ArtigosEpisódio VIII - Os Últimos JediEspeculações

Os Jedi devem acabar? Não! Rey fará Luke mudar de ideia

No teaser trailer vimos Luke desejando o fim dos Jedi, contudo, ele terá sua fé por eles restabelecida. Fiquem com essa especulação abaixo.

Em O Despertar da Força é dito que Luke é o último Jedi, no entanto, ele não considera mais ser um. É realmente Luke falando que os Jedi devem acabar no teaser, Mark Hamill confirmou essa informação. Parece que Skywalker não é mais um Jedi e muito menos um Sith, ele está no meio da força, no equilíbrio.

”Jedi e Sith dominam o Ashla e Bogan. A luz e a escuridão. Eu sou aquele no meio, O Bendu.”

No seriado cânon Rebels é apresentado um indivíduo que não está nem na luz e nem na escuridão, mas no centro da Força, ele se chama Bendu. Luke deve ter descoberto esse novo caminho depois de perder a fé com a doutrina Jedi: seu pai, Anakin Skywalker, um grande Jedi, caiu para o lado sombrio, sendo um dos responsáveis pela queda da República, e agora seu sobrinho e aluno Ben seguiu o mesmo caminho em um outro evento. Durante toda sua vida, Skywalker sempre sentiu a pluralidade da Força nele e em sua família. Ele ouviu de seus mestres, Obi-Wan e Yoda, o sofrimento que seu pai causou à galáxia por não ter conseguido lidar com a dualidade e depois sentiu pessoalmente a Ordem ser destruída novamente por mais um membro de sua família, Kylo Ren.

O filho de Anakin deve ter passado por muito sofrimento, dor, angústia, raiva e dúvidas ao ver tudo destruído. Luke, então, foi buscar respostas em Ahch-To, local do Primeiro Templo Jedi. Nesse local (ainda não sabemos claramente as razões) decidiu não ser mais Jedi, mas outra coisa, um ser que usa os dois lados da Força em equilíbrio. Luke, como último resquício da antiga religião, deve ter decidido nunca mais sair de Ahch-To, para que a doutrina jedi morra com ele nesse lugar. Mas será que esse será seu destino?

Ficou claro em O Despertar da Força que Rey admirava muitos os Jedi e via Luke como um lendário herói. A Força, então, ligou ela a Skywalker. Veja essa declaração de Daisy Ridley quando participava do painel de Os Últimos Jedi:

”No filme, iremos a fundo na história de Rey e o que fica claro é que Rey possui expectativas do que ela pode conseguir de Luke. É difícil encontrar os seus heróis, porque eles podem não ser o que você espera”.

Rey quando vai atrás de Luke espera encontrar o herói lendário, de quem ela cresceu ouvindo sobre os feitos. Contudo, deverá ficar decepcionada com a mudança de personalidade de Skywalker. Por algum motivo ele decide treiná-la. Talvez Luke aceite o pedido de ajuda de Leia em ajudar a Resistência e use Rey para derrotar Kylo Ren, talvez não tenha coragem de fazer isso. No entanto, ela não será treinada nos caminhos do lado luminoso, mas pelo da neutralidade, no teaser isso fica claro:

(Luke) Respire. Apenas respire. Agora concentre-se. O que você ver:

(Rey) Luz. Escuridão. O equilíbrio.

(Luke) É muito maior.

Pode ser que Rey, durante seu treinamento na neutralidade, sinta que esse não é o verdadeiro caminho. Há rumores de que teremos novamente uma outra visão da Força. No teaser vimos uma estante com alguns livros no interior de uma árvore e um deles com o símbolo da Ordem Jedi, se olhar a imagem detalhadamente pode-se ver manchas de queimaduras, talvez eles estivessem na academia que foi destruída e Luke os tenha pego nos restos do lugar, mas com sua mudança de pensamento tenha deixado eles escondidos em Ahch-To, possivelmente na tal árvore da Força.

Por algum motivo Rey descobriu esse lugar, talvez com ajuda dos espíritos da Força (Obi-Wan e Yoda) e talvez através desse livros ela tenha outra visão, dessa vez mostrando a destruição do templo e o sofrimento que seu mestre passou. Rey nesse momento deve ter decidido que Luke está equivocado e deve voltar para o caminho Jedi. A garota teve uma vida difícil, foi abandonada por seus pais em um dos piores e mais perigosos planetas, Jakku, mas nunca perdeu as esperanças em mudar de vida e reencontrar sua família. Parece que a Força enviou Rey a Luke para que ela ilumine seu caminho novamente. É de se notar a ligação entre eles. Todas visões de Rey estão relacionadas a um fato de Skywalker. Cheia de esperança e de luz, Rey fará Luke mudar de ideia (mas não antes de nos dar uma luta no modo equilíbrio). Entretanto, deve ter algum tipo de reformulação na doutrina. Luke e Rey serão os novos Jedi que irão surgir na previsão de Snoke. O cartaz abaixo pode ser uma dica: Rey no centro guiada pelo lado da luz (parecendo o símbolo da Ordem Jedi) e Luke e Kylo guiados por outros caminhos da Força.