Ahsoka

Dave Filoni revela novos detalhes sobre ‘Ahsoka’

Dave Filoni, o renomado co-criador de Star Wars Rebels e The Clone Wars, compartilhou emocionantes detalhes sobre Ahsoka para a Revista Empire. Com Ahsoka pronta para liderar sua própria jornada, Filoni revelou detalhes intrigantes sobre o estado atual da personagem, seu papel como uma “andarilha” e sua relação complexa com as instituições Jedi.

Levou 15 anos, mas depois de todo esse tempo, Ahsoka Tano finalmente está pronta para liderar sua própria série de Star Wars como protagonista. Ela estreou no filme e série The Clone Wars, criada por George Lucas, juntamente com seu aprendiz Dave Filoni, como uma aprendiz adolescente de Anakin Skywalker.

Desde então, Ahsoka viu seu mestre se voltar para o Lado Negro e rejeitou a doutrina da Ordem Jedi. Também ajudou a Rebelião contra o Império, se juntou à tripulação do Fantasma, enfrentou Vader. Fez uma viagem pelo Mundo Entre Mundos e tudo isso antes mesmo de fazer sua estreia em live-action. Após isso, cruzou caminhos com Din Djarin e Grogu em The Mandalorian e encontrando Luke Skywalker em The Book of Boba Fett. Agora, ela está entrando no centro das atenções em Ahsoka, com Filoni conduzindo a parte mais importante de sua jornada.

Embora a série chegue na sequência de The Mandalorian, também retoma de onde ela parou em forma animada em Star Wars Rebels. Com isso ela se reune com personagens queridos pelos fãs, como Sabine Wren e Hera Syndulla, que estão fazendo sua estreia em live-action. E é com elas que Ahsoka, interpretada por Rosario Dawson, encontrará um novo propósito.

Ahsoka, a Andarilha

Ahsoka Tano em sua série
Ahsoka Tano em nova imagem de sua série, via Empire

Ela pode ser habilidosa com seus sabres de luz e mestra da Força, mas, depois do que aconteceu com sua antiga Ordem, Ahsoka não se considera uma Jedi. “Ela é uma andarilha neste momento”, diz Filoni à Empire. “E, de muitas maneiras, ela desconfia de qualquer organização desse tipo por causa do poder que vem com um grupo.” Mas sua desconfiança das instituições contribui para a solidão de sua jornada. “Ela segue um caminho que basicamente desapareceu há muito tempo, e não há muitos como ela, se houver algum. Então, é uma coisa solitária. Como é essa vida? Se você é um solitário, tem um círculo muito pequeno de amigos. Como é quando você tenta se abrir novamente?”

Com Ahsoka como protagonista e vários favoritos de Rebels aparecendo em carne e osso pela primeira vez, as séries animadas de Star Wars parecem mais vitais do que nunca. E parte do teste de Filoni é ocupar um terreno intermediário, com espectadores que podem conhecer as aventuras passadas de Ahsoka mais de perto do que outros.

“O maior desafio foi que há uma parcela do público que a conhece e outra que não”, diz ele. Mas há muito potencial nisso. “Ela tem um pé no Star Wars que muitas pessoas conhecem por causa de sua conexão com Anakin, mas ela é completamente nova e pode seguir sua própria direção, do seu próprio jeito. Acho que isso a torna uma ponte interessante entre o que veio antes e o que é realmente possível.”

Não é apenas se os não iniciados vão se conectar tanto quanto os fãs de Clone Wars e Rebels – a grande questão é: o que o co-criador de Ahsoka, George Lucas, acha? “É quase como quando você entrega um grande trabalho na escola”, ri Filoni. “É tipo assim, ‘Aqui está!'”. Vamos torcer para que seja aprovado.

Ahsoka estreia em Agosto no Disney+.

Paulo Rabelo

Aracajuano, fã de Star Wars desde quando assistia The Clone Wars na Globo. Um dos fundadores da Sociedade Jedi, trago notícias, curiosidades e resenhas sobre a nossa amada saga.