Lordes Sith

Ry Nymbis, o Sith que se transformou em pedra

Continuamos nossa série sobre os Lordes Sith do novo cânone com o aprendiz de Darth Caldoth: Ry Nymbis, o Sith que se transformou em pedra.

Segundo a lenda, Nymbis possuía uma presença sombria na Força desde seu nascimento, o que o afetou bastante durante seu crescimento. Muitas das pessoas próximas a ele se distanciaram, sentindo a escuridão que nele residia. As tentativas de sua mãe de protegê-lo e amá-lo foram em vão e ela acabou se tornando envergonhada do que ele era.

Após crescer o suficiente para entender a influência que tinha nas outras pessoas, Nymbis se tornou distante da sociedade. Um dia, Nymbis recebeu a visita de uma figura, que se apresentou como Darth Caldoth. Este descreveu a presença de Nymbis como sendo algo com “a capacidade de um grande poder” e se ofereceu para treiná-lo. A mãe de Nymbis aceitou com relutância a oferta de Caldoth para levá-lo de Ryloth, lugar ao qual ele nunca mais voltaria.

Agora parte da Ordem Sith, Nymbis foi subjugado a métodos extremos de treinamento de forma a melhorar suas habilidades. Seu mestre, Darth Caldoth, o largou em um mundo florestal chamado Simoth. Dali, ele se tornou um escravo forçado a lutar contra criaturas como dianogas, slothkins e outros escravos. Nymbis rapidamente se tornou temido pelos outros como uma arma poderosa forjada nas arenas de gladiador. Nymbis lutou por sete anos como campeão da arena.

Caldoth retornou para buscar seu aprendiz Sith, matando tanto escravistas quanto prisioneiros com seu sabre de luz, até que Nymbis era o único que restava. Após ver quem estava à sua frente, Nymbis atacou Caldoth, empoderado com seus anos de experiência na arena. Caldoth facilmente derrotou Nymbis, cortando um de seus lekkus no processo. Posto no lugar, Nymbs estava pronto para iniciar o treinamento.

Aprendiz de Caldoth

Darth Caldoth e Ry Nymbis

Como aprendiz de Caldoth, Nymbis passou por diversas provas de modo a se tornar um Sith. Em uma delas, Nymbis visitou um templo antigo sagrado para os Sith, situado nas montanhas de uma lua abandonada. Por sete dias, Nymbis viajou através das ruínas, sucumbindo a visões de sua mãe e outras pessoas de seu passado e visões do que ele poderia se tornar.

Em uma outra prova, Nymbis lutou contra uma cavaleira, matando-a e usando sua arma para construir um sabre. A última e maior prova o levou a uma fortaleza construída por um culto da Força em um asteroide. A fortaleza possuía uma rachadura para o vazio, a qual Caldoth acreditava ser uma visão para a Força Viva. Após três dias, Nymbis completou o desafio, mais realizado e consciente do que nunca. A partir dali, tanto mestre quanto aprendiz partiriam para estudar poderes místicos antigos que não haviam sido vistos em mais de mil anos. Esses poderes tornaram Caldoth e Nymbis as pessoas mais poderosas da galáxia, incontestados por qualquer um que cruzasse seu caminho. Nymbis queria mais, tendo caído no ciclo vicioso de ganância que a Ordem Sith possuía.

Coração de Pedra

A estátua de Ry Nymbis

A relação de Nymbis e Caldoth se deteriou à medida que Caldoth começou a guardar informações poderosas que ambos descobriram para si próprio. Caldoth também estava usando Nymbis para benefício próprio, o que irritou o aprendiz, que sabia que não conseguiria derrotar seu mestre em duelo.

Mestre e aprendiz permaneceriam reinando juntos e Nymbis fez planos para um dia derrotar Caldoth, e este dia chegou quando os dois visitaram Korriban. Neste dia, Caldoth ordenou que Nymbis criasse uma estátua para si, que ficaria no topo de uma montanha. Nymbis, tendo roubado um ritual de alquimia dos aposentos de Caldoth, esperava usá-lo contra o mestre.

Este ritual poderia tornar a pele da pessoa em pedra, o que a aprisionaria em um pesadelo eterno. Nymbis não contava com o fato de Caldoth estar preparado para sua eventual traição e alterar palavras do ritual para afetar aquele que o proferisse. Numa tentativa fútil de sepultar seu mestre, Ry Nymbis proferiu as palavras do ritual, e virou o Sith que se transformou em pedra.

Ry Nymbs apareceu pela primeira vez no conto Gaze of Stone do livro Star Wars: Myths & Fables, escrito por George Mann e lançado em 2019.

Fonte: Wookieepedia

Paulo Rabelo

Aracajuano, fã de Star Wars desde quando assistia The Clone Wars na Globo. Um dos fundadores da Sociedade Jedi, trago notícias, curiosidades e resenhas sobre a nossa amada saga.