Episódio IV - Uma Nova EsperançaFilmesTrilogia Clássica

Ensaio em vídeo detalha a versão “perdida” de Uma Nova Esperança

George Lucas mudou a produção de filmes para sempre com o Star Wars original, como todos sabemos. No entanto, as versões de montagem do filme foram praticamente um desastre. Os primeiros cortes exibidos para os amigos cineastas de Lucas fizeram com que eles dissessem ao jovem cineasta “melhor sorte da próxima vez”. O filme foi salvo por uma equipe de edição composta por Richard Chew, Paul Hirsch e Marcia Lucas, então esposa de George. No entanto, esse “corte perdido” inicial de Star Wars continua sendo uma obsessão dos fãs.

Como este ensaio em vídeo do YouTuber Film Spaced (via Boing Boing) explica, há muito mais nesta versão perdida de Star Wars do que a maioria dos fãs sabe. Algumas coisas cortadas do filme finalmente encontraram seu caminho de volta, graças à versão da edição especial de 1997. Cenas como o confronto de Jabba the Hutt e Han, e o reencontro de Luke com seu amigo Biggs. No entanto, muito mais nunca o fez. Você pode assistir ao vídeo completo explicando a versão perdida de Uma Nova Esperança aqui:

Além das omissões que a maioria dos fãs conhece, este corte (que não está perdido na verdade, apenas trancado nos arquivos da Lucasfilm) tem toneladas de outros pequenos cortes aqui e ali. As reações dos personagens que apenas desaceleram o filme, ou simplesmente não colam, eventualmente foram embora. Os editores Chew, Hirsch e Marcia Lucas foram sábios ao reduzir o filme para um ritmo muito mais rápido. Eles removeram o “passeio e conversas” desnecessários entre Vader e imperiais aleatórios. Também cenas como tia Beru pegando um pouco de leite azul em um distribuidor. (Bem, presumimos que seja azul, uma vez que esta filmagem é em preto e branco).

The Lost Cut também tem um ataque rebelde muito mais longo contra a Estrela da Morte. Não tem a ameaça adicional de a estação de batalha planejando destruir a base Yavin IV, algo editado posteriormente. Esta é talvez a maior jogada genial dos editores e altera totalmente o tom de todo o final. Seria definitivamente fascinante ver a versão perdida para fins acadêmicos. Um fascinante “e se?” de um dos filmes mais importantes de todos os tempos. Mas, como este vídeo ilustra, o corte que recebemos em 1977 foi muito superior.