DisneyNotícias

O futuro de Star Wars nos cinemas

A última vez em que os fãs de Star Wars assistiram a um filme da franquia nas telonas foi em dezembro de 2019, com o (ainda) controverso Star Wars: The Rise of Skywalker (no Brasil, Star Wars: A Ascensão Skywalker). Antes disso, os lançamentos foram anuais, com as estreias de Solo: A Star Wars Story (Han Solo: Uma História Star Wars) em 2018, Star Wars: The Last Jedi (Star Wars: Os Últimos Jedi) em 2017, Rogue One: A Star Wars Story (Rogue One: Uma História Star Wars) em 2016 e Star Wars: The Force Awakens (Star Wars: O Despertar da Força) em 2015.

Aqueles que acompanham Star Wars há muito, muito tempo talvez tenham sido surpreendidos pela velocidade das produções. Afinal, cinco filmes em cinco anos não é algo que George Lucas tenha feito. Os filmes da trilogia original foram lançados em 1977, 1980 e 1983 e a segunda trilogia veio à público entre 1999 e 2005.

Entre 2005 e 2015 – intervalo entre o último filme da segunda trilogia e o primeiro filme da nova trilogia – dez anos se passaram e, com o tempo, uma nova compreensão dos filmes até então esculhambados pelo público (ou talvez não haja “nova compreensão”, mas sim a apreciação da história da ascensão e da queda de Anakin Skywalker por uma nova geração de fãs).

Menos de quatro anos se passaram desde o lançamento de A Ascensão Skywalker e os fãs (e aparentemente também a Lucasfilm) estão ansiosos pelo retorno de Star Wars aos cinemas. Em dezembro de 2020 Kathleen Kennedy, presidente da Lucasfilm, anunciou que Patty Jenkins (Wonder Woman, Mulher-Maravilha no Brasil) dirigiria o próximo filme de Star Wars, Rogue Squadron. Em setembro de 2022 a Disney retirou o título, até então previsto para dezembro de 2023, da grade de lançamentos. Fontes ligadas à Lucasfilm diziam que o filme não estava mais em desenvolvimento no estúdio e em dezembro Jenkins disse em um comunicado que ainda estava desenvolvendo Rogue Squadron, mas que não sabia se o filme iria acontecer ou não.

Além de Rogue Squadron, a Variety apurou que um longa-metragem de Star Wars que estaria sendo produzido pelo chefe da Marvel Studios, Kevin Feige, também não está mais em desenvolvimento na Lucasfilm. O envolvimento de Feige com Star Wars foi divulgado em setembro de 2019 e o filme permaneceu ativo até maio de 2022, quando Michael Waldron, roteirista de Doctor Strange in the Multiverse of Madness (Doutor Estranho no Multiverso da Loucura) disse à Variety que havia começado a trabalhar em um roteiro de Star Wars para Feige.

Entretanto, cinco meses depois Feige contratou Waldron para escrever o roteiro de Avengers: Secret Wars (Vingadores: Guerras Secretas), que deve estrear em 2026. Entre esse projeto e os outros dezenove títulos anunciados pela Marvel para os cinemas e streaming nos próximos quatro anos, as responsabilidades de Feige com o MCU devem mantê-lo longe de Star Wars por pelo menos metade da década.

Rian Johnson, que dirigiu Os Últimos Jedi, também não esconde o seu desejo de retornar à Star Wars – e Kennedy deixou claro que a Lucasfilm também quer esse retorno. Johnson, entretanto, está ocupado em outros projetos pelos próximos anos e sua participação em novos projetos de Star Wars não está em um horizonte próximo.

Qual deve ser o próximo filme de Star Wars nos cinemas? Fontes alegam que Taika Waititi, diretor de Thor: Ragnarok, Thor: Love and Thunder (Thor: Amor e Trovão) e do premiado Jojo Rabbit está trabalhando no desenvolvimento do próximo filme de Star Wars. Especula-se ainda que ele participaria do filme também como ator e que a estreia deve ocorrer em dezembro de 2025.

Vale lembrar que em meados de 2022 Taika Waititi concedeu entrevistas ao The New York Times (confira aqui) e ao The Wired (aqui) indicando que o filme estaria em estágio inicial de desenvolvimento do roteiro, enquanto na mesma época Kennedy afirmava que o próximo longa-metragem de Star Wars, dirigido por Waititi, estrearia em 2023 (confira a entrevista aqui). Seria possível um filme cujo roteiro ainda está indefinido passar por todo o processo de produção e pós-produção em pouco mais de um ano e meio? Aparentemente não e talvez por isso passou-se a falar em 2025.

Além disso, fontes ligadas à Lucasfilm afirmam que o estúdio estaria comprometido com Sharmeen Obaid-Chinoy, documentarista vencedor do Oscar por Saving Face (lançado em 2012, sem título no Brasil) e por A Girl in the River: The Price of Forgiveness (Uma Garota no Rio: O Preço do Perdão) e que dirigiu dois episódios da série Ms. Marvel para Disney+. Os roteiristas Damon Lindelof e Justin Britt-Gibson teriam sido contratados para escrever o roteiro desse filme. Entretanto, não há até o momento nenhuma confirmação da Lucasfilm.

Assim, entre ditos e desditos, seguimos com uma única (quase) certeza: o próximo filme de Star Wars será dirigido por Taika Waititi e deve estrear em 2025. Até lá, felizmente não morreremos de tédio: além de The Bad Batch e The Mandalorian (O Mandaloriano), séries em andamento atualmente, teremos as estreias de Ahsoka e Skeleton Crew ainda em 2023 e The Acolyte em 2024. Além dos lançamentos no streaming, a literatura está a todo vapor, com novas HQs e livros fazendo sucesso entre o público. E não nos esqueçamos que em breve teremos o jogo Star Wars Jedi: Survivor, sequência de Star Wars Jedi: Fallen Order

 Só nos resta controlar a ansiedade e esperar.