Lordes SithOs Sith do LegendsOs Skywalkers do Legends

Jacen Solo, também conhecido como Darth Caedus

Na continuidade Legends Jacen Solo, que se tornaria Darth Caedus, foi o filho de Han e Leia que eventualmente caiu para o Lado Sombrio se tornando um Lorde Sith. Jacen era o irmão gêmeo de Jaina Solo, irmão mais velho de Anakin Solo, primo de Ben Skywalker e sobrinho de Luke Skywalker.

Ele foi um grande Cavaleiro Jedi que teve papel crucial na vitória contra os Yuuzhan Vong. Porém, seu desejo em proteger a galáxia e sua disposição em aceitar qualquer custo da guerra facilitou sua queda ao Lado Sombrio. Ele, infelizmente, acabou seguindo os passos de seu avô, Anakin Skywalker.

Um alvo desde o nascimento

Jacen e Leia próximos a uma pintura de Padmé

Jacen Solo foi uma figura de grande significância antes mesmo de nascer. O filho do General e ícone Rebelde Han Solo e da Princesa Leia Organa de Alderaan, a então Ministra de Estado da Nova República, Jacen e sua irmã gêmea Jaina se tornaram assunto de grande interesse público. A notícia da gravidez de Leia se espalhou rapidamente pela Nova República. O Gão Almirante Thrawn voltou seus olhos para os bebês, prometendo as crianças ao insano Joruus C’baoth, o clone insano do Mestre Jedi Jorus C’baoth. Joruus queria as crianças para torná-las seus aprendizes e em troca participaria dos planos de Thrawn.

Isso resultou em várias tentativas de sequestro pelos agentes Noghri de Thrawn. Leia conseguiu escapar de todas elas e conseguiu a fidelidade do povo Noghri. Ela conseguiu isso ao revelar a manipulação de Thrawn sobre o povo Noghri e ao expor ser filha de Darth Vader, alguém que os Noghri reverenciavam.

As crianças foram criadas no Palácio Imperial dos Solos em Coruscant. Eles se tornaram novamente alvos de tentativas de sequestro de uma equipe de Inteligência Imperial. Presos em sua suíte, eles quase foram capturados, mas foram salvos por Mara Jade. Após o incidente, Leia, Han, Chewie e Luke precisaram deixar Coruscant em uma missão para derrotar Thrawn e C’baoth. Assim, eles ficaram sob cuidados de Winter, a irmã adotada de Leia, e uma equipe de guarda-costas Noghri, que juraram proteger a linhagem de Vader com suas próprias vidas.

De algum jeito, Palpatine retorna

Palpatine retorna

Logo após a derrota de Thrawn, uma nova ameaça surgiu: O Imperador Palpatine retornou e conquistou Coruscant. Os gêmeos foram evacuados do planeta e permaneceram escondidos do ressurgido Império e a crescente ameaça do Lado Sombrio da Força no planeta de Nova Alderaan. Winter permaneceu cuidando deles, juntamente com um esquadrão de soldados Noghri. Eles viram seus pais apenas duas vezes no ano 10 Depois da Batalha de Yavin (DBY), até que Leia e Han chegaram abordo da Milleninum Falcon para o nascimento de seu terceiro filho, Anakin Solo.

Uma Elite do Lado Sombrio de Palpatien os seguiu e queriam sequestrar as crianças para o Lorde Sith. Eles conseguiram fugir de Nova Alderaan, mas uma nova caçada se iniciou. Eles foram, então, para Nespis VIII, onde Anakin nasceu. Porém, Palpatine novamente tentou pegá-los ao usar a Superarma Galática.

Eles, novamente, foram seguidos por Palpatine, que quase conseguiu transferir seu espírito de seu corpo moribundo para o de Anakin. Poré, o Jedi Empatojayos Brand se sacrificou para derrotar Palpatine, e a ressureição do Império foi impedida.

Enfim, alguma paz

A família Solo

Alguns anos depois, por um tempo a vida da família Solo permaneceu relativamente estável. Han permaneceu em casa, e quando Leia retornava do trabalho, a família se reunia para relaxar e brincar na piscina. Luke passava mais tempo em sua Academia Jedi, deixando a cargo de Leia instruir seus filhos no uso da Força com exercícios simples.

Os Solos se mudaram para uma propriedade maior fora do Palácio que possuía um jardim próprio. Entretanto, Jacen passava pouco tempo lá. Por volta de 16 DBY, ele já estava mais interessado na Força do que em brincar. Ele acreditava que a Força poderia suprir suas necessidades, evitando a necessidade de atividades cansativas. Jacen e seus irmãos não possuíam muitos amigos por conta de sua segurança, tendo poucas outras crianças de sua idade para se socializar. Para piorar, Jacen brincava cada vez menos com seus irmãos, e Han se tornou preocupado com a falta de interesse de seu filho em esportes.

Treinamento Jedi

Jacen e sua futura esposa, Tenel

O treinamento dos gêmeos foi se tornando constante ao longo dos anos. Em 22 DBY, eles passaram vários meses na Academia de Skywalker, em treinamento Jedi. Jacen Solo gostava do local, se familiarizando com a vida selvagem de Yavin 4. Quando os gêmeos retornaram a Coruscant, Anakin foi enviado para iniciar seu treinamento.

No ano seguinte, Jacen e sua irmão retornaram à Academia, onde eles se tornaram amigos de Tenel Ka Djo. Uma jovem e séria mulher com a qual Jacen se apaixonou. Djo raramente sorria; por isso, Jacen tornou sua missão fazê-la sorrir com doses diárias de piadas, com fracasso.

Algum tempo depois, os irmãos Solo aguardavam a chegada de seu pai, que trazia um novo aprendiz Jedi. Para a surpresa deles, o novo estudante era o sobrinho de Chewie, Lowbacca. Eles deram a Lowie um tour pela academia, e almoçaram com ele e Djo.

Aprendiz de Luke Skywalker

Jaina, Jacen e Luke

Anos depois, foi decidido que Anakin e seu irmão seriam aprendizes de seu tipo, Luke Skywalker. Eles viajariam com ele e seriam pessoalmente ensinados sobre os caminhos da Força. Enquanto isso, Jaina seria aprendiz de Mara Jade Skywalker.

Como aprendiz de Luke, Jacen se viu buscando redescobrir mais aspectos dos Jedi antigos, que envolviam mais do que lutar para manter a paz. Apesar disso, Jacen desaprovava a ideia de seu Mestre de reestabelecer no Alto Conselho Jedi. Ele acreditava que os Cavaleiros Jedi precisavam ser guiados internamente, e não exteriormente. Um Conselho Jedi levaria apenas a politicagem e corrupção.

Ele também considerava a Academia Jedi uma ideia fraca, muito formal e enrijecia o crescimento individual. Para Jacen, os estudantes precisavam achar seu próprio caminho para os Jedi antes de se tornarem aprendizes de um Mestre. Essa visão inortodoxa, anti-autoritária de Jacen levou a várias discussões com seu tio, que possuía uma visão mais tradicional dos Jedi, mas valorizava as opiniões do sobrinho.

A Guerra Yuuzhan Vong

A Morte de Chewbacca

Chewbacca encara a sua morte

Misteriosos eventos começaram a surgir pela Galáxia. Em 25 DBY, Chewbacca, Han e Anakin Solo foram enviados por Lando Calrissian para pegar um carregamento em Sernpidal. Quando chegam, os Solos e Chewie encontram um homem velho, o antigo prefeito de Sernpidal City, que os informou que Dobido, uma lua do planeta, estava em rota de colisão com Sernpidal. Chewie e Han começaram a evacuar o máximo de pessoas possíveis, enquanto Anakin foi para a cidade com o prefeito para descobrir a causa da trajetória errática da lua.

Este evento era o resultado de uma tática de guerra Yuuzhan Vong. Quando os ventos começaram a aumentar de velocidade, Anakin foi jogado a uma grande distância, o que fez Chewbacca ir atrás dele. O Wookiee conseguiu levar Anakin para a Millennium Falcon, mas outra rajada de vento o jogou para longe.

Anakin, que estava pilotando a Falcon enquanto seu pai estava na entrada da rampa tentando resgatar Chewie, deixou a cidade após perceber que era tarde demais para salvar Chewbacca.

Quando seu irmão retornou, Jacen descobriu sobre a morte de Chewbacca. Ele disse a seu irmão que, apesar do ressentimento de Han, Anakin não tinha outra escolha e Chewie não desejaria que os outros morressem tentando salvá-lo.

A morte de Anakin

Jacen luta ao lado de seus irmãos Anakin e Jaina

Jacen se esforçava com a ideia de combater violência com violência. Ele teve uma crise pessoal com a Guerra Yuuzhan Vong. Ele evitava servir nas linhas de frente, mas se sentiu obrigado em se voluntariar para a força-tarefa para eliminar a rainha Voxyn em Mykyr. Lá, Anakin morreu e Jacen tomou as rédeas e liderou a equipe, matando a rainha e encerrando a ameaça dos Voxyn, que eram uma espécie criada pelos Yuuzhan Vong para matar Jedi, antes de ser capturado pelos Vongs.

Jacen passou quase um ano em cativeiro, onde ele foi bastante torturado. Ele enfrentou dificuldades com sua situação e com os ensinamentos de seu captor e mentor, Vergere. Jacen escorregou para o Lado Sombrio antes de retornar e abraçar a ideia de responder ao universo com amor incondicional. Ele escapou da custódia dos Yuuzhn Vong com Vegere, um antigo Jedi da Velha República, e se juntou novamente ao esforço de guerra.

Na batalha final da Guerra, Jacen Solo invadiu a Cidadela do Supremo Senhor Shimrra Jamaane, enquanto Solo viveu um momento de união com a Força.

Nascimento de sua filha, Allana

Allana Djo Solo

Durante a Guerra dos Killiks com os Chiss, Jacen negociou com Tenel Ka o empréstimo da frota de Hapan na batalha. Ela aceitou, sob a condição de que ele passasse uma noite com ela. Bom, ele aceitou, e isso resultou na gravidez de Tenel Ka.

Tenel carregou o bebê por doze meses usando a Força, e uma semana após Allana nascer, uma tentativa de assassinato ocorreu. Por conta disso, o casal decidiu manter a identidade do pai da bebê em segredo. Ben Skywalker, entretanto, descobriu a identidade do pai de Allana. Jacen, então, apagou quaisquer menções de Allana da mente de seu primo.

Jacen Solo se torna Darth Caedus

O encontro com Lumiya, sua Mestre Sith

Lumiya, a Mestre Sith de Jacen Solo

Anos depois do fim da Guerra Yuuzhan Vong, Jacen Solo conheceu Lumiya. Ela tinha planos de levar Jacen para os Sith, com os ensinamentos de um Sith chamado Vectivus, que conseguia permanecer incorrupto e usava técnicas Sith para ajudar outros a trazer paz. Lumiya revelou a Jacen que Vergere havia sido um Sith, e ele não acreditou. Ela explicou que tinha estudado com Darth Sidious antes de rejeitar sua natureza destrutiva e fugir.

Apesar de estar decidido a se tornar um Sith, ele tinha dúvidas se aquele caminho era correto. Ele se preocupava em estar sendo manipulado por Lumiya ou que seus motivos eram impuros, mas suas dúvidas apenas reforçavam sua crença de que ele estava se tornando um Sith pelas razões certas e resistiria à corrupção.

Solo encontrou com Lumiya (disfarçada) em público e a levou paraoo Templo Jedi, com a intenção de deixá-la perto de Luke Skywalker para ver sua reação, tendo certeza que ela não procurava vingança. Ele assim o fez, e ela não reagiu. Jacen acreditou que ela realmente tinha motivações além de vingança, e a instruiu a permanecer em Coruscant para que ela pudesse passar mais ensinamentos Sith para ele.

A morte de Mara Jade Skywalker

Mara Jade Skywalker

Após Lumiya dizer que Jacen precisaria de um aprendiz, o jovem Solo acreditou que Ben era a escolha perfeita, passando a tentar plantar sementes da discórdia no seu primo. Após um tempo, Mara Jade Skywalker preocupou-se com a segurança do filho, e decidiu caçar Lumiya e matá-la. Ao descobrir que Jacen Solo havia se tornado o aprendiz de Lumiya, Mara Jade, se sentindo traída, enquadrou Jacen e tentou trazê-lo de volta ao Lado da Luz. Após ele recusar, Jade Skywalker sentiu que Jacen havia se tornado maligno demais para permanecer vivo.

Após uma batalha espacial, Jacen e Mara Jade se viram no planeta de Kavan, onde começaram a duelar. Usando suas habilidades de ex-Assassina, Mara Jade conseguiu manter-se no duelo mesmo após sofrer diversas lesões. Quando ela estava se preparando para matar Jacen, ele olhou em seus olhos e criou uma ilusão com o rosto de Ben, o que fez Mara Jade hesitar por um segundo. Jacen então usou o tempo para enfiar um dardo envenenado na coxa dela, causando uma lenta, paralisante e indolor morte.

Em suas últimas palavras, ela disse que Jacen havia se tornado pior e mais cruel que Palpatine, e que Luke o derrotaria. Mara Jade deixou seu corpo para atrás para deixar evidência da identidade de seu assassino.

Jacen conseguiu evitar que suspeitassem dele como o assassino. Algum tempo depois, no Star Destroyer Anakin Solo, ele percebeu que o seu grande sacrifício havia sido o respeito e amor de Ben Skywalker por ele. Com isso, Jacen Solo se nomeou Darth Caedus, Lorde Sombrio dos Sith.

Últimos Dias

Darth Caedus

Algum tempo depois, Darth Caedus se viu inundado de visões sobre o futuro, com Luke Skywalker usando a Força para influenciar as visões de Jacen Solo do futuro, de forma a atrair sua atenção para ele. Assim, Jacen não conseguiria ver que o plano real era sua irmã, Jaina, o confrontar.

Caedus notou que ele havia falhado em viver de acordo com os ensinamentos de sua mestre Lumiya, que havia sido morta por Luke. Darth Caedus havia esquecido que, quando era Jacen Solo, ele havia se tornado um Sith para servir à Galáxia, não para oprimi-la. Quando seu treinamento começou, Lumiya havia o alertado que o caminho para o Lado Sombrio seria doloroso. Para se tornar mais forte como um Lorde Sith, Caedus precisava abraçar a dor do sacrifício e traição. Mas sem Lumiya, ele notou que havia se tornado vaidoso, desesperado e obcecado por vingança. Assim, ele se viu como a maioria dos Lordes Sith – a inabilidade de servir algo além dos próprios interesses foi a razão para a destruição deles.

A morte de Darth Caedus

Jaina Solo e o agora Darth Caedus se enfrentam

Na batalha final, os gêmeos lutaram, usando amplamente os poderes da Força e golpes para atingir o outro enquanto lutavam por uma vantagem. Durante o duelo, Caedus disse a ela que precisava avisar sua esposa Tenel Ka sobre um nanovírus direcionado a ela e sua filha Allana. Jaina acreditou que isso era uma armadilha e o enfrentou implacavelmente, não se importando mais com sua própria sobrevivência se conseguisse acabar com a ameaça Sith. Seus sabres de luz finalmente se conectaram quando Caedus a cortou na barriga, enquanto ela cortou seu tendão de Aquiles. Com apenas um braço e uma perna boa, Caedus não podia mais evitar sua morte.

Mesmo que pudesse ter encerrado o duelo com um empate, ele teria morrido de qualquer maneira, então Caedus parou de lutar, desativando seu sabre de luz e estendendo-se na Força, dando sua vida para avisar Tenel Ka. Naquele momento, Jaina já havia atingido seu torso e seu coração, matando-o. Ela sentiu Jacen Solo morrer através de seu laço de gêmeos, não Darth Caedus.

Isso convenceu Jaina que, em seus últimos momentos, a personag de Darth Caedus foi embora, e o Lado Luminoso de Jacen Solo apareceu. Ela então abraçou emocionada o corpo de seu irmão morto e implorou pelo perdão de sua família. Ela foi então resgatada por Jagged Fel, que chegou com uma equipe Jedi que havia embarcado na nave Anakin Solo para capturar os Moffs e encerrar a batalha.

Legado

Os Sith continuaram sob a liderança de Darth Krayt

O aviso final de Jacen Solo para Tenel Ka Djo permitiu que ela salvasse Allana e ela própria. A sobrevivência de Allana se tornou um segredo, e os anúncios as listavam como morta no ataque. Para a segurança da princesa, ela foi entregue a Han e Leia para eles a criarem como sua filha órfã adotada, Amelia Solo.

A morte de Caedus não significou o fim dos Sith. Secretamente, a ordem continuava em Korriban sob o nome de Um Sith. O líder dessa nova Ordem Sith, Darth Krayt, disse muito tempo depois que Caedus teve papel fundamental em atrair a atenção dos Jedi. Assim, a Ordem Sith pôde continuar existindo em segredo.

Apesar de terem uma atitude forte contra Darth Caedus em seus últimos dias, a família Solo-Skywalker eventualmente suavizaram, lembrando Jacen Solo como um herói e se perguntando o que houve de errado para ele se tornar Darth Caedus. Eles acharam que falharam com ele em não achar um jeito de redimi-lo, mas não viveram em pesar. Em vez disso, tiveram alegria em poder criar Allana, em quem eles viram muito um jovem Jacen Solo. Allana tinha medo do Lado Sombrio que ela sentira em seu pai, mas os Solos enfatizaram seu amor por ela, explicando que no fim Jacen não era ele mesmo, sob a influência do Lado Sombrio.

Han Solo mantinha a esperança que seu filho estava trabalhando em sua redenção no pós-vida, às vezes chamando seu espírito para lhe ajudar.

Fonte: Wookieepedia


Essa matéria é parte de uma série sobre os Skywalkers do Legends.

Confira as outras matérias:

Paulo Rabelo

Aracajuano, fã de Star Wars desde quando assistia The Clone Wars na Globo. Um dos fundadores da Sociedade Jedi, trago notícias, curiosidades e resenhas sobre a nossa amada saga.