Quadrinhos

Editor de quadrinhos de Star Wars explica o duelo de filosofias entre a Lucasfilm e a Marvel

Atingindo o equilíbrio entre as marcas.

Darth Vader aprendendo que foi seu filho Luke Skywalker que destruiu a Estrela da Morte. A introdução surpresa da suposta esposa de Han Solo e a princesa Leia encontando os últimos cidadãos restantes de Alderaan. Esses são momentos-chave da mitologia de Star Wars, mas eles não estão em nenhum dos filmes. Eles são todos os produtos da linha de quadrinhos de Star Wars da Marvel Comics que começaram em 2015 e vêm contribuindo com o cânone desde então. Mas mesmo que esses quadrinhos de Star Wars tenham sido um sucesso entre os fãs e estejam vendendo muito bem, foi necessários dois gigantes da mídia, Marvel e Lucasfilm, a aprenderem a trabalhar juntos, embora tenham uma maneira muito diferente de fazer as coisas.

Embora muitos trabalhem para ajudar a fazer os quadrinhos de Star Wars acontecerem, é o editor da Marvel, Jordan D. White, que supervisiona toda a linha. Ele trabalha em estreita colaboração com a Lucasfilm para ajudar a criar histórias que se encaixam antes, depois e entre os filmes. Durante uma entrevista concedida em 2018 a IGN por telefone com White, ele explicou como as diferentes filosofias de histórias da Marvel e da Lucasfilm criaram alguns desafios. As duas empresas são obviamente líderes do setor no que fazem, mas o fazem com abordagens únicas que, à primeira vista, não se misturam automaticamente. No entanto, mesmo ao relembrar como as mentalidades das duas empresas se opunham às vezes, White nunca expressou sentimentos de frustração ou que uma estava forçando sua vontade na outra. Suas histórias parecem mais dois músicos sentados para tocar juntos pela primeira vez e curtindo o processo de encontrar perfeita harmonia. A Sociedade Jedi traz esta entrevista traduzida abaixo.

Entrevistador: Quando a Marvel começou a publicar quadrinhos de Star Wars em 2015, qual era a filosofia geral que guiava a linha? E você se ateve a isso ou decidiu fazer grandes desvios?

Jordan White: Nossa idéia principal era dupla. Uma é criar quadrinhos que se pareçam ao máximo possível a assistir aos filmes, mas também fazê-los da maneira da Marvel. Certamente, tentamos fazê-los com o máximo possível da vibe dos filmes, com certeza. Mas provavelmente não desenvolvemos os processos exatos da Marvel tanto quanto nós geralmente fazemos, porque também nos adaptamos mais às formas da Lucasfilm. Marvel e Lucasfilm têm filosofias muito diferentes de como abordar as histórias e como abordar a continuidade especialmente. Então, acho que quando começamos, ficamos tipo, bem, aqui está como trabalhamos, e eles ficaram tipo, oh, interessantes. E, com o tempo, aprendemos sobre como o outro faz isso e criamos uma maneira de trabalhar com nós dois.

Como a raiz de suas histórias e a continuidade estão nos filmes, eles são fundamentados na realidade da criação de filmes de uma maneira que nós, por sermos baseados em quadrinhos, não somos. O que quero dizer com isso? O exemplo mais fácil é que os atores envelhecem e, se você quer fazer um novo filme de Star Wars 40 anos após o filme original, o cara que interpreta Luke Skywalker tem que ser um cara diferente ou ele deve estar significativamente mais velho. Considerando que podemos fazer histórias em quadrinhos sobre o Homem-Aranha relativamente perto da mesma idade que ele era… Bem, ele não está mais no ensino médio, então envelheceu um pouco, mas relativamente próximo da idade que tinha 40 anos atrás, com certeza. Quero apenas dizer que você pode contar um número infinito de histórias em um período de tempo, e elas são um pouco mais voltadas para a criação e o preenchimento de uma linha do tempo.

Além disso, tem o fato de suas histórias ocorrerem em pontos diferentes na mesma linha do tempo. Não há nenhum presente de Star Wars, exceto, talvez, você possa pensar que o presente é a trilogia atual, mas então você olha, bem, que outros filmes acabaram de sair? O Rogue One acabou de sair, e acontece mais cedo. Solo está prestes a sair, isso acontece mais cedo. Eles pulam nessa linha do tempo e contam histórias por todos os lados. Na maioria das vezes, a narrativa da Marvel acontece em apenas agora. Obviamente, fazemos histórias em flashback, mas a maior parte do que fazemos ocorre agora. Definitivamente, trouxemos essa filosofia para Star Wars. É por isso que, quando começamos a linha, dissemos, a maior parte das histórias que contaremos ocorrerá em um “agora”. Vamos escolher um agora e vamos cumpri-lo. E nós temos feito isso, até certo ponto, mas não completamente.

O que dificulta são coisas como um crossover. Se queremos ter um crossover entre os X-Men, todos os quadrinhos dos X-Men acontecem agora, não precisamos nos preocupar com isso. É fácil, todos eles se encontram em um lugar e lutam. Se quiséssemos fazer isso em Star Wars, isso se tornaria muito complicado, porque como você faz um cruzamento entre Darth Vader e Poe Dameron? Você meio que não pode. Ou, se o fizer, deve ser um tipo muito diferente de crossover. Então, nós também pensamos sobre esse tipo de coisa, mas definitivamente é preciso uma mudança de filosofia de onde começamos.

Entrevistador: Depois que a Marvel cobriu todas as bases mais óbvias, você começou a fazer quadrinhos sobre Mace Windu durante as Guerras Clônicas e até os que eu não esperava, estrelados por Obi-Wan e Anakin após o episódio I. Como você decide qual será a próxima história em quadrinhos de Star Wars?

White: Elas vêm de todos os lugares diferentes. Neste ponto, fizemos algumas minisséries. Algumas delas têm sido escritores nos apresentando uma idéia para um personagem. Tipo, sabemos que queremos trabalhar com esse escritor, e então eles dizem bem, aqui está uma ideia que tenho para esse personagem. Outros somos nós, editorial da Marvel, dizendo: aqui está o que queremos fazer, um quadrinho sobre isso, depois encontramos um escritor, e o enviamos à Lucasfilm. Outras vezes, a Lucasfilm diz, ei, você sabe, faria sentido fazer isso neste momento, vinculando-se a esse filme ou videogame ou programa de TV. E respondemos, absolutamente, com certeza, vamos fazê-lo. Então, eles vêm de todos os lugares diferentes.

Entrevistador: Qual é o fator decisivo para saber se algo vai ser uma série longa ou uma minissérie? Quando foi revelado que os quadrinhos de Poe Dameron seriam contínuos, isso surpreendeu muitos. Foi uma surpresa continuar falando sobre um dos personagens principais de uma trilogia que ainda não foi concluída.

White: Essa é uma pergunta complicada de responder. Porque mencionei diferenças nas filosofias da Marvel e da Lucasfilm. Uma série de histórias em quadrinhos em andamento era algo relativamente estranho ao modo de pensar deles. Quando nós, do lado da Marvel, tratavamos como apenas um quadrinho comum da Marvel, vamos começar uma série em andamento, a ideia é que, em um mundo perfeito de qualquer maneira, começaremos algumas histórias que nunca terminarão. Vamos começar a contar histórias e nunca pararemos, se tudo correr bem. Atingiremos a edição 20.000 e continuaremos.

Isso é muito antitético ao modo como a Lucasfilms pensa nas coisas, como eu disse, eles têm uma linha do tempo fixa e dizem: ok, aqui está o período em que sua história vai acontecer e você não pode sair de casa, desses limites. Não quero que pareçam professores de escola ou algo assim, como se estivessem nos castigando. É uma maneira diferente de ver as coisas, porque a linha do tempo é uma linha do tempo que ricocheteia. Este filme será realizado aqui. E vai contar essa história, e começará por aí, e terminará por aí. Esta série de TV acontecerá aqui e fará a mesma coisa. Então, quando começamos a lançar as séries em andamento, essa ideia era um pouco … não quero dizer estranha, mas não era assim que eles encaravam as coisas. Eles não diziam: sim, aqui é um lugar onde você pode contar histórias para sempre. Definitivamente, eles preferem que entremos e saímos, eis a história que pretendemos contar, e contaremos sobre muitas questões, mesmo que esse seja um grande número de questões. Eles preferem que haja algum tipo de ponto final de qualquer maneira.

O que decide se é contínuo é o tipo e número de questões que planejamos contar uma história. A primeira série de Darth Vader fizemos 25, e acho que basta, era uma série continua. Dura vários anos. Eu acho que você poderia chamar de série maxi se você realmente quisesse, mas é realmente apenas uma série continua. Star Wars é um pouco diferente, porque é uma HQ que lidera a linha, e conseguimos dizer que manteremos isso o maior tempo possível. Com Poe, todos os envolvidos, tanto a Lucasfilm quanto a Marvel, queriam fazer histórias que tocassem a nova trilogia de alguma forma. Agora que Os Últimos Jedi saiu, posso falar um pouco mais francamente sobre algo que não podia antes. O fato de Os Últimos Jedi acontecer imediatamente após O Despertar da Força significava que não poderíamos contar histórias entre os filmes.

Entrevistador: A atual série Star Wars se passa entre Uma Nova Esperança e O Império Contra-Ataca, e existe uma suposição de que eventualmente a série concluirá seu tempo lá e mudará para explorar o tempo entre Império e O Retorno dos Jedi. Isso é algo que os fãs podem esperar que aconteça?

White: é meio que cinquenta e cinquenta. Definitivamente, eventualmente, teremos que abandonar esse período. Essa é toda uma filosofia da Lucasfilms versus a filosofia da Marvel, porque, novamente, como eu disse antes, você conta um número infinito de histórias do Homem-Aranha e diz: quer saber, ele ainda não chegou aos 30 anos. Ele nunca irá, provavelmente. Exceto em histórias secundárias estranhas. Podemos contar um número infinito de histórias que acontecem entre 15 e 25. Então, nesse nível, eu quero poder dizer, não, podemos apenas contar histórias para sempre, definidas nesse período. Na vida real, não podemos. Precisamos absolutamente parar de contar histórias por lá. Se isso será seguido imediatamente por histórias entre os Episódios V e VI, acho que está mais no ar, o que for a melhor coisa a fazer. Eu gostaria de mudar de época, mas não sei se é isso que vamos fazer naquele momento, porque, quem sabe, nesse ponto talvez seja melhor mudar para pós-Jedi, talvez seja melhor focar quer dizer, quem sabe quando será, certo? Até lá, talvez precisemos nos concentrar nas coisas pós-Episódio XII.

[Nota do editor: esta entrevista foi editada para encurtamento.]

Nota do Tradutor: Bom, como está entrevista é de 2018 algumas questões estão defasadas. A HQ Star Wars eventualmente chegou ao fim no capitulo 75 e sua sucessora está abordando o período pós O Império Contra-Ataca. De qualquer forma a entrevista é bem interessante para vermos as diferenças criativas da Marvel e da Lucasfilm.

theofairbanks

Paulistano, atualmente moro em São José dos Campos, sou fã da saga desde 2002, mas quando entrei para o grupo no Facebook Star Wars em 2014 meu mundo se abriu para um imenso universo de outros Fãs, discussões e amizades. Estou na Sociedade Jedi desde o seu inicio, e tento trazer noticias comparações, e projetos mais alternativos de interação com os leitores.