Quais filmes de Star Wars estão em desenvolvimento?
Desde a aquisição da Lucasfilm pela Disney em 2012, diversos filmes de Star Wars têm estado em algum tipo de desenvolvimento. Alguns deles já não existem mais, como o filme de Boba Fett (este que seria o terceiro spin-off) e a trilogia dos criadores de Game of Thrones. Alguns nem chegaram a ir a frente, como o filme de Jabba proposto por Guillermo del Toro.
Então veja abaixo os filmes de Star Wars que estão em algum estágio de desenvolvimento:
A Nova Ordem Jedi
Situado 15 anos após os eventos de A Ascensão Skywalker, o filme trará Rey como protagonista. O filme irá abordar a questão se a “Galáxia realmente precisa dos Jedi?”. Até agora, o elenco conta apenas com Daisy Ridley e futuros anúncios só podem acontecer após o fim da greve de atores de Hollywood.
Sharmeen Obaid-Chinoy assinou em Outubro do ano passado. A primeira versão do roteiro teve assinatura de Damen Lindelof e Justin Britt-Gibson. Segundo rumores, esta versão levava a história diversas décadas para o futuro e traria uma Rey já idosa. A Lucasfilm decidiu não seguir adiante com essa história e contratou Steven Knight (Peaky Blinders) para escrever o filme. Esta versão seria entregue em Maio, mas a greve dos roteiristas mudou os planos. Agora, espera-se que Knight entregue uma versão até o fim de novembro.
O filme deve chegar aos cinemas em Maio de 2026, e as filmagens estavam previstas para abril de 2024, mas devem sofrer um adiamento por conta das greves.
Thrawn vs Nova República
Anunciado na Star Wars Celebration, o filme irá finalizar a saga do Mandoverso. Com o retorno de Thrawn como herdeiro do Império em Ahsoka, um embate entre os Remanescentes Imperiais e a Nova República é iminente. Há rumores de uma segunda temporada de Ahsoka, então a greve pode não ter afetado o filme.
Dave Filoni assina o roteiro e direção do filme. Jon Favreau retorna como produtor. A dupla afirmou que personagens Legends podem aparecer no filme. “Quando eu era mais novo, nós não tínhamos filmes, mas tínhamos quadrinhos, livros, coisas que agora são consideradas universo expandido ou Legends”, Favraeu disse. “Claramente, decisões precisam ser feitas para que tudo se encaixe. Mas para nós, eu acredito que estamos em acordo que os personagens – tão especiais quanto sejam – a história tem que guiar quais personagens são necessários.”
A Origem dos Jedi
O terceiro filme anunciado na Star Wars Celerbation, o filme sobre a Origem dos Jedi terá roteiro e direção de James Mangold. O cineasta revelou que devia começar a escrever o filme antes de Monstro do Pântano, filme da DC que também terá direção e roteiro dele.
Inicialmente, o projeto sobre a origem dos Jedi estava sob desenvolvimento dos criadores de Game of Thrones, David Benioff e D.B. Weiss, antes deles deixarem a franquia para assinar um acordo com a Netflix.
Lando
Em dezembro de 2020, a Lucasfilm anunciou uma série sobre Lando Calrissian. Porém, poucas notícias surgiram após o anúncio, levando a bastante especulações sobre a situação da série. Esse ano, porém, foi anunciado que os irmãos Donald e Stephen Glover assumiram o roteiro e agora o projeto será um filme.
Filme de Taika Waititi
Mais um projeto cujo anúncio aconteceu em 2020. O anúncio trazia uma colaboração de Taika Waititi e Krysty Wilson-Cairns no roteiro do filme, com direção de Taika. Em abril, Kathleen Kennedy comentou sobre o projeto. “Taika ainda está trabalhando”, ela disse ao Variety. “Ele mesmo está escrevendo o roteiro. Taika não quer trazer outras pessoas para esse processo e eu não o culpo. Ele tem uma voz muito, muito única. Então nós queremos proteger isso e é o que estamos fazendo. Mas ainda iremos fazer ele um dia”, completou.
Filme de Shawn Levy
O diretor do vindouro Deadpool 3 e de diversos episódios de Stranger Things revelou recentemente que o filme dele ainda está de pé. Essa semana, o diretor comentou novamente sobre o projeto. “Quando a Kathleen Kennedy me abordou para fazer um filme de Star Wars, seu pedido foi: ‘Eu quero um filme de Shawn Levy. Eu quero uma história e um tom que reflete você e o que você traz para os filmes – com uma história de Star Wars'”, Levy disse à Variety. “Eu me senti bastante empoderado. Estamos ainda no início, infelizmente, porque o processo de desenvolvimento foi abruptamente pausado [pela greve dos roteiristas], mas me senti encorajado para confiar nos meus instintos para desenvolver essa história e filme.”
Rogue Squadron
O anúncio de Rogue Squadron aconteceu em dezembro de 2020. Patty Jenkins, diretora de Mulher Maravilha assinaria a direção do filme, que tinha da de lançamento para 22 de Dezembro de 2023. O comunicado oficial dizia que o filme “apresentaria uma nova geração de pilotos em uma aventura emocionante que levaria a saga para uma era futura da galáxia”. Segundo Jenkins, o filme seria uma história original com “grande influência dos jogos e livros”. Um roteiro estava sendo trabalhado na época e Matthew Robinson assinou para reescrever em Maio de 2021. No mês seguinte, Jenkins revelou que o filme estava quase pronto.
Em Maio de 2022, entretanto, Kathleen Kennedy anunciou que o filme havia sido “deixado de lado por um momento”. Ainda havia trabalho para fazer no roteiro e a expectativa era do filme de Taika Waititi chegar antes. Já em Setembro de 2022, a Disney retirou o filme de seu calendário.
Em Abril de 2023, porém, Kathleen disse que o projeto ainda podia acontecer, seja como filme ou série de televisão.
Trilogia de Rian Johnson
Anunciada em 2017, a trilogia de Rian Johnson, diretor de Os Últimos Jedi foi uma fonte de especulações por anos. Apesar de rumores falsos, a trilogia nunca foi cancelada. Após seu trabalho no Episódio VIII, Rian voltou seus esforços para sua trilogia de filmes do detetive Benoit Blanc.
A franquia original Entre Facas e Segredos foi um sucesso de público e crítica – o primeiro filme teve uma indicação ao Oscar de melhor roteiro original. Em abril deste ano, Kathleen Kennedy revelou que Rian deve retornar a Star Wars após o lançamento do terceiro filme de sua franquia.
A Droid Story
Uma história estranha, o filme foi também anunciado em dezembro de 2020. A história traria C-3PO e R2-D2 em uma aventura com um novo herói e seria lançado diretamente para o Disney+. O filme seria uma colaboração entre a Lucasfilm Animation e a ILM e teria uma animação fotorealista.
Desde então, nenhuma nova notícia a respeito do projeto foi dada.
Filmes que não seguiram adiante
Alguns filmes, diferente de alguns que estão apenas a espera de desenvolvimento, já não vão mais seguir adiante e alguns se tornaram outros projetos.
Filme de Jabba
Em 2017, surgiram rumores de que um filme sobre Jabba The Hutt estava em desenvolvimento. No último mês, Guillermo del Toro comentou que realmente tentou levar adiante o filme. Ele teria roteiro de David S. Goyer e teria Alden Ehrenreich reprisando seu papel como Han Solo. Entretanto, devido ao péssimo desempenho de Solo na bilheteria, a Lucasfilm decidiu cancelar o filme.
Cavaleiros da Velha República
Um filme sobre Knights of the Old Republic chegou a estar em desenvolvimento nos bastidores. Em abril de 2019, Kathleen Kennedy disse, “Sim, nós estamos desenvolvendo algo para analisar. Hoje, eu não faço ideia para onde as coisas vão andar”. No mês seguinte, foi reportado que Laeta Kalogridis havia sido contratada para escrever um filme baseado no jogo e que ela estava próxima de finalizar o primeiro roteiro de uma potencial trilogia.
Desde então, não há mais notícias sobre o filme.
Filme de Kevin Feige
Em Setembro de 2019, Alan Horn, um dos chefões da Disney, revelou que Kevin Feige, o chefão da Marvel, estava desenvolvendo um filme de Star Wars. Michael Waldron, de Loki e Multiverso da Loucura, assinaria o roteiro. “Obviamente, estou meio ocupado, escrevendo este pequeno filme de Star Wars”, compartilhou Waldron. Chloe Zhao, diretora de Os Eternos, seria a responsável por dirigir o filme.
Porém, em Março deste ano, Kathleen confirmou que o projeto não estava mais em desenvolvimento. “Nada chegou a ser desenvolvido. Não discutimos uma ideia. Se o Feige tivesse pensado em algo, estaria aberta a ouvi-lo. Mas, nunca aconteceu, então não é um projeto abandonado. Apenas nunca aconteceu.”
Filme de Exegol
JD Dillard e Matt Owens, escritor de Luke Cage, estavam envolvidos no desenvolvimento de um filme de Star Wars em Fevereiro 2020. O filme parecia envolver o planeta Sith de Exegol. Porém, em Novembro de 2022, DIllar anunciou que não tinha mais envolvimento no projeto, que teria inspiração no jogo Tie Fighter.
Filme de Boba Fett e Yoda
Com a compra da Lucasfilm em 2012, a Disney anunciou que e seis filmes de Star Wars estavam em desenvolvimento: uma nova trilogia da saga Skywalker e outros três spin-offs: Han Solo, Boba Fett e Yoda. Este último não teve mais nenhuma notícia. Já o filme de Boba Fett teria roteiro de Simon Kinberg e Josh Trank (Poder Sem Limites) dirigiria. Entretanto, em 2015, diversas notícias começaram a aparecer sobre a problemática produção do filme Quarteto Fantástico. Por conta disso, a Lucasfilm decidiu demitir Trank.
Então, James Mangold assinou para dirigir o filme em 2018. Porém, a Lucasfilm decidiu voltar suas atenções para The Mandalorian e decidiu cancelar o filme. Mangold confirmou seu breve envolvimento em 2023, dizendo que escreveu um roteiro para maiores de 18 anos. Ele citou a péssima performance comercial de Solo como a razão para o cancelamento.
Por outro lado, o filme de Boba Fett eventualmente se tornou a série O Livro de Boba Fett, lançada em 2022.
Filme de Obi-Wan Kenobi
Inicialmente, Obi-Wan Kenobi ganharia um filme dirigido pelo cineasta Stephen Daldry. Entretanto, não conseguiram chegar a um consenso a respeito da história e o filme foi cancelado em 2018. Por isso, o projeto se tornou uma série, lançada em 2022 no Disney+.
Esses foram os filmes que tiveram algum tipo de desenvolvimento nesses mais de 10 anos da Era Disney de Star Wars. Vale lembrar que ideias de filmes são discutidas a todo momento nos estúdios e é normal muitos deles nem chegarem a ver a luz do cinema.