CânonCanoniza, Disney!CuriosidadesDisneyRebels

Canoniza, Disney! | O retorno de Thrawn, o estrategista

Sejam bem-vindos à nossa nova série aqui na Sociedade Jedi. Como o nome sugere, estaremos trazendo informações sobre o cânon, mas não são quaisquer informações, são os elementos que faziam parte do cânon de Star Wars – ou o que achávamos que era cânon – até a compra da Disney e que foram recanonizados nos últimos anos.

Antes de falarmos sobre Thrawn, que carinhosamente escolhemos para ser o protagonista do nosso post piloto, vamos fazer uma retrospectiva dos fatos envolvendo o cânon de Star Wars.

O dia 25 de abril de 2014 foi um dia chocante para todos os fãs da saga. Através do site oficial, a Lucasfilm ditou: “Os Episódios VII-IX não contarão histórias que vimos no Universo Expandido pós-Retorno de Jedi.” Basicamente, eles anunciaram que o antigo UE se tornara Legends, e que novas histórias seriam contadas.

Nós, fãs, não ficamos muito felizes… na verdade, nem um pouco, afinal, excelentes histórias como a Trilogia de Thrawn, Kotor, Dark Times, seriam ignoradas pelos filmes e séries que estariam por vir. Entretanto, grande parte do fandom se acostumou com essa mudança, na medida em que novas histórias incríveis eram sendo contadas.

Além disso, algo que os fãs sempre esperavam era o retorno de algumas coisas ao cânon, uma vez que a própria Lucasfilm disse, no mesmo comunicado, que aquelas histórias serviriam como inspiração e que alguns elementos poderiam ser incorporados nas novas histórias.

Ao longo desse período de quase dois anos em que a Marvel está publicando novos quadrinhos de Star Wars, diversos personagens, lugares, e acontecimentos foram trazidos de volta ao grande esquema da saga, e traremos eles nas próximas semanas.

O ápice veio esse ano, na Star Wars Celebration, onde, o painel de Rebels, foi revelado que o Grão Almirante Thrawn está de volta e ainda ganharia um livro escrito por seu criador, Timothy Zhan. A primeira aparição do vilão nesse vasto universo foi em Herdeiro do Império e nos mostrou um militar que assumiu o comando do que restou do Império, um gênio frio, tático, e bastante inteligente, que fez a vida dos heróis muito difícil.

Herdeiro foi o primeiro livro da clássica Trilogia de Thrawn, recentemente relançada pela Editora Aleph aqui no Brasil.

Desde o lançamento original, em 1991, uma legião de fãs foi conquistada e veio à loucura com a confirmação do retorno do personagem ao novo cânon.

Agora, o personagem será interpretado por Lars Mikkelsen, irmão de Mads (Galen Erso, de Rogue One). Além disso, como dito acima, teremos um novo livro, Thrawn. Em entrevista, Zhan revelou que estaria incluindo algumas pequenas referências às histórias Legends que incluíram Thrawn, mas nada muito óbvio.

O membro da espécie Chiss (que também foi canonizada) já dá suas caras no segundo episódio da terceira temporada de Rebels e é a solução encontrada por Tarkin e a Governadora Pryce para derrotar os Rebeldes de uma vez por todas.

Reconhecido como um brilhante estrategista, em algum momento de sua carreira liderou as forças imperiais em sua batalha contra o movimento pela Libertação de Ryloth, liderado pelo Twi’lek Cham Syndulla. Thrawn acreditava que, para derrotar seu inimigo, você deve entender suas táticas de batalha, história, cultura e arte, pois assim os movimentos de seu oponente seriam previsíveis.

Só nos resta agora aguardar para assistir ao retorno triunfal do personagem. A terceira temporada de Star Wars Rebels deve estrear no último trimestre do ano, provavelmente entre setembro e outubro.

Bom, encerramos nosso primeiro “episódio” dessa nova série semanal do site. Por ser o personagem mais conhecido do antigo UE, Thrawn foi o escolhido para estrear a “Canoniza, Disney!”, e nas próximas semanas vocês verão outros personagens e acontecimentos.

Paulo Rabelo

Aracajuano, fã de Star Wars desde quando assistia The Clone Wars na Globo. Um dos fundadores da Sociedade Jedi, trago notícias, curiosidades e resenhas sobre a nossa amada saga.