a pira funerária de seu pai. Nos últimos segundos do filme, nós vemos o fantasma da Força de Anakin Skywalker, se juntando aos de Yoda e Obi-Wan Kenobi, deixando-nos sabendo que o falecido Jedi tinha se tornando um com a força.

SE

A contribuição da Marvel será com a série em quadrinhos Shattered Empire (Império Despedaçado) que mostra o que aconteceu com nossos heróis após a vitória em Endor. A série começa no meio da Batalha de Endor e revela os pais de Poe Dameron, o personagem de O Despertar da Força.

Star Wars: Battlefront II possuirá um modo campanha centrado no Inferno Squadron, que é comandado por Iden Versio. A história – cânon – irá começar durante a Batalha de Endor, quando a Estrela da Morte é destruída, e seguirá por diversos anos até os acontecimentos de O Despertar da Força.

Uprising

Star Wars: Uprising – um jogo móvel, que se passa pouco tempo depois dos eventos de Star Wars Episódio VI: Retorno de Jedi, lida com o resultado da Batalha de Endor. Este é o nosso primeiro olhar canônico na situação da galáxia após a morte do Imperador. O jogo tem lugar no setor Anoat, casa de Hoth e Bespin, e nos introduz a novos personagens e novos lugares. Leia nosso review.


E agora?

Aftermath

Marcas da Guerra é o 1º livro do cânone oficial a mostrar o que acontece depois do clássico Episódio VI: O Retorno de Jedi, dando pistas sobre o que podemos esperar da nova trilogia que se inicia com o O Despertar da Força.  Nesse novo panorama galáctico, descobrimos que a guerra ainda não chegou ao fim… e que as marcas deixadas por ela ainda serão sentidas por muitos e muitos anos. Capitão Wedge Antilles, almirante Ackbar, almirante Sloane, o garoto Temmin “Snap” e a mãe, Norra Wexley, a caçadora de recompensas Jas Emari, o antigo agente imperial Sinjir: novos personagens e velhos conhecidos dos amantes da saga, que sempre estiveram envolvidos na luta, agora devem escolher o lado a que deverão jurar lealdade.

Marcas da Guerra: Dívida de Honra, o segundo livro da trilogia, começa pouco tempo depois do primeiro e traz uma narrativa mais abrangente, trazendo personagens clássicos, como Leia e Han para a história principal. O contrabandista é dado como perdido após procurar Chewbacca, que havia sido capturado em uma tentativa fracassada da dupla de libertar Kashyyyk. Enquanto isso, o grupo de Rebeldes da nave Halo, comandados por Norra Wexley, são obrigados a parar de procurar a Almirante Rae Sloane para encontrar Han e Chewie.

Aftermath III

Marcas da Guerra: O Fim do Império, o último livro da trilogia mostrará os últimos momentos do Império. Lançado no início de 2017, o livro aborda a Batalha de Jakku, a última da Guerra Civil Galáctica, e mostra quais as consequências para a galáxia.

LS

Um dos livros mais aclamados desse novo Universo Expandido, Estrelas Perdidas conta a história de dois amigos que se conhecem desde criança, mas se separam quando resolvem viver em lados opostos da Guerra. Enquanto a moça – Ciena Ree – vira piloto no Império, o rapaz Thane Kyrell se junta à Rebelião. O livro passa por vários momentos da trilogia clássica, até terminar na Batalha de Jakku.

 

The Legends of Luke Skywalker é outro livro do selo Jornada a Star Wars: Os Últimos Jedi e é escrito por Ken Liu. O livro se passa em vários períodos e mostra pessoas compartilhando histórias sobre seus encontros com Luke Skywalker.

Bloodline

A autora Claudia Gray retorna ao universo Star Wars, após o sucesso Lost Stars. Legado de Sangue possui como tema principal a família e é focada em Leia, em como a vitória da Aliança Rebelde mudou sua vida e os momentos importantes que definiram quem é ela em Episódio VII. O livro foi lançado pela Aleph em outubro.

 

Depois de ser pouco aproveitada em O Despertar da Força, a Capitã Phasma ganhará seu próprio livro para demonstrar todo o seu potencial. Dellilah S. Downson retorna ao universo Star Wars após The Perfect Weapon par assinar o livro de Phasma, que foi lançado em setembro de 2017. Saiba mais sobre a história.

Antes do Despertar

Before the Awakening

Parte da Viagem a Star Wars: O Despertar da Força, Antes do Despertar é um livro de antologia que foca nas vidas de Rey, Finn e Poe antes dos eventos de Star Wars: O Despertar da Força.

C3PO

Star Wars Special: C-3PO mostra como C-3PO ganhou seu novo braço vermelho. A HQ foi adiada várias vezes até ser lançada em 2016. Saiba mais.

Star Wars Poe Dameron

A série em quadrinhos Star Wars: Poe Dameron, focada no Poe, se aprofunda em seu papel como o líder do esquadrão de X-Wings com uma missão importante. Mas a Primeira Ordem também tem um objetivo de encontrar Luke, e um novo vilão da organização é apresentado como principal inimigo de Poe. Saiba mais.

A Nova Trilogia

Ep7

Star Wars: O Despertar da Força foi lançado em dezembro de 2015, e destruiu as bilheterias mundo afora. O filme apresenta três novos protagonistas, Rey, Finn e Poe, que estão à procura de Luke Skywalker, o maior guerreiro da Galáxia. O filme conta com o retorno de muitos atores e personagens clássicos, como Harrison Ford na pele de Han Solo; Carrie Fisher, como a agora General Leia; Mark Hamill, o eterno Luke Skywalker; entre outros. Confira nossa resenha.

Escrita por Kelly Thompson e desenhada por Marco Cheechetto, a HQ será lançada no segundo semestre de 2017 e faz parte da “Jornada a Star Wars: Os Últimos Jedi”.

Star Wars: Os Últimos Jedi é dirigido por Rian Johnson, e contará com o retorno do elenco de O Despertar da Força, além de rostos novos, como Benício Del Toro e Laura Dern. O filme chegará aos cinemas no dia 15 de Dezembro de 2017. É a última participação de Carrie Fisher nos filmes da saga. O primeiro teaser do filme foi lançado durante a Celebration, em abril. Assista aqui.

Já o Episódio IX chegará aos cinemas em 2019. Inicialmente, o filme seria dirigido por Colin Trevorrow, com um roteiro dele e de Derek Conolly. Porém, mudanças foram feitas e JJ Abrams, que dirigiu O Despertar da Força, assumiu a direção do filme e o roteiro, que será escrito por ele e Chris Terrio (Argo, Batman Vs Superman).

Ainda não há informações sobre o elenco. O filme tinha estreia prevista para Maio de 2019, mas foi adiado para dezembro do mesmo ano.


Então é isso, o post sempre será atualizado na medida em que novos livros, HQs, séries e filmes forem anunciados! E aí, conseguiu entender os principais elementos do novo cânone?

NOTA: Há várias histórias em formato de novelizações júnior, livros infantis, de livros de colorir e short stories que também são consideradas cânone, mas que não possuem um grande impacto no resto do universo Star Wars. 

Texto adaptado de Star Wars News Net.