Artigos

Artigo | O Chi e a Força

Esses dois conceitos de Forças que regem o Universo são semelhantes, um vem da filosofia Chinesa, o outro da ficção científica.

O Qi tem sido traduzido de várias maneiras como energia, força material, eter, matéria, matéria-energia, força vital, força da vida, poder da vida. A razão da dificuldade em traduzir a palavra Qi corretamente consiste em sua natureza fluida, pela qual o Qi pode assumir manifestações diferentes e ser diferentes coisas nas mais diferentes situações.

O Chi é um conceito de uma energia que rege o Universo, a Força tem o mesmo conceito. A Força tem dois aspectos: a Força Viva, que é a energia de todos os seres vivos, e a Força Cósmica, que mantém a galáxia unida e se comunica aos indivíduos através dos midi-chlorians.

A Força é dita por Obi Wan Kenobi como “um campo de energia criado por todas as coisas vivas: ela nos cerca, nos penetra; mantém a galáxia unida”

No inicio só existia vazio, segundo o Taoismo. O termo vazio é uma maneira simples de explicar. Na verdade, o que existia era a harmonia perfeita. Não havia bipolaridade energética, forma ou pensamento. Havia só o Chi, essência de todas as coisas, ou seja, o mundo Wu Chi. (perfeita harmonia)

Mas por uma razão desconhecida, o Wu Chi, que pode ser representado pelo vazio, sofreu uma implosão(curto-circuito), o que gerou a bipolaridade energética chamada de yin e yang.

Os orientais acreditam que o Chi pode ser manipulado pelo uso de alguns movimentos(kung fu, Tai Chi Chuan, Chi Kung, etc) e meditação (Yoga). Em Star Wars temos como exemplo os jedi e os Sith como manipuladores da Força.

Fonte: Fundamentos da Medicina Chinesa, Giovanni Maciocia, 1989.