LivrosResenha | Livros

A luta contra os Nihil continua em ‘Fora das Sombras’

A Lucasfilm iniciou há alguns anos um super-projeto multimídia intitulado The High Republic, situado centenas de anos antes dos eventos de A Ameaça Fantasma. É um período inexplorado no Universo Star Wars e rico de possibilidades. Nessa era, os Jedi estão no auge do poder e a República vive em paz enquanto busca ampliar seu manto sobre a Orla Exterior.

Entretanto, essa paz chega ao fim quando os Nihil, uma organização de piratas, se revelam para a República, iniciando uma guerra sangrenta em dezenas de mundos. Muitos Jedi começam a ter suas atenções voltadas ao conflito e muitos deles meros Padawans. Um desses Padawans é Reath Silas, que apareceu pela primeira vez no livro Na Escuridão, publicado pela Universo Geek em 2022, um jovem Jedi estudioso que se vê desnorteado ao perder sua Mestre durante o Grande Desastre e nos primeiros ataques dos Nihil.

A história de Reath Silas continua na sequência, Fora das Sombras, publicado no ano de 2023 pela Universo Geek. Neste livro, Reath agora tem como mestre o Jedi Cohmac Vitus, também apresentado na história anterior. Após retornarem de uma missão, eles se encontraram com Vernestra Rwoh, uma jovem Cavaleira Jedi de apenas 17 anos, e seu Padawan Imri Cantaros. Vernestra tomou Imri logo após se tornar uma Cavaleira Jedi, substituindo o antigo Mestre de Imri, que morreu em um terrível ataque Nihil.

Capa e contracapa de Fora das Sombras (Via Universo Geek)

O encontro acontece na estação Farol da Luz Estelar, um grande centro de encontro para milhares de pessoas no limite do espaço da República. Entretanto, a estadia dos quatro no Farol chega ao fim quando Vernestra e Imri são requisitados para retornar a Coruscant, e Cohmac e Reath aproveitam para ir juntos de volta ao Templo Jedi.

Enquanto isso, somos apresentados a Silvestri Yarrow, a protagonista primária da história. Silvestri é uma jovem pilota que, logo no início do livro, se vê numa péssima situação ao ser atacada pelos Nihil e perder sua nave, a Zigue-zague. Essa nave é a última memória de Silvestri, que perdeu a mãe algum tempo antes em um ataque dos Nihil.

Silvestri decide, então, ir a Coruscant para denunciar o ataque Nihil, que aconteceu em um sistema tão próximo da República. Entretanto, ela leva um banho de água fria ao ver que os oficiais fizeram pouco caso de sua história. Indignada, ela vai a um restaurante e lá acaba conhecendo o magnata salafrário Xylan Graff, de uma família que domina rotas comerciais do hiperespaço. Ele se diz interessado na história contada por Silvestri e a oferece ajuda, além de um grande pagamento caso ela também o ajude a desvendar um mistério em um sistema estelar.

Fora das Sombras eventualmente une as duas linhas de história, quando todos se unem para irem juntos investigar o mistério do sistema Berenge. Afinal, os Nihil têm mesmo uma superarma que consegue remover naves do hiperespaço?

Personagens cativantes são a marca de Fora das Sombras

A Jedi Vernestra Rwoh é uma das protagonistas de Fora das Sombras

Apesar da história sofrer um pouco no ritmo e alguns vícios narrativos, os personagens de Fora das Sombras são excelentes, com destaque para o grupo Jedi. Silvestri traz um pouco daquele espírito de Han Solo: o piloto aventureiro que não liga para muita coisa. Ela é uma jovem que ainda tem muito espaço pela frente para aprender com a vida.

Vernestra Rwoh estreou no livro Luz dos Jedi, publicado no Brasil pela Universo Geek em 2021. Ela se tornou uma Cavaleira Jedi com apenas 16 anos e, com 17, já tinha seu Padawan: o jovem Imri Cantaros, de 15. Vern, apelido que Imri dá a ela e que se torna uma das piadas recorrentes no livro, passa o livro questionando sua decisão de passar pelos testes tão cedo, enquanto também pondera sobre um poder que ela possui, dando a ela visões do futuro. Além disso, ela precisa se preocupar com o seu Padawan, que também possui uma habilidade única. Imri consegue ler as emoções das outras pessoas com extrema facilidade, e também pode mudá-las com a mesma facilidade.

A questão para Vern é: como lidar com esses poderes de Imri e como instrui-lo da melhor forma possível? Assim, a dupla se torna uma das melhores relações para se acompanhar na história: dois jovens que sabem a responsabilidade que têm, se entendem e sempre se apoiam.

Por outro lado, temos uma dupla mais clássica: Cohmac e Reath são Jedi mais em linha do que vemos nos filmes e em The Clone Wars. É interessante ver a jornada de Reath, que antes era um Jedi pragmático, com pouco interesse em aventuras, agora estar cada vez mais jogado em aventuras. Além de Cohmac e Reath, também retorna de Na Escuridão a jovem Nihil Nan. Nan, que criou uma relação com Reath antes de enganá-lo sobre quem é, procura seu espaço entre os piratas comandados por Marchion Ro.

Temos também Xylan Graff, um ricaço que procura aumentar ainda mais a riqueza da família, que tem uma longa disputa com os San Tekka por rotas do hiperespaço.

Uma boa leitura

Orelha e folha de rosto (Via Universo Geek)

Fora das Sombras traz uma leitura bastante fácil e tranquila para se acompanhar, oferecendo uma boa dose de aventuras que uma história de Star Wars merece. Apesar de não ter a mesma vitalidade de seu predecessor, o livro ainda assim proporciona um bom momento de lazer, impulsionado por personagens carismáticos e cativantes.

Vale lembrar que a personagem Vernestra Rwoh estará em The Acolyte, série que compõe o projeto The High Republic. Ela será interpretada pela atriz Rebecca Ferguson na série, que estreia ainda este ano no Disney+. É uma ótima maneira de já ir conhecendo um pouco mais sobre o período e sobre essa incrível personagem.

Paulo Rabelo

Aracajuano, fã de Star Wars desde quando assistia The Clone Wars na Globo. Um dos fundadores da Sociedade Jedi, trago notícias, curiosidades e resenhas sobre a nossa amada saga.