LegendsOs Skywalkers do Legends

A heroica morte de Chewbacca no Legends

Certamente, um dos momentos mais tristes do Legends foi a heroica morte de Chewbacca. Esse fatídico momento aconteceu no livro The New Jedi Order: Vector Prime, escrito por R.A. Salvatore. Lançado em 1999, é o primeiro volume da saga New Jedi Order e introduziu ao Universo Star Wars os temíveis e extragalácticos Yuuzhan Vongs.

Na história, enquanto os Jedi e a República focam em problemas internos, uma nova ameaça surge despercebida nos confins da Orla Exterior. Vindo de fora do espaço conhecido, utilizando armas e tecnologias nunca antes vista pela Nova República. Assim, Luke; Mara Jade; Leia, Han e seus três filhos; e Chewbacca, são levados à batalha para defender a liberdade pela qual tanto lutaram.

Como aconteceu

25 anos após a Batalha de Yavin, Chewbacca, Han e Anakin Solo foram enviados por Lando Calrissian para pegar um carregamento em Sernpidal. Quando chegam, os Solos e Chewie encontram um homem velho, o antigo prefeito de Sernpidal City, que os informou que Dobido, uma lua do planeta, estava em rota de colisão com Sernpidal. Chewie e Han começaram a evacuar o máximo de pessoas possíveis, enquanto Anakin foi para a cidade com o prefeito para descobrir a causa da trajetória errática da lua.

Chewie evacua os habitantes de Sernpidal

Anakin calculou que Dobido iria colidir com o planeta em sete horas. Este evento era o resultado de uma tática de guerra Yuuzhan Vong. Quando os ventos começaram a aumentar de velocidade, Anakin foi jogado a uma grande distância, o que fez Chewbacca ir atrás dele. O Wookiee conseguiu levar Anakin para a Millennium Falcon, mas outra rajada de vento o jogou para longe.

Anakin, que estava pilotando a Falcon enquanto seu pai estava na entrada da rampa tentando resgatar Chewie, deixou a cidade após perceber que era tarde demais para salvar Chewbacca.

A morte de Chewie

Chewbacca enfrentou a lua e soltou seu último rugido heroico, e morreu juntamente com uma grande quantidade de habitantes de Sernpidal que não conseguiram ou não quiseram escapar.

O após

Han Solo chora a morte deu fiel companheiro

A morte de Chewie causou ressentimento de Han com o seu filho Anakin. Eventualmente, ele se recuperou e perdoou seu filho, mas a morte de seu irmão e companheiro nunca o deixaria. Após sua morte, Chewbacca se tornou uma lenda em Kashyyyk e C-3PO contaria suas histórias em algumas ocasiões.

Sua morte solidificou não apenas a causa de Anakin, mas como de toda sua família, para lutar na guerra. Anakin também se culpava bastante pela morte de seu tio e se aprofundou em suas crenças, apesar dos protestos de seu irmão, Jacen. O jovem Solo acabaria se esforçando cada vez mais na luta contra os Yuuzhan Vong, tentando ser fiel ao sacrifício de Chewie e acabou também morrendo dois anos depois.

Memorial de Chewie é esculpido em Kashyyyk

Para honrar a vida de Chewie, C-3PO e R2-D2 decidiram criar um holograma com entrevistas das pessoas mais próximas dele. Luke Skywalker sentiu a morte de Chewie, a qual ele classificou como um distúrbio na Força. Em uma entrevista, ele contou como seu mestre Obi-Wan sentiu a destruição de Alderaan, comparando as duas tragédias.

Para comemorar seus feitos heroicos, os habitantes de Kashyyyk construíram um memorial, com uma escultura em uma árvore wroshyr.

Os Bastidores

Capa de Vector Prime

A morte de Chewbacca aconteceu em 1999, sendo o primeiro grande personagem a morrer no Universo Expandido (Legends). O autor do livro onde isso ocorre, R.A. Salvatore, sofreu bastante com o drama e ressentimento vindo dos fãs. Entretanto, a ideia surgiu com Randy Stradley, que tem longa história nos quadrinhos de Star Wars, muito antes de Salvatore assinar contrato. Foi apenas depois da assinatura que Salvatore descobriu que Chewbacca precisava morrer no livro. O autor então decidiu que, visto que seu contrato forçava-o a matar um personagem que ele gostava, ele faria de tudo que a morte fosse o mais heroica possível.

A repercussão foi tão grande que a morte de Chewie apareceu em artigos, memoriais e tributos em jornais dos Estados Unidos.

Fonte: Wookieepedia


Apesar de Chewbacca não ser um Skywalker, mas por sua morte ter consequências no Legends, essa matéria é parte de uma série onde falamos sobre os Skywalkers do Legends.

Confira as outras matérias:

Paulo Rabelo

Aracajuano, fã de Star Wars desde quando assistia The Clone Wars na Globo. Um dos fundadores da Sociedade Jedi, trago notícias, curiosidades e resenhas sobre a nossa amada saga.