AhsokaLordes SithRebels

Darth Tanis, a Sith que criou a superarma de Malachor

Darth Tanis foi uma Lorde Sith que criou a superarma do Templo Sith do planeta Malachor. Registros antigos dos Sith descrevem armamento energizado por cristais kyber desenvolvidos por Darth Tanis no planeta Malachor. Esta era a superarma localizada no coração do Templo Sith, uma estação de batalha e o local onde os Jedi atacaram o local, o que acabou levando ao Grande Flagelo de Malachor.

A superarma de Tanis poderia ser ativada com um Holocron Sith localizado no próprio planeta de Malachor, em outra parte do complexo de Templos. Esse holocron foi procurado por Maul, o Inquisidor Oitavo Irmão e o Lorde Sith Darth Vader durante a Era Imperial. O Holocron continha a Presença, uma entidade que seduziu Ezra Bridger, até certo ponto, para o lado sombrio da Força, até que Kanan Jarrus descobriu os efeitos do artefato em seu aprendiz e o entregou a Bendu.

O Holocron eventualmente foi recuperado por Bridger e Jarrus, e Ezra utilizou para unir a um Holocron Jedi com Maul, quando ambos estavam em busca de visões da Força para satisfazerem seus próprios objetivos. A conexão foi interrompida durante o processo, resultando na destruição do Holocron.

Darth Tanis foi homenageada junto com outros Lordes Sith ao ter uma legião de Stormtroopers do exército do Sith Eterno nomeada Tanis.

Darth Tanis e a Presença são a mesma pessoa?

A super arma de Malachor

Ainda não há uma confirmação oficial que Darth Tanis e a Presença – a entidade do Holocron, sejam a mesma pessoa. Entretanto, tudo indica que sim. Em 2016, Dave Filoni disse o seguinte:

“Para mim, a voz que vocês escutam é da antiga Lorde Sith que criou o templo. Ela foi uma poderosa Lorde Sith. Eu gosto da ideia dessa antiga e poderosa mulher que criou essa arma. E durante a construção desse lugar, quando estava próximo de seu término, houve o ataque de Cavaleiros Jedi. Eles tiveram essa batalha, e basicamente a arma atira ou tem algum defeito e acaba transformando todos em pedra”, disse ele. “Mas sim, existe essa antiga Lorde Sith que Nika interpreta. Eu não vou revelar o nome – eu nomeei a personagem,  mas eu tenho que ter certeza que todos estão a favor.”

Darth Tanis foi mencionada pela primeira vez no livro de referência Star Wars: The Rise of Skywalker: The Visual Dictionary, lançado em 2009. No livro, Tanis é creditada como criadora da superarma de Malachor, que apareceu pela primeira vez no último episódio da segunda temporada de Star Wars Rebels, transmitido em 2016.

Nota: Não é dito qual o gênero de Darth Tanis. Foi feita uma inferência pelo fato de tudo indicar que Tanis e a Presença sejam a mesma pessoa.

Fonte: Wookieepedia

Paulo Rabelo

Aracajuano, fã de Star Wars desde quando assistia The Clone Wars na Globo. Um dos fundadores da Sociedade Jedi, trago notícias, curiosidades e resenhas sobre a nossa amada saga.