ArtigosGames

Chefe do Estúdio da Ubisoft por trás de Star Wars saiu

Após um ano difícil que incluiu alegações de abuso e má conduta, a Ubisoft mais uma vez se encontra em território incerto. O diretor administrativo da Ubisoft Massive, David Polfeldt, está deixando o cargo.

O pessoal da Axios relata que Polfeldt não será mais o chefe de Division, Star Wars e Avatar a partir de 1º de julho. Ubisoft informou aos funcionários sobre a partida de Polfeldt hoje por meio de um memorando interno. Nele, a empresa explicou que Polfeldt está “pronto para um novo desafio” e que após um período sabático de seis meses, ele retornará à Ubisoft em uma nova “função estratégica”. Aparentemente, a substituição de Polfeldt já foi planejada, mas a Ubisoft ainda não pode dizer quem é.

A Ubisoft confirmou a notícia em comunicado ao Kotaku.

“Depois de mais de 12 anos conduzindo a Ubisoft Massive para um tremendo sucesso, David Polfeldt está tirando um breve ano sabático antes de retornar à Ubisoft em uma nova função,” um representante da Ubisoft disse ao Kotaku por e-mail. “Já nomeamos o sucessor de David e estamos ansiosos para compartilhar mais detalhes em uma data posterior.”

Polfeldt está longe de ser a única figura poderosa da Ubisoft a renunciar nos últimos tempos. No ano passado, após semanas de relatos de má conduta, o diretor de criação da Ubisoft, Serge Hascoët, renunciou, assim como o chefe dos estúdios canadenses da Ubisoft, Yannis Mallat, e a chefe global de recursos humanos Cécile Cornet. Mais recentemente, Charlie Guillemot, codiretor do estúdio móvel da Ubisoft Owlient e filho do CEO da Ubisoft, Yves Guillemot, deixou a empresa no mês passado. O co-líder Owlient, Rémi Pellerin, também saiu.

Embora Polfeldt não estivesse implicado em nenhuma alegação de má conduta, seu estúdio estava, como parte de uma investigação sobre acusações de má conduta contra a Ubisoft, fontes disseram ao time do Kotaku em agosto passado que o diretor de experiência do consumidor da Ubisoft Massive, Antoine Emond, estava sendo investigado após supostamente ter abusado sexualmente de um estagiário. Em março de 2021, Emond não estava mais trabalhando na Ubisoft Massive.

Embora a Ubisoft ainda não tenha mostrado seu próximo jogo Star Wars de mundo aberto, Avatar: Frontiers of Pandora fez sua estreia durante a apresentação da empresa na E3 no fim de semana passado, embora sem jogabilidade real. O que a saída de Polfeldt significa para os dois jogos de alto perfil não está claro neste momento, mas de modo geral, grandes mudanças no topo sempre tem algum impacto nas franquias.