CânonMarvelQuadrinhosResenha | QuadrinhosResenhas

Resenha – Star Wars: Princess Leia

RESENHA PL

Desde que a Disney adquiriu a Lucasfilm muitas mudanças foram feitas e uma delas, talvez a mais drástica, foi a extinção do “Universo Expandido”, transformando as histórias existentes em lendas (selo Legends) e a promessa de um novo universo expandido, adicionando fatos a linha do tempo da cronologia de Star Wars. Pois bem, a hora chegou e começamos a ter desenhados os primeiros contornos do que aconteceu além da história dos filmes.

Na linha das histórias em quadrinhos, publicadas pela Marvel (que também faz parte da Disney) temos a primeira minissérie, Princesa Leia, que em 5 volumes conta o que ocorre exatamente assim que se encerra Uma Nova Esperança, como se fosse uma extensão do filme.

O enredo, como se espera, segue Leia que após a entrega de medalhas presta uma homenagem aos Alderaanianos mortos pela estação bélica do Império. A partir disso a princesa foge sozinha com Artoo e Evaan – uma piloto rebelde que era de Alderaan também – para seguir em uma missão de resgate pela galáxia atrás dos sobreviventes do planeta destruído.

Apesar de uma minissérie curta, o andamento da história não chega a empolgar, mostrando uma história mais diplomática do que aventureira. As conversas entre Leia e Evaan nos apresentam alguns fatos sobre a infância e adolecência de Leia em Alderaan com seu pai Bail Organa, mas nada muito relevante além do amor e carinho que a jovem princesa recebeu. Outro ponto que precisa ser comentado aqui são as soluções dadas para as situações abordadas, onde somos apresentados a problemas bem elaborados mas soluções muito óbvias e rasas. Talvez pela limitação dada aos roteiristas em ficarem presos a 5 volumes apenas, quando a história parece engrenar acaba o volume e o próximo já começa num ritmo mais lento.

Lá pela metade da história novos personagens são introduzidos mas não existe desenvolvimento de nenhum deles, exceto por duas garotas que se envolvem em uma trama de traição em família (se não fosse algo em família – mesmo não sendo a Skywalker – não seria Star Wars) que introduzem o Império à história para ao fim termos um desfecho com a boa e velha vitória dos rebeldes.

De uma forma geral, Princesa Leia é uma HQ que pode interessar fãs de Star Wars que estiverem sem nada para ler da saga. Uma história com uma premissa boa, mas que não empolga. A arte é bonita, mas se compararmos com as outras HQs que estão sendo publicadas atualmente (Star Wars e Darth Vader), poderiam ter traços que mostrassem Leia mais similar a intérprete no cinema. Após a leitura ficamos com uma sensação de que Princesa Leia foi um primeiro passo da Disney em sua nova empreitada e peca em não tentar arriscar com eventos mais desafiadores.

E após o término de Princesa Leia começou no último dia 08 de Julho a nova minissérie, Lando! E vocês, já leram a história? Curtiram a minissérie? Não deixe de comentar.