Episódio VIII - Os Últimos JediFilmesNova TrilogiaO Livro de Boba Fett

O Luke Skywalker de ‘Os Últimos Jedi’ foi ideia de George Lucas

O sabre ou a malha mandaloriana? Eis a dúvida que esperamos por respostas no episódio final de O Livro de Boba Fett, que chega nesta quarta-feira, dia 09/02, no Disney+. Parte do fandom aposta suas fichas na malha por respeito a continuidade do cânone, uma vez que Ben Solo (Adam Driver) foi o primeiro aluno de Luke Skywalker (Mark Hamill). Por outro lado, existe o grupo de fãs que mantém expectativas para que Grogu escolha o caminho Jedi, mesmo que isso signifique em um retcon no cânone de Star Wars.

Em meio às alegações dos fãs, apareceram comparações do Luke Skywalker visto em O Livro de Boba Fett e no episódio final da 2ª temporada de The Mandalorian com o que vimos em Os Últimos Jedi. Mas, você sabia que aquele Luke de Episódio VIII foi na verdade ideia de George Lucas?

Em entrevista oferecida à Deadline, Dave Filoni, criador das séries animadas The Clone Wars e Rebels, cocriador de The Mandalorian e também produtor executivo de O Livro de Boba Fett, fala da sua proximidade com George Lucas e no que ele lhe contou a respeito do final das prequels. De acordo com Filoni, Lucas já tinha em mente que a Ordem 66 e o terrível destino dos Jedi já era certo há muito tempo.

Sempre tive em mente um final que de alguma forma envolvesse Vader. Achei muito atraente e as imagens do sabre de luz e ele segurando-o; que tanto falou. Também falou de algo que discuti com George (Lucas) ao longo dos anos, até as consequências das Guerras Clônicas. A razão pela qual nunca vimos muitos Jedi lutando contra o império é o fato de que muitos deles sentiram que falharam em seu objetivo de proteger a República, e todos foram enganados. E assim muitos deles perceberam que lutar uma guerra talvez não seja o melhor caminho e criaram violência. Eles baixaram seus sabres, tentaram encontrar caminhos diferentes para ajudar as pessoas do que talvez, você sabe, serem violentos, e então há uma velha ideia aí.

Dave Filoni quando perguntado a respeito do final de The Clone Wars

George Lucas narrou uma história de como os Jedi se desviaram de seu caminho ao lutarem na guerra de Palpatine. Da mesma maneira, Luke Skywalker falhou ao tentar restaurar a Ordem Jedi, dando origem a um novo regime autoritário sob o comando de seu maior aprendiz e também sobrinho, tornando-se em um velho amargo e arrependido com erros do passado, como vimos em Episódio VIII. A razão pela qual Luke virou as costas para a galáxia e os Jedi foi porque, como nas prequels, ele sentiu que não valia a pena salvar a instituição.

As informações dadas por Filoni nos dão uma pista de que Lucas realmente queria que Luke fosse assim. Mas, podemos confirmá-las graças ao livro The Art of Star Wars: The Last Jedi, de Phil Szostak. Na ideia original, Luke está em um planeta distante trinta anos após a queda do Império. Uma nova esperança chamada Kira (renomeada “Rey”) encontra o antigo Mestre Jedi e eles começam seu treinamento. Teríamos visto Luke lutando com seu fracasso em impedir o Assassino Jedi (renomeado “Kylo Ren”) de destruir sua Academia Jedi.

Em Episódio VIII, vemos Luke finalmente reconhecendo seus erros com a ajuda de Rey e de Yoda, que aparece como um espectro da Força. Em vez de reconstruir a Ordem Jedi, Luke confia a verdadeira última Jedi, Rey, para fazer diferente.