Artigos

Star Wars e sua história com Clones de Sensitivos a Força

Se existe uma coisa que Star Wars ama são clones. De grandes exércitos para guerras e um certo senador escrupuloso de Naboo, a clonagem é tão intrínseca à saga quanto X-Wings, pistolas blaster e até mesmo a própria Força. Mas à medida que mergulhamos mais e mais na franquia, a mistura dessa fascinação com o poder que une sua galáxia tornou-se cada vez mais uma questão: Você pode realmente ter um clone sensível à Força?

Bem, sim – tivemos vários, na verdade, não apenas nos filmes, mas em toda a mídia de Star Wars, do antigo Universo Expandido ao atual cânone da Disney. Embora deva ser dito, a ideia de um clone sensível à força tornou-se uma espécie de fascínio para a franquia mais recentemente. O retorno do Imperador Palpatine em A Ascensão Skywalker gerou discussões em todos os lugares, desde The Mandalorian até os recentes quadrinhos de Star Wars (de um certo ponto de vista), estabelecendo as bases de como tal coisa poderia acontecer. Mas quanta precedência há para isso em Star Wars, afinal? Acontece que, um pouco.

Use the Force, Luuke

Bem antes da Guerra dos Clones ser transformada da menção passageira de Obi-Wan e Luke em Uma Nova Esperança em um aspecto fundamental das prequelas de Star Wars, a capacidade de derivar a sensibilidade da Força de um portador natural para um clone era um tópico quente de discussão. Na verdade, não um, mas dois clones Jedi formaram um aspecto importante de uma das primeiras expansões nos anos 90 do que viríamos a conhecer como o Universo Expandido: Joruus C’boath e Luuke Skywalker, que apareceram na Trilogia de Thrawn de Timothy Zahn: Herdeiro do Império, Ascenção da Força Sombria e O Último Comando.

Joruus era um “Dark Jedi” clonado por Palpatine de uma amostra do verdadeiro Mestre Jedi de mesmo nome (bem, sem o “u” extra, então apenas Jorus C’boath). Joruus comandou um grande projeto de exploração interestelar chamado Outbound Flight quase uma década antes dos eventos de A Vingança dos Sith – uma nave cheia de colonos Jedi e da República que esperavam viajar além das regiões desconhecidas na orla do espaço da República e encontrar vida extragaláctica. A missão acabou sendo um desastre, com a nave-colônia destruída pelo Chiss Ascendancy (a mando do então Chanceler Palpatine), mas antes de sua partida, cada Jedi a bordo teve uma amostra genética coletada (também a mando de Palpatine, porque, você sabe, Palpatine). Palpatine clonou Joruus usando uma tecnologia de clonagem diferente daquela que veríamos ser usada pelos Kaminoanos para fazer os exércitos de clones da República no Ataque dos Clones. Enquanto os Kaminoanos passaram uma década amadurecendo e ensinando clones à medida que envelheciam com o dobro da taxa média de maturidade, o sistema de clonagem Spaarti usado por Palpatine criou clones totalmente crescidos em um único ano, o que os tornou altamente suscetíveis à instabilidade mental, e Joruus não foi exceção.

Incumbido por Palpatine de guardar um repositório de artefatos pessoais do Lado Negro e uma de várias de suas instalações privadas de clonagem no planeta Wayland, Joruus eventualmente cruzou com o Grande Almirante Thrawn e decidiu trabalhar com ele em sua campanha para destruir o então novato Nova República. Usando seu domínio da Força e a rara habilidade da Meditação de Batalha – um estado meditativo que poderia reforçar mentalmente as forças aliadas em grande escala, enquanto debilitava os inimigos – o clone de Joruus foi um grande trunfo para Thrawn. Mas ele foi ficando cada vez mais instável e faminto por poder, então Thrawn o re-aprisionou em Wayland, onde ele finalmente lutou contra Luke Skywalker e a ex-Mão do Imperador, Mara Jade. O próprio Joruus, no entanto, não terminou com toda a coisa do clone da Força. Depois que Jade e Skywalker se recusaram a se juntar a ele como agentes do Lado Negro, Joruus revelou que ele também havia feito secretamente um clone aprimorado pela Força como seu próprio aprendiz: Luuke Skywalker, feito de material genético da mão decepada de Luke, recuperado por Darth Vader depois seu duelo em Bespin. Empunhando o sabre de luz da família Skywalker perdido na Cidade das Nuvens também, Luuke e Joruus lutaram com Luke e Mara, com ela matando os dois – aparentemente encerrando a ameaça do clone de uma vez por todas.

Sheev, Sheev, e Sheev novamente

Mas Joruus estava longe de ser o único clone da Força que Palpatine havia feito. Na verdade, simultaneamente com as coisas que rolavam na trilogia Thrawn, os quadrinhos lidavam diretamente com Palpatine fazendo corpos clones para si mesmo para transferir seu espírito. É mostrado – em uma revelação tão profundamente devastadora que Luke sucumbe brevemente ao Lado Negro como o aprendiz do Imperador renascido – que Palpatine viveu por gerações graças à transferência de sua consciência e seus poderes para corpos clones, tornando-o praticamente imortal. No entanto, não é um processo que ele pretendia usar indefinidamente. O plano final de Palpatine em Império do Mal era transferir seu espírito para o filho não nascido de Leia Organa e Han Solo, utilizando seu próprio poder potencial da Força como o neto do Escolhido para sustentar o seu próprio. Por mais estranha que possa parecer uma ideia, é uma que vimos entrar no atual cânone de Star Wars. Embora O Despertar da Força e Os Últimos Jedi tratassem as origens do Líder Supremo Snoke como um mistério, A Ascensão Skywalker revelou que Snoke não era outro senão um clone feito por Palpatine (em lotes como uma tentativa de encontrar uma nova concha para o espírito de Palpatine para retornar). Enquanto a origem genética do clone Snoke é desconhecida, Palpatine e seus Cultistas Sith fizeram vários clones com o próprio material genético de Palpatine, incluindo o pai de Rey Skywalker (que na verdade não tinha a sensibilidade à Força de que os Sith precisavam), e o corpo encontrado por Ben Solo em Exegol, e a si mesmo eventualmente destruído por Solo e Rey.

Na mídia de Star Wars desde o filme, o estabelecimento retroativo da experimentação de Palpatine com clones sensíveis à Força surgiu em vários lugares. Um tema subjacente na segunda temporada de Mandalorian, por exemplo, é que o Remanescente Imperial tem tentado encontrar seres sensíveis à Força (como Grogu) para extrair midi-chlorians. Embora ainda não tenhamos uma confirmação explícita, o aparecimento de clones fracassados ​​de aparência misteriosa de Snoke a partir dessa experimentação parece pelo menos implicar que o programa é feito a mando de Palpatine do além-túmulo. Mas Sheev ou não, ainda é um exemplo de clonagem forte sendo um conceito vivo e bem no cânone atual. Mais recentemente, Darth Vader #11 da Marvel nos levou à base Sith secreta de Palpatine em Exegol e sugeriu fortemente que, como havia feito na velha UE, ele havia recuperado a mão decepada de Luke de Bespin para fazer experiências. Como um diretor famoso disse uma vez, é como poesia, rima.

Os clones que poderiam ter sido

Porém, tudo isso é muito específico do próprio Palpatine, planos pessoais longe da principal usina de clonagem que vimos na Saga Skywalker: os Kaminoanos, e eles ainda não têm qualquer história “canônica” explícita com experimentos na sensibilidade à Força – fora de videogames, quero dizer. Battlefront III, a continuação pretendida da série de tiro Star Wars original projetada pela Free Radical, deveria incluir um modo de história que seguia dois clones especiais no rescaldo da Ordem 66: X1 e X2. A história deles acabou sobrevivendo no spinoff portátil Battlefront: Elite Squadrons, revelando os Clones X não como descendentes de Jango Fett aprimorados, mas clones especiais criados a partir de material genético coletado do Cavaleiro Jedi Falon Gray depois que o Jedi ferido foi levado a Kamino para tratamento como um padawan. Pegando uma amostra do gene sem seu consentimento, os Kaminoanos desenvolveram X1 e X2, incumbindo-os de manter suas habilidades da Força secretas enquanto ajudavam a treinar o eventual Grande Exército da República, lutando ao lado de seus “irmãos” Fett na Guerra dos Clones.

Com a destruição dos Jedi e a ascensão do Império, X1 e X2 seguiram caminhos diferentes depois que uma missão para caçar um Jedi fugitivo os colocou de volta em conexão com Gray. X1, febrilmente leal ao Império, executou Gray e feriu seu irmão depois que X2 decidiu desertar, horrorizado com a disposição do Império de assassinar civis por abrigar um ex-Jedi. Enquanto X1 permaneceu um poderoso leal ao Imperial, até mesmo se tornando um Sith após a morte de Palpatine, X2 treinou nos caminhos da Força e eventualmente ajudou a Rebelião como soldado e Jedi, sobrevivendo ao conflito por tempo suficiente para se tornar um Mestre Jedi na reconstrução de Luke Skywalker.

X1 e X2 não foram as únicas estrelas do jogo a se aproximar dos Kaminoanos. A premissa de The Force Unleashed II viu Darth Vader usar as instalações de clonagem Kaminoana para recriar o protagonista do primeiro jogo, Galen Marek, depois que Marek se sacrificou para salvar os fundadores da Aliança Rebelde no clímax do primeiro jogo. Apelidado de Assunto 1138, o clone de Marek que os jogadores usam em Force Unleashed II experimentaram instabilidade mental semelhante a clones como Luuke e Joruus, marcando as memórias de Marek de seu amor, o ex-agente Imperial Juno Eclipse. Jogado de lado por Vader como um fracasso, 1138 assumiu a identidade de Marek e, finalmente, juntou-se à Rebelião – no entanto, com o cancelamento da série, ele nunca mais foi visto.

A Conexão Omega

Isso nos traz a Omega e Star Wars: The Bad Batch. A última série animada da Lucasfilm, derivada da estreia do esquadrão titular em As Guerras dos Clones, nos apresenta o jovem clone, parte do mesmo lote anormal de clones de Jango Fett que criaram nossos soldados heróis de elite. O principal “defeito” de Omega, como visto até agora, é que ela é mulher, mas a série, de maneiras sutis e abertas, sugeriu que talvez haja mais nela do que sabemos. Omega demonstrou ser adepta da imitação das pessoas ao seu redor, não apenas em termos de ação, mas também empaticamente. Em alguns momentos, ela foi capaz de entender vagamente o que está prestes a acontecer com alguém – como quando ela conforta Crosshair quando ele está prestes a ser levado para ter seu chip inibidor aumentado na estreia da série. Para alguns, as habilidades de Omega são um mistério a desvendar, e essas dicas sugerem que talvez a clonagem de Omega seja um resultado direto da tentativa de gerar sensibilidade à Força dentro do exército de clones. Embora saibamos que seu modelo genético é Jango Fett e não Palpatine, não é como se os Kaminoanos não tivessem acesso a Sensitivos da Força durante a Guerra dos Clones – os Jedi lutaram e morreram defendendo o mundo natal de seus exércitos, então midi-cholorians estavam em grande quantidade para alcançar.

Dado que em The Bad Batch o governo Kaminoano expressou valor em Omega como seu futuro potencial depois que o Império deixar claro que renegará o acordo da República para fazer soldados clones, experimentar recriar Jedi através do material que eles já tinham pode ser um próximo passo lógico. O tempo dirá se as habilidades de Omega serão ou não apenas sentidos aprimorados, como seus irmãos em lote, ou parte de um plano mais amplo que vimos Star Wars tocar nos filmes. Se há mais nela do que parece, então, como dissemos antes: não seria a primeira vez que Guerra nas Estrelas experimentou a clonagem e a Força como pensamos que a conhecemos.

Traduzido e adaptado do: iO9.