Filmes

Agora é a hora de relançar o Holiday Special

Depois de mais de 40 anos, a saga Skywalker de nove episódios foi oficialmente concluída em dezembro do ano passado (2019), marcando verdadeiramente o fim de uma era cinematográfica. Embora os fãs sentissem que passaram por situações semelhantes quando a trilogia original foi concluída em 1983 e quando a trilogia prequel foi concluída em 2005, o criador George Lucas frequentemente sugeriu sua visão de nove episódios e que a possibilidade estava sempre aberta para isso. Independentemente de como você se sentiu em Star Wars: The Rise of the Skywalker, amando suas revelações ou odiando suas oportunidades perdidas, a melhor maneira de excitar e encantar os fãs poderia ser trazendo-lhes o Star Wars Holiday Special, amplamente considerado o ponto mais baixo de toda a história da Lucasfilm.

Aproveitando o sucesso de Guerra nas Estrelas de 1977 (que ainda não havia conquistado o subtítulo “Uma Nova Esperança”), George Lucas permitiu que a CBS desenvolvesse um novo show de variedades no ar na temporada de férias, que viu o retorno da maioria dos o elenco do filme. Apesar do envolvimento, o evento funcionou como uma variedade padrão especial com convidados musicais e desenhos cômicos, embora sobrepostos com um tema de Guerra nas Estrelas. Desde Bea Arthur cantando na Mos Eisley Cantina até longos períodos de tempo, onde apenas a família de Chewbacca se comunicava em sua língua Shyriiwook (sem legendas em inglês, veja bem) e culminando em um número musical com o elenco do filme homenageando “Life Day”, o programa é mais bizarro e entediante do que você pode imaginar.

Lucas ficou tão decepcionado com o produto final que o especial foi ao ar apenas uma vez e nunca foi disponibilizado em nenhum formato oficial de alta qualidade.

Um episódio recente da Disney Gallery: The Mandalorian confirmou a noção especulada anteriormente de que o estúdio, de fato, possuía o especial no que parece ser sua condição original, o que surpreendeu muitos fãs que assumiram que todas as cópias do programa tinham sido destruídas. No episódio da série intitulado “Connections”, o criador da Mandalorian, Jon Favreau, revelou as maneiras pelas quais a série apresentava Easter Eggs para o especial, seguida pelo momento emocionante em que os clipes do especial eram mostrados ao espectador.

Uma razão pela qual o especial deve ser lançado é devido à forma como o fandom se sente mais dividido do que nunca. Os fãs de Star Wars sempre debateram apaixonadamente todos os elementos da série, mas o lançamento de Star Wars: The Last Jedi resultou em um ponto de ruptura para os fãs. Enquanto alguns fãs apreciaram a ambição do escritor/diretor Rian Johnson de levar a franquia em novas direções emocionantes, outros ficaram desapontados por terem sido negados batimentos narrativos pelos quais esperam há anos. Adicione a essas divergências a natureza tóxica das mídias sociais e do público, apaixonadamente divididas e argumentativas, uma divisão que continuou com The Rise of Skywalker, quando os fãs se separaram em dois campos opostos e não deixaram espaço para nuances entre eles.

Ao lançar o Holiday Special, os fãs poderão se reunir para abraçar o que é definitivamente o conteúdo mais decepcionante em que o estúdio está oficialmente envolvido.

Graças à estréia da série competitiva Star Wars: Jedi Temple Challenge no YouTube, os fãs tiveram a experiência única de assistir a um programa que empresta elementos do cânone oficial, mas também incorpora elementos do mundo real por meio de concorrentes. Nos anos desde que a Disney comprou a Lucasfilm, ela pretendia unificar o cânone com todos os seus filmes, programas de TV e videogames, mas com o Jedi Temple Challenge operando entre o cânon fictício e o mundo real, o momento de lançar o Holiday Special agora seria apenas continuar a tendência estabelecida por essa série, livrando-se das pressões canônicas e confusas que teria enfrentado no meio da Saga Skywalker. O estúdio distanciou amplamente seu universo ficcional de qualquer conexão com a nossa própria realidade, com a quebra desse selo permitindo que o Especial de Férias continuasse a preencher essas lacunas.

Falando em tempo, enquanto alguns argumentam que seria mais apropriado lançar o Holiday Special mais perto da temporada de fim de ano, fosse esse o caso, os fãs certamente estariam mais propensos a exigir seu lançamento e resultariam em mais atenção. Além disso, das maneiras pelas quais a Disney está disponibilizando os materiais suplementares de um filme para transmissão no Disney+, incluindo documentários de longa metragem sobre filmes, o estúdio poderia liberar silenciosamente o especial agora como um recurso bônus para o filme original e permitir que o público o descobrisse por si mesmos, em oposição a atrair o máximo de atenção possível por meio de campanhas de marketing.

Vários executivos da Lucasfilm já disseram que a razão pela qual o especial foi enterrado é em grande parte por embaraço, embora o estúdio tenha ocultado o conteúdo por vários motivos. Por exemplo, Star Wars Detours era uma série animada dos criadores de Robot Chicken que parodiou personagens e situações icônicas da franquia, anunciada em Star Wars Celebration em 2012. Quando a Disney comprou o estúdio no final daquele ano, esse projeto foi arquivado indefinidamente, já que a empresa não queria que a primeira exposição de algumas novas gerações à saga fosse um filme cômico da amada galáxia.

Atualmente, a Lucasfilm tem três datas de lançamento garantidas para filmes sem aviso prévio, a partir de dezembro de 2022, sem nenhuma sugestão sobre o que esse filme poderia ser. Entre a falta de confirmação sobre o projeto, além dos atrasos causados ​​pela pandemia de coronavírus, estamos a pelo menos dois anos de um novo filme nos cinemas, que provavelmente terá o objetivo de atender a novos públicos. Quanto mais chegamos perto desse lançamento, menor a probabilidade de vermos o Holiday Special lançado, com uma apresentação passiva dele para agradar os fãs, enquanto o estúdio não precisaria promovê-lo como outros projetos altamente esperados.

Com os tempos sendo tão difíceis em todo o mundo por várias razões, a Disney e a Lucasfilm têm uma janela de tempo única para capturar uma oportunidade única de oferecer aos fãs uma das experiências mais bizarras e estranhamente encantadoras que já aconteceram na franquia e se uniram. fãs, permitindo-nos deleitar-se com seu absurdo. E, se eles continuarem fingindo que nunca existiu, pelo menos podemos encontrá-lo no YouTube.