Episódio IX - A Ascensão SkywalkerLordes Sith

Tor Valum, o Sith que seria o grande vilão do Episódio 9

Antes de JJ Abrams assumir o roteiro e direção do Episódio IX, o responsável pelo filme era Colin Trevorrow (Jurassic World). Na versão do filme de Colin, dentre outras coisas, o vilão era diferente. Que tal conhecer, então, Tor Valum, o Sith que seria o grande vilão do Episódio 9?

Descrito como um alien de aparência lovecraftiana com uma pele coriácea e esticada, Tor Valum era um Lorde Sombrio dos Sith. O roteiro do filme especificava que ele tinha 7 mil anos durante os eventos do filme. Um dia, Tor Valum foi o mestre de Darth Plagueis, o lendário Mestre Sith. O poder de controlar as midi-chlorians para prevenir as pessoas de morrerem provavelmente foi passado de Valum para Plagueis.

Kylo Ren encontra um Templo Sith em arte conceitual de Duel of the Fates

Nos dias que antecederam a Batalha de Endor, Darth Sidious gravou um holocron Sith para Darth Vader, ordenando que este levasse Luke para o sistema Remnicore caso ele tivesse o matado, para que Tor Valum treinasse o jovem nos caminhos do lado sombrio da Força para conquistar o poder inexplorado de Mortis, um reino etéreo dentro da Força que supostamente era um mito. Porém, o plano de Sidious falhou, visto que Vader se redimiu e o matou para salvar seu filho antes de morrer, completando seu destino como o Escolhido e trazendo o equilíbrio para a Força.

Semelhanças com A Ascensão Skywalker

Tor Valum em arte conceitual de Duel of the Fates

Décadas depois, durante a Guerra da Primeira Ordem e Resistência, Kylo Ren acharia o holocron Sith em Mustafar. Após a mensagem ser reproduzida, o holocron explode com relâmpagos vermelhos no rosto de Ren. Isso aconteceria porque o holocron o escaneou e notou que ele não era Darth Vader. Por isso, Ren faria uma nova máscara de ferro, que lembrava a do seu avô.

Ansioso para achar Tor Valum, Kylo Ren viaja para Remnicore e encontra uma fortaleza militar de pedra consumida pelo tempo, onde ele encontra Valum no pátio. Valum oferece ao guerreiro do lado sombrio a chance de se tornar seu novo mestre para que Kylo encontre Mortis e liberte seu poder para si próprio. Valum finaliza o treinamento de Kylo o ensinando como drenar a Força viva de um animal. Desejando mais, Kylo entra em uma caverna gelada após Valum dizer que há vingança lá dentro. Kylo Ren enfrenta uma visão da Força de Darth Vader, mas é derrotado em combate.

Kylo Ren enfrenta seu avô

Furioso, Kylo Ren pergunta a Tor Valum a localização de Mortis após deixar a caverna, mas Valum se recusa a contá-lo, por considerá-lo indigno de seu poder por sua falha na caverna. Então, Kylo usa a força para segurar Valum e extrair a localização de sua mente, enquanto Valum implora que o liberte. Numa última tentativa de se salvar, ele tenta dizer a Kylo que deu tudo a ele, algo que Kylo concorda antes de drenar toda a sua Força Viva, matando Valum. Entretanto, o treinamento de Valum foi em vão, já que Kylo foi renegado como Skywalker e acabou sendo derrotado de uma vez por todas por Rey Solana em Mortis.

Rey Solana enfrenta Kylo Ren em Mortis

O que houve com essa versão?

Kylo Ren confronta Darth Sidious

Colin Trevorrow entregou o seu roteiro de Duel of the Fates (Duelo dos Destinos) para a Lucasfilm em Dezembro de 2016. Infelizmente, a morte de Carrie Fisher alterou os planos e Colin reescreveu roteiro que havia escrito com Derek Connolly. Além disos, ele também chamou o roteirista Jack Thorne para ajudá-lo. Porém, Kathleen Kennedy eventualmente decidiu que Trevorrow não era a opção certa para o trabalho e o demitiu antes de recontratar JJ Abrams. A versão final não manteu Tor Valum, mas alguns elementos permaneceram. JJ Abrams optou por trazer Palpatine de volta como o principal vilão e o ligar às origens de Rey.

É importante pontuar que caso essa versão fosse mantida, ela entraria em contradição com o cânone, especialmente com a Regra de Dois. De acordo com ela, apenas dois Lordes Sith podem existir ao mesmo tempo: um mestre e um aprendiz. Ou seja, isso significaria que Darth Plagueis não matou seu mestre ao tomar Sidious como aprendiz. Vale citar, também, que Tor Valum não faz parte do cânone – a Lucasfilm trouxe Darth Tenebrous de volta ao cânone como mestre de Darth Plagueis.

Fonte: Unpublished Villains Wiki

Paulo Rabelo

Aracajuano, fã de Star Wars desde quando assistia The Clone Wars na Globo. Um dos fundadores da Sociedade Jedi, trago notícias, curiosidades e resenhas sobre a nossa amada saga.