Dra. Aphra

HQ revela Mestres Jedi que sobreviveram à Ordem 66

ATENÇÃO: este texto contém spoilers de Star Wars: Doctor Aphra #32. Avisados vocês estão.

A edição número 32 da HQ Star Wars: Doctor Aphra (ou Star Wars: Doutora Aphra no Brasil) trouxe uma revelação surpreendente: Shaak Ti, togruta membro do Conselho Jedi e responsável pelo treinamento dos clones em Kamino, e Aayla Secura, twi’lek Mestre e General Jedi, não estão mortas.

Todos nós vimos Aayla Secura em Felucia cercada por clones em A Vingança do Sith e levando, no mínimo, algumas dezenas de tiros de blaster – tiros disparados até mesmo depois que ela já estava caída (e para refrescar a memória, veja a cena aqui). A cena aparece também na novelização oficial em quadrinhos de A Vingança dos Sith, publicada pela Dark House Comics em 2005.

Já a morte de Shaak Ti é mais nebulosa no cânone de Star Wars. Cenas deletadas de A Vingança dos Sith mostram dois cenários diferentes para a morte da togruta: em um ela é morta pelo General Grievous, que usou um dos seus inúmeros sabres roubados para tirar a vida de Ti, e em outro cenário ela é morta por Anakin Skywalker/Darth Vader enquanto meditava no Templo Jedi em Coruscant. A série animada The Clone Wars mostra ainda uma visão que Yoda teve da morte de Shaak Ti em uma luta contra Vader. Ou seja, não faltava vontade de matar Shaak Ti.

Apesar disso, Aayla Secura e Shaak Ti apareceram muito vivas na última edição de Star Wars: Doutora Aphra. Na HQ, Aphra embarca em uma jornada com Luke Skywalker (pois é, a arqueóloga trabalhou com todos os Skywalkers vivos). Aphra encontrou um holovídeo antigo de Shaak convidando Aayla para ajuda-la a proteger um artefato que poderia ter dado aos Sith uma arma poderosa. O artefato, chamado Kthoo’s Bell, estava no Templo Jedi de Sason, planeta da Orla Exterior. O Templo só pode ser aberto por um Jedi de coração puro e é por isso que Aphra “convida” Luke para a missão.

Depois de enfrentar uma tempestade eletromagnética e guardiões que bloqueiam a entrada no Templo, Luke e Aphra caem em uma piscina dentro do Templo Jedi de Sason e são surpreendidos por Aayla Secura e Shaak Ti em pé com sabres de luz em punho.

Luke e Aphra podem ter ficados surpresos, mas certamente não tanto quanto nós. A morte de Shaak Ti pode ser questionável, mas a de Aayla Secura sempre nos pareceu bastante definitiva.

A pergunta agora é: como Shaak Ti e Aayla Secura ainda estão vivas?

Elas estão de fato vivas?

Para descobrir, precisamos aguardar até o dia 28 de junho, data prevista para a próxima edição de Star Wars: Doutora Aphra.