Os Sith do Legends

Ajunta Pall, o primeiro Lorde Sombrio dos Sith

Na continuidade Legends, Ajunta Pall (que nome, não?) foi um ex-Mestre Jedi e líder dos Jedi Sombrios, os Exilados, da Ordem Jedi após a Escuridão de Cem anos. Após sua chegada em Korriban, ele se tornou o primeiro Lorde Sombrio dos Sith. Os Kissai, uma subespécie dos Sith de Korriban, acreditavam que ele era uma manifestação de Typhojem, um Deus Canhoto. Muitos anos depois de sua morte, o espírito de Ajunta Pall encontrou sua redenção pelas mãos do Cavaleiro Jedi Revan durante a Guerra Civil Jedi.

A vida

Ajunta Pall, o Jedi Caído

Ajunta Pall foi um membro da Ordem Jedi após a Primeira Grande Cisão. Após conseguir a posição de Mestre Jedi, ele começou a estudar sobre alquimia. Eventualmente através de seus estudos, Mestre Pall descobriu o segredo de criar e transformar vida. Com medo deste poder, a Ordem o classificou como um abominação da Força e tentou extinguir essa prática. O Alto Conselho Jedi proibiu os ensinamentos de Pall e seus seguidores, o chamando de um criado do lado sombrio da Força.

Com raiva da arrogância Jedi, Mestre Pall e seus seguidores declararam guerra contra a Ordem, começando um conflito secular – a Escuridão de Cem Anos. Ele obteve bastante poder, matando mais de uma dúzia de Jedi na batalha final. Entretanto, ele e seus camaradas Jedi Sombrios viram a derrota chegar. Seus ex-colegas da Ordem Jedi os capturaram, extinguindo as posições dos Jedi Sombrios e retirando suas armas antes de os exilar do território da República.

A chegada em Korriban

Os Exilados se tornaram os Novos Sith

Viajando de um planeta a outro em busca de um mundo habitável, os Exilados eventualmente descobriram Korriban. Chegando lá, a existência de uma espécie chamada de Sith e que era sensível à Força os surpreendeu. Embora relativamente primitivos comparados a eles, os Sith eram muito criativos no uso da Força. Os nativos inicialmente resistiram à tentativa dos Jedi Sombrios de conseguir seu conhecimento e de subjugá-los. Porém, eventualmente Ajunta Pall e seus seguidores conseguiram dominar os Sith e estes passaram a adorá-los.

Como o primeiro Lorde Sombrio dos Sith, Ajunta Pall formou o primeiro Império Sith e o expandiu para outros mundos. Os Sith conquistaram o planeta Ziost e o tornaram sua capital.

Eventualmente, Pall morreu após comandar o Império por muitas décadas, mas seu legado viveu. Seu corpo foi levado a Korriban, onde foi posto em uma grande tumba no que viria a ser chamado de Vale dos Lordes Sombrios.

Legado

Ajunta Pall em Knights of the Old Republic

Após sua morte, o espiríto de Ajunta Pall viveu em sua tumba, se prendendo ao mundo físico através de seu extensivo conhecimento de alquimia. Após séculos, ele eventualmente começou a questionar suas ações como Lorde Sith e a queda que cada Lorde viva nas mãos de cada um.

No jogo Knights of the Old Republic, o Cavaleiro Jedi Revan vai à tumba de Ajunta Pall para recuperar a espada do Lorde Sith para ganhar prestígio na Academia Sith. Revan fez isso de forma a poder acessar o mapa estelar contendo as coordenadas parciais da Forja Estelar. Ajunta apareceu como espírito para Revan e contou a ele suas ações como um SIth, com desapontamento e vergonha. Assim, Pall explicou como os próprios Sith batalhavam uns contra os outros e isto quase acabou com a Ordem, e ele sentia muito remorso. Revan removeu a espada do Lorde Sombrio e o convenceu a deixar o lado sombrio e retornar ao lado da luz.

Após Revan pegar a espada, Pall o aconselhou a não ficar com ela, dizendo que ela o matou. Após se livrar da dor e angústia, Pall retornou à Luz e se tornou um com a Força, finalmente encontrando paz.

E no cânone?

A Escuridão de Cem Anos foi canonizada

No cânone, ainda não há muito conteúdo a respeito da Velha República. A Escuridão de Cem Anos já foi canonizada, porém, o líder dos Jedi Sombrios não foi nomeado ainda.

De acordo com o livro de 2021 The Odyssey of Star Wars: An Epic Poem, de Jack Mitchell, Darth Sidious construiu uma estátua e a exibia ao lado da estátua de Darth Bane na Estrela da Morte II. Segundo o autor, porém, essas estátuas não devem ser consideradas “canônicas” ou “anti-canônicas”, uma vez que elas não aparecem em O Retorno de Jedi, e explicou que ele as mencionou para detalhar a história dos Sith caso a obra fosse um poema épico grego.

Adaptado da Wookieepedia


Essa matéria faz parte de uma série sobre os Lordes Sith do Universo LegendsLeia aqui matérias sobre os Sith do cânone. Não sabe o que é Legends? Leia aqui!

Paulo Rabelo

Aracajuano, fã de Star Wars desde quando assistia The Clone Wars na Globo. Um dos fundadores da Sociedade Jedi, trago notícias, curiosidades e resenhas sobre a nossa amada saga.