ArtigosCânonCronologia – Vídeo GamesCuriosidadesEAOutras

Star Wars: Jedi Fallen Order | O que você precisa saber sobre os Inquisidores

Star Wars: Jedi Fallen Order é o mais novo (e mais promissor) game da franquia Star Wars.
O game vem colecionando boas críticas por conta de sua história e jogabilidade envolventes.

Mas não há boas histórias sem bons vilões, não é mesmo? Por isso, vamos falar um pouco sobre os Inquisidores.

Apresentados em Star Wars: Rebels, os Inquisidores são agentes Imperiais e seguidores do Lado Sombrio da Força.
Mas o que exatamente se sabe sobre esses poderosos inimigos? Aí vai uma listinha de coisas que você precisa saber sobre essa classe de guerreiros que assombram os piores pesadelos de nossos heróis:

Origem e missão

Por conta de alguns Jedi sobreviventes da Ordem 66, como o grande mestre Yoda e Obi-Wan Kenobi, o Imperador viu que ainda poderia haver a possibilidade de mais Jedi terem sobrevivido ao ataque e se escondidos por cada canto da galáxia, e isso poderia resultar na destruição do Império de forma prematura.

Mas por que não soltar Vader em cima deles? Afinal de contas, Darth Vader foi responsável pela caça e extermínio dos Jedi sobreviventes até então.

A resposta para essa questão é bastante simples.

Darth Vader é extremamente poderoso e facilmente poderia derrotar alguns Jedi, mas ele é apenas um homem contra um número desconhecido de Jedi que conseguiram escapar e se esconder por toda a galáxia. E o Imperador sabia que se por algum acaso Vader falhasse, esse ato poderia resultar em uma falha desastrosa para o Império. Pois devemos levar em consideração que o Império está dando seus primeiros passos nesse período, e perder um Lorde Sith nesse curto período de tempo seria péssimo para Palpatine e para o Império.

Então já que Darth Vader não seria capaz de derrotar todos os Jedi remanescentes sozinho, por que não dar a ele uma “força tarefa”? E é aí que entram os Inquisidores. Sua principal função, é destruir os Jedi que sobreviveram as Guerras Clônicas e à Ordem 66. Mas não só isso, os Inquisidores também são responsáveis por tratarem de assuntos referentes à Força, desde pequenos artefatos Sith quanto uma criança manifestando o poder da Força, deixando assim Vader e Palpatine cuidando de assuntos mais importantes para o Império ainda em ascensão.

Sith – Ser ou não ser?

Muito pouco se sabe sobre a filosofia do Lado Sombrio da Força e da Ordem Sith, dentro do novo cânone claro, mas ainda assim, sabemos que existe a famosa Regra de dois criada por Darth Bane. Onde ela dita que devem existir apenas dois Sith por geração. Um mestre e um aprendiz. Nem mais nem menos.

Com isso, temos Darth Sidious e Darth Vader. Um mestre e um aprendiz. Nem mais nem menos.

Então aonde entram os Inquisidores dentro dessa hierarquia?

Os Inquisidores, apesar de terem praticamente os mesmos poderes, as mesmas habilidades e uma ligação bastante forte com o Lado Sombrio, não são considerados Sith.

É interessante destacar também que os Inquisidores também não possuem patentes militares dentro do Império. Isso não significa que eles não tenham autoridade com os militares da marinha imperial por exemplo. Afinal de contas é preciso ter muita coragem para se opor a alguém que possa matá-lo com facilidade, não acha?

Jedi corrompidos

Outro padrão que se repete é o fato dos Inquisidores terem pertencido a antiga Ordem Jedi, como é o caso do Grande Inquisidor, da Segunda irmã e do Décimo irmão, por exemplo. Todos foram antigos Jedi que acabaram sucumbindo ao Lado Sombrio, e é por isso que todos os Inquisidores são sensíveis a Força, mas de nada vale toda essa sensibilidade sem o devido treinamento nos caminhos do Lado Sombrio.

Pouco se sabe sobre seus momentos como membros da ordem, e muito menos sobre a sua queda.

Com exceção do Décimo irmão que lutou ao lado do mestre Mace Windu nas Guerras Cônicas. Prosset Dibs, como era conhecido, era um Jedi cego, mas isso não era uma desvantagem em momento algum, Dibs conseguia enxergar e sentir o mundo ao seu redor através da Força.

Dibs não aceitava o papel dos Jedi nas guerras, seu descontentamento era tanto que ele confrontou Mace Windu em um duelo de sabres de luz. Após ser derrotado, Dibs foi mantido prisioneiro em uma biblioteca da Ordem Jedi por conta de sua traição.

Treinados por Darth Vader

Foi dada a Vader a missão de treinar o Inquisidores não só nos caminhos obscuros da Força mas também em novas formas de batalha com os sabres.

O treinamento foi bastante intensivo, e sangrento. Vader escolhia partes do corpo do adversário para decepar. Um olho, um braço, uma perna, que seja.

Foi dito por Vader que o objetivo desse treinamento era lidar com a perda, a dor e o sofrimento de forma natural. Coisa que Vader conhecia bem.

Bem até demais.

Outro fato bastante interessante sobre o treinamento, é que assim como os Sith, os Inquisidores também precisam corromper os cristais Kyber para utilizá-los em seus sabres. Fazendo com que os cristais adquiram a famosa cor vermelha.

E por falar nos sabres de luz. Os sabres dos Inquisidores são bastante atípicos. Todos eles são formados por lâminas duplas unidas por um punho em formato de disco, esse sabre pode se dobrar para se tornar uma única lâmina ou pode girar a uma velocidade incrível, transformando-o em uma hélice escarlate mortal.