Os Skywalkers do Legends

Ben Skywalker, o filho de Luke e Mara Jade

Mara Jade, Ben e Luke Skywalker.

No Legends (entenda o que é aqui), Ben Skywalker foi um Cavaleiro Jedi de Coruscant, ativo principalmente durante a Segunda Guerra Civil Galáctica e o período subsequente. Ele era filho da ex-Mão do Imperador e Mestra Jedi Mara Jade Skywalker e do lendário herói Rebelde e Grão-Mestre Jedi Luke Skywalker. Ben era neto do Escolhido, Anakin Skywalker, e Padmé Amidala, primo de Jacen, Jaina e Anakin Solo, e ancestral de Cade, Kol e Nat Skywalker.

Ben nasceu em meio ao tumulto da devastadora Guerra dos Yuuzhan Vong, em que uma espécie extragaláctica invadiu a galáxia, devastando dezenas de mundos. Como ambos os pais eram Jedi, eles não puderam passar tempo com ele enquanto lutavam na guerra. Então, Skywalker ficou sob cuidados de sua tia e tio, os ex-heróis Rebeldes Han e Leia Solo. Posteriormente, ele foi para um local onde muitos outros jovens aprendizes Jedi ficavam. Os Yuuzhan Vong foram eventualmente repelidos e as partes negociaram um cessar-fogo. Mas o jovem Skywalker sentiu a dor da guerra através da Força, oprimindo-o e levando-o a se afastar da Força por vários anos.

Em 35 DBY, Skywalker, agora com oito anos, se envolveu em outra crise galáctica. A descoberta da espécie Killik nas Regiões Desconhecidas, quando um grupo de Cavaleiros Jedi ouviu seu chamado telepático e o seguiu até as Regiões Desconhecidas. Skywalker se uniu parcialmente ao ninho de Killiks e formou uma relação de dono e animal de estimação com um deles, que na verdade estava tentando virá-lo contra sua mãe. No entanto, os pais de Ben descobriram o plano dos Killiks e os capturaram. Durante esse tempo, seu primo Jacen Solo passou a orientar Ben, tornando-se seu Mestre Jedi informal.

A Queda de Jacen Solo

Jacen Solo

Solo, que havia acabado de retornar à Nova Ordem Jedi após uma jornada de cinco anos para aprender mais sobre a Força, conseguiu ajudar Skywalker a se abrir gradualmente para a Força, já que Ben ainda estava apreensivo em relação à Força e precisava de anos para se adaptar totalmente a ela. Com a orientação de Solo, Ben conseguiu ganhar confiança em seu uso da Força e se tornar um Jedi poderoso.

Cinco anos depois, o planeta Corellia e os outros planetas no sistema Corelliano se separaram da Aliança Galáctica, desencadeando grande instabilidade civil, ataques terroristas e, eventualmente, a Segunda Guerra Civil Galáctica. Durante esse período, Ben Skywalker se juntou à Guarda da Aliança Galáctica, uma força policial secreta projetada para combater o terrorismo Corelliano, liderada por Jacen Solo. A GAG começou de forma controversa a internar Corellianos em Coruscant, uma ação que preocupou muito seus pais. Skywalker foi cada vez mais utilizado em missões violentas, incluindo o assassinato do político Corelliano Dur Gejjen.

Enquanto isso, Jacen Solo havia caído para o lado sombrio da Força sob a tutela da Lorde Sith Lumiya, adotando o nome Sith de Darth Caedus. Caedus eventualmente assumiu o controle da Aliança Galáctica antes de assassinar Mara Jade Skywalker. Ben acreditava corretamente que Caedus era o assassino e tentou matá-lo várias vezes, inclusive em uma batalha acirrada sobre Kashyyyk. Ele decidiu investigar legitimamente com seu amigo da GAG, Lon Shevu, e conseguiu provar que Caedus havia assassinado sua mãe. Eventualmente, Caedus morreu em um duelo de sabres de luz com sua irmã Jaina, e a Segunda Guerra Civil Galáctica chegou ao fim.

Em 43 DBY, Luke Skywalker foi exilado de Coruscant pela nova Chefe de Estado da Aliança Galáctica, Natasi Daala, por não ter conseguido evitar a queda de Jacen Solo para o lado sombrio, até que pudesse provar as causas da queda de seu sobrinho. Nesse momento, o sentimento anti-Jedi havia aumentado significativamente, especialmente devido a uma loucura inexplicável entre os jovens Jedi.

Exílio

Ben acompanhou seu pai no exílio, onde os dois visitaram várias organizações baseadas na Força com as quais Jacen estudou durante sua jornada de cinco anos – primeiro os Baran Do, onde descobriram uma seita secreta de monges conhecidos como os Escondidos, depois os misteriosos Aing-Tii e depois os Caminhantes da Mente em uma misteriosa estação espacial conhecida como Estação Abismo.

Enquanto estavam na estação, os dois foram atacados por um grupo de Sith, mas conseguiram escapar. No entanto, Ben e seu pai continuaram a cruzar o caminho dos Sith, e após um encontro tenso em Dathomir, Ben e seu pai formaram uma aliança sem precedentes com os Sith para derrotar Abeloth, a ser sobrenatural que estava espalhando insanidade entre os Jedi e entre os jovens aprendizes Sith também. Durante esta aliança, Ben desenvolveu um relacionamento próximo com a jovem aprendiz Sith Vestara Khai.

Skywalker e a Força Tarefa contra Abeloth

Eventualmente, os Sith traíram seus aliados Jedi, embora Ben e Luke tenham conseguido escapar e derrotar Abeloth, encerrando a psicose. Posteriormente, Ben e Luke ficaram para trás com alguns Sith para aprender mais sobre as origens de Abeloth. Após uma maior exploração do planeta de Abeloth, Ben, Luke e Vestara enfrentaram Abeloth e os Sith mais uma vez em Pydyr, encerrando a aliança à medida que os Skywalkers e Vestara continuavam sua busca por Abeloth.

Para desgosto de Luke, o vínculo entre Ben e Vestara continuou a crescer, apesar das múltiplas traições de Vestara. Eventualmente o relacionamento evoluiu para algo romântico depois que Vestara precisou matar seu pai e se voltou para o lado da luz.

Fonte: Wookieepedia


Essa matéria é parte de uma série sobre os Skywalkers do Legends.

Confira as outras matérias:

Paulo Rabelo

Aracajuano, fã de Star Wars desde quando assistia The Clone Wars na Globo. Um dos fundadores da Sociedade Jedi, trago notícias, curiosidades e resenhas sobre a nossa amada saga.