Os Skywalkers do Legends

Kol Skywalker e seu sacrifício contra os Sith

Na continuidade Legends, Kol Skywalker foi um Mestre Jedi e chefe do Alto Conselho Jedi durante a Era Legacy. Descendente de Anakin e Luke Skywalker, Kol se tornou um respeitado e poderoso Jedi. Ele era irmão mais novo de Nat “Bantha Raw” Skywalker. Após uma missão em conjunto com a agente Imperial Morrigan Corde, os dois se apaixonaram e tiveram um filho, Cade Skywalker.

Kol criou Cade sozinho após Corde os deixarem para continuar sua carreira no Império. Eventualmente, Kol deixou seu filho sob os cuidados de seu ex-Padawan, Wolf Sazen, para ser seu aprendiz. Depois disso, Kol Skywalker começou a ensinar outro aprendiz, Shado Vao.

Vida de Mestre Jedi

A família Skywalker

Assim como todos os membros da família Skywalker no Legends, Kol foi cresceu como um Jedi e treinou nos caminhos da Força. Certa vez, ele foi despachado para uma missão com a agente da inteligência Imperial Morrigan Corde, com a qual se apaixonou. Apesar de saber que a lealdade de Corde era para com o Império, ele entendeu e a amava do mesmo jeito. Eles tiveram um relacionamento que durou pelo menos dois anos, se casando em segredo, antes de Corde dar a luz a um filho chamado Cade.

Kol levou Cade para a Academia Jedi em Ossus, onde seu filho conheceu outros Jedi, incluindo o seu tio Nat. Entretanto, a identidade da mãe ficou em segredo. Porém, Kol sempre desejou que Morrigan fosse para Ossus, onde viveriam felizes em família. Ela eventualmente deixou os dois por se sentir despreparada para ser uma mãe e foi chamada de volta a serviço.

Kol Skywalker ficou com o coração partido e criou Cade sozinho. Quando ele tinha compromissos em Coruscant, ele costumava deixar Cade com Nat, mas eventualmente levou o filho com ele para Coruscant.

Um talentoso Jedi e líder natural, Skywalker se tornou membro do Conselho Jedi e logo se tornou o seu Líder. Apesar de ter aceitado o papel, Kol não gostava de política e formalidade, preferindo passar mais tempo como professor em Ossus. Lá, ele ensinava tática para os estudantes Jedi.

Ele teve um aprendiz, Wolf Sazen. Sazen eventualmente se tornou um Mestre e tomou Cade como seu aprendiz. Após isso, Kol passou a ser mestre de Shado Vao, um amigo de Cade. Kol e Wolf se tornaram grandes amigos.

O Projeto Ossus

O Projeto Ossus

Durante seu tempo no Conselho, Kol concebeu e advogou pelo Projeto Ossus, onde Yuuzhan Vongs usaram suas técnicas biológicas para terraformar uma área desolada de Ossus. Skywalker queria ajudar a integrar os Yuuzhan Vong, que sofriam estigma pela guerra que levaram à galáxia um século antes, à sociedade e reabilitar sua reputação. Ele queria que os Vongs provassem que eles poderiam usar seu conhecimento para curar os planetas devastados na guerra. Ele trabalhou com o Vong Nei Rin para botar o plano em prática, se tornando amigo dela. O projeto foi um sucesso, e a Aliança Galáctica eventualmente aceitou deixar os Modeladores a restaurar a vida em mundos devastados na Guerra Yuuzhan Vong.

Após uma visão, Kol e Nei Rin trabalharam juntos para reviver o mundo de Wayland. Eles conseguiram restabelecer vida ao planeta, livrando-o das armas biológicas e o tornando-o habitável novamente. Entretanto, após seis meses, o projeto deixou de ser um sonho para se tornar um pesadelo.

Secretamente sabotado pelos Sith, o Projeto Ossus começou a dar errado. Indivíduos se tornavam malformados e a vida vegetal morria enquanto corais Yuuzhan Vong tomavam tudo. Kol, Rin, Sazen, Vao e Cade precisaram lutar para conseguir escapar do planeta e Kol prometeu desfazer a devastação. Eles fugiram, mas a nave foi danificada no processo. Após emitir um sinal de socorro, eles foram resgatados por um Destroier Imperial com Morrigan Corde abordo, agora conhecida como Nyna Calixte.

Consequências

As coisas vão de mal a pior em Wayland

Muitos na galáxia ficaram enfurecidos pelo que aconteceu, incluindo o Conselho de Moffs do Império. Kol e os Jedi foram acusados de serem cúmplices da sabotagem. Ele se encontrou com o Imperador Galáctico Roan Fel para discutir o assunto, e Fel prometeu segurar os Moffs enquanto Kol investigava a sabotagem que ele acreditava ser a razão da falha.

Kol e os Jedi trabalharam com Nei Rin para descobrir a causa, mas a culpa pública caiu principalmente sobre os Yuuzhan Vong. Antes de Skywalker juntar provas, o Conselho Moff derrubou Fel, declarando guerra. Os Jedi conseguiram convencer a Aliança Galáctica a proteger os Yuuzhan Vong na guerra. Kol e seu irmão Nat trabalharam juntos para construir um templo secreto em Taivas, caso a guerra não fosse bem para seu lado.

A ordem Um Sith, até então escondida e a responsável pela sabotagem do Projeto Ossus, emergiu ao lado do Império e ajudou a mudar o rumo da guerra contra os Jedi e a Aliança Galáctica. Três anos depois, a Aliança se viu em uma situação díficil após perder sua frota do núcleo em Coruscant, tendo que se render. Roan Fel ordenou que os Jedi se rendessem também, mas Kol levou os Jedi para Ossus com a garantia de passagem segura de Fel.

Massacre em Ossus

A última luta de Kol Skywalker

As forças de Darth Krayt, o líder do Um Sith, seguiu a retirada dos Jedi de Coruscant a Ossus. Eles diziam procurar um encontro diplomático, mas em vez disso atacou durante a noite. Liderados por Darth Nihl e com tropas Imperiais comandadas por Rulf Yage, que havia se casado com a mãe de Cade, os Sith atacaram a Academia Jedi. Kol Skywalker organizou uma defesa enquanto os jovens estudantes eram evacuados.

Ele e Sazen defenderam terreno na plataforma de aterrisagem, lutando contra ondas e ondas de stormtrroopers, enquanto Vao e Cade, além de outros aprendizes, ajudavam os mais jovens a escapar. Skywalker e Sazen conseugiam sentir os Sith chegando e ordenou que Cade e Vao fugissem quando os outros já tiverem embarcado. Cade recusou as ordens, entretanto, juntando-se ao seu pai na batalha. Kol mandou Cade acatar às ordens de seu mestre e deixar o templo com as crianças.

Quando Cade foi para o transporte, Nihl chegou ao Templo com vários guerreiros Sith. Kol e Wolf os enfrentaram, mas Sazen rapidamente recebeu golpes graves. Kol conseguiu afastar Nhil e os outros Sith, utilizando o sabre de Sazen. Ele estava sozinho para enfrentar os Sith.

Porém, Cade Skywalker novamente deixou o transporte para ajudar seu pai. Kol reprimiu seu filho por deixar suas emoções se sobreporem aos seus deveres, e mandou que ele levasse Sazen, que não estava morto, da batalha e evacuasse. Chorando, Cade cumpriu o desejo do pai.

Kol continuou lutando, segurando os Sith e se ficando em pé na pilha de mortos. Entretanto, Darth Nhil conseguiu atingir Kol com um relâmpago da Força, o matando, enquanto Cade observava tudo do transporte, que deixou o local.

Além da Morte

Kol aparece para seu filho

O transporte conseguiu escapar, apesar de Cade ter pilotado um caça para defendê-lo e acabou desabilitado. Ele foi resgatado por piradas, que não sabiam que ele era um Skywalker. Eles o levaram de volta à superfície para ajudá-los a pilhar a Academia, onde Cade achou o corpo de seu pai.

Ao retornar de uma missão na selva de Ossus, Nei Rin achou o corpo de Kol e deu a ele um funeral digno. Durante a cremação, o corpo de Kol se desincorporou, se unindo à Força. Para manter o legado de Skywalker e dos Jedi intacto, os Yuuzhan Vong com Rin juntaram todos os artefatos que restaram e os mantiveram seguros nas entranhas da academia.

Cade eventualmente se tornou um caçador de recompensas viciado em death sticks, rejeitando a Força. O Espírito de Luke Skywalker costumava aparecer para ele, pedindo para Cade assumir o legado da família. Porém, Cade preferia ficar sozinho, livre do fardo de salvar a galáxia. Cade continuou a ouvir a voz de seu pai, mas nunca conseguiu sentir sua presença, o que o deixou ainda mais amargo e depressivo. Kol Skywalker não conseguia aparecer para seu filho, pois a raiva de Cade o bloqueava de se comunicar.

A família Skywalker se reúne novamente

Quando Morrigan Corde foi envenenada, o espírito de Kol apareceu para ela, a dizendo que ainda a amava e que a perdoava. Cade, que possuía o raro poder de curar os outros através da Força, não conseguia curar sua mãe por ela os terem abandonado tanto tempo atrás. Seu pai disse para ele se libertar da raiva e daquele ressentimento e perdoar a mãe. E assim Cade o fez, se libertando daquele peso e curando sua mãe.

Adaptado da Wookiepedia

Essa matéria é parte de uma série sobre os Skywalkers do Legends.

Confira as outras matérias:

Paulo Rabelo

Aracajuano, fã de Star Wars desde quando assistia The Clone Wars na Globo. Um dos fundadores da Sociedade Jedi, trago notícias, curiosidades e resenhas sobre a nossa amada saga.