ArtigosCânonCelebrationLivros

Rebels | Entenda a canonização de Grão Almirante Thrawn!

No início do ano, trouxemos um rumor de que o velho conhecido pelos fãs, o Grão Almirante Thrawn, estaria retornando para o universo de Star Wars através da série animada Rebels. E hoje, na Star Wars Celebration, fomos agraciados com a confirmação de que o personagem realmente está de volta.

Para quem não se lembra, Thrawn é um alienígena azul, especificamente da espécie Chiss, e era um gênio tático e estratégico do Império. Ele foi apresentado na clássica série de livros escrita por Timothy Zhan, conhecida como A Trilogia de Thrawn.

Entretanto, esse anúncio trouxe dúvidas (entendíveis) para muitos fãs. Afinal, apenas o personagem foi canonizado? Os livros da trilogia escrita por Timothy Zhan também voltarão ao cânone? Sim, e não. Apenas o personagem Thrawn foi canonizado; os livros da Trilogia Thrawn permanecem com o selo Legends.

Porém, se já havia um pouco de confusão, ela aumentou ainda mais com o anúncio de Star Wars: Thrawn, livro escrito pelo próprio Timothy Zhan e que será lançado nos Estados Unidos em abril do ano que vem.

Então, muito provavelmente veremos pequenos detalhes da trilogia Thrawn trazidas ao cânon de Star Wars. Um detalhe que dá suporte a essa teoria é o fato de James Luceno, autor de Darth Plagueis, ter trazidos detalhes do livro Legends para Tarkin, um dos primeiros livros do cânon; um desses detalhes é o droid 11-4D, que pertencia ao Lorde Sith Plagueis, e depois a Palpatine.

Sendo assim, acalmem-se! O personagem Thrawn está de volta a Star Wars, mas os livros da trilogia da década de 90 continuam Legends. Tanto que os infames Ysalamiri, criaturas que lembram lagartos e que costumam ficar perto de Thrawn, não foram trazidos ao cânon (ainda bem).

Resta agora esperarmos pela estreia da terceira temporada de Rebels. Até lá, ficamos com o trailer apresentado na Celebration:

Paulo Rabelo

Aracajuano, fã de Star Wars desde quando assistia The Clone Wars na Globo. Um dos fundadores da Sociedade Jedi, trago notícias, curiosidades e resenhas sobre a nossa amada saga.