Os Skywalkers do Legends

Jaina Solo, a Lâmina dos Jedi

Jaina Solo Fel era uma Mestre da Nova Ordem Jedi, membro do Alto Conselho Jedi, esposa de Jagged Fel, irmã gêmea de Jacen Solo e irmã mais velha de Anakin Solo. Filha de Han e Leia Organa Solo, Jaina herdou a habilidade mecânica de seu pai e a sensibilidade à Força de sua mãe, o que resultou em seu eventual treinamento no Praxeum Jedi.

Durante sua juventude, ela teve muitas aventuras. Incluindo ajudar a frustrar o Segundo Império, onde ajudou um amigo a abandonar o lado sombrio da Força e se juntar aos Jedi.

Quando os Yuuzhan Vong invadiram a galáxia, Jaina se juntou às forças militares da Nova República e se destacou como pilota do Esquadrão Rogue. Ela estava constantemente na linha de frente durante a Guerra dos Yuuzhan Vong. Com isso, ganhou o título de Lâmina dos Jedi de seu tio, Luke Skywalker. Ela ficou também conhecida como uma avatar da Deusa da Trapaça Yun-Harla para os Yuuzhan Vong.

Jaina Solo no final da guerra

Durante a guerra, Jaina também se envolveu romanticamente com o piloto Jagged Fel. No entanto, a morte de seu irmão, Anakin, a levou perigosamente perto do lado sombrio. Ela foi posteriormente redimida com a ajuda de Kyp Durron. Enquanto a guerra continuava, Jaina descobriu uma maneira para a reformada Aliança Galáctica usar naves de guerra e seres biotecnológicos Yuuzhan Vong a seu favor. Além disso, também pessoalmente matou o Mestre de Guerra Tsavong Lah na Batalha de Ebaq.

Jaina lutou em muitas das batalhas da guerra, participando também em sua conclusão. Jaina, como sobrevivente da Missão a Myrkr, mais tarde se uniu à comunidade Killik e esteve envolvida na subsequente Crise do Ninho Sombrio e na Guerra do Enxame ao lado dos Killiks contra os Chiss, o que prejudicou seu relacionamento com Jagged Fel.

A Queda de Jacen Solo

Jacen, irmão gêmeo de Jaina, caiu para o lado sombrio

Em 40 DBY, Jaina assumiu o controle do Esquadrão Hardpoint e participou da Batalha de Tralus, apoiando a Aliança Galáctica. Depois disso, ela e seu irmão Jacen comandaram o Esquadrão Rogue durante o Bloqueio de Corellia. A crise resultante levou a um distanciamento entre ela e Jacen devido às ações cada vez mais agressivas dele. Jaina mais tarde se uniu a Jagged Fel e Zekk em uma missão para caçar o Jedi Sombrio renegado Alema Rar.

A morte de sua tia, Mara Jade Skywalker, e as ações sombrias de seu irmão a incentivaram a encontrar uma maneira de detê-lo. Com isso, ela começou a procurar meios para fazê-lo através do treinamento com o ex-arquinimigo de seu pai, o Mandalore Boba Fett.

Jaina partiu em busca de Fett, esperando contar com sua ajuda na caçada a Caedus e aprender habilidades que precisaria para confrontar Jacen. Antes de partir, ela estava presente com Leia quando seu primo Ben Skywalker confessou estar investigando o papel de Caedus na morte de Mara Jade. Chegando em Mandalore em uma X-wing, Solo se viu confrontada por um grupo de Mandalorianos fortemente armados e foi escoltada para encontrar Boba Fett em uma cantina humilde e rústica que servia como sede do governo Mandalore, ciente da tradicional antipatia dos Mandalorianos pelos Jedi. Fett concordou em treiná-la, mas prometeu ser um professor rigoroso.

Jaina Solo retornou a uma base Jedi temporária, onde se reuniu com seus pais e camaradas Jedi. Em uma reunião com o Conselho, na qual seus pais e Fel também estavam presentes, ela propôs que fosse atrás de Caedus para derrotá-lo. Para sua surpresa, os Mestres concordaram depois de se certificar de que ela estava disposta a matar Caedus e que suas ações eram motivadas por uma necessidade de justiça, não vingança.

Enfrentando seu Irmão

Jaina Solo e o agora Darth Caedus se enfrentam

Por sua vez, Luke Skywalker explicou que não poderia caçar Caedus pessoalmente, embora quisesse, pois facilmente se deixaria levar por seu desejo pessoal de vingança pela morte de sua esposa. Em vez disso, Skywalker estava vasculhando as visões de Caedus para que o Lorde Sith visse Skywalker como o único obstáculo para suas realizações. Além disso, Han e Leia concordaram em acompanhar Jaina a Coruscant em uma missão para perseguir Caedus, junto com Ben Skywalker.

Os gêmeos lutaram, usando amplamente os poderes da Força e golpes para atingir o outro enquanto lutavam por uma vantagem. Durante o duelo, Caedus disse a ela que precisava avisar sua esposa Tenel Ka sobre um nanovírus direcionado a ela e Allana. Jaina acreditou que isso era uma armadilha e o enfrentou implacavelmente, não se importando mais com sua própria sobrevivência se conseguisse acabar com a ameaça Sith. Seus sabres de luz finalmente se conectaram quando Caedus a cortou na barriga, enquanto ela cortou seu tendão de Aquiles. Com apenas um braço e uma perna boa, Caedus não podia mais evitar sua morte.

Mesmo que pudesse ter encerrado o duelo com um empate, ele teria morrido de qualquer maneira, então Caedus parou de lutar, desativando seu sabre de luz e estendendo-se na Força, dando sua vida para avisar Tenel Ka. Naquele momento, Jaina já havia atingido seu torso e seu coração, matando-o. Ela sentiu Jacen morrer através de seu laço de gêmeos, não Caedus. Jaina então abraçou emocionada o corpo de seu irmão morto e implorou pelo perdão de sua família. Ela foi então resgatada por Jagged Fel, que chegou com uma equipe Jedi que havia embarcado na nave Anakin Solo para capturar os Moffs e encerrar a batalha. Seus pais também chegaram, encontrando sua filha embalando o corpo do irmão que ela acabara de matar.

O Após

Jaina Solo durante a crise de Abeloth

Após a morte de seu irmão, Jaina permaneceu como membro ativo da Nova Ordem Jedi. Quando a Chefe de Estado Natasi Daala exilou seu tio como parte de uma tentativa de assumir o controle dos Jedi, Jaina criou um grupo secreto. Ele se chamava Darkmeld, como meio de minar secretamente os esforços de Daala. O crescente extremismo de Daala levou a Nova Ordem Jedi a liderar um golpe para remover Daala do poder.

Depois disso, Jaina se juntou a seu tio na luta contra uma ameaça emergente dos Sith e uma entidade do lado sombrio conhecida como Abeloth. Quando os Sith e Abeloth assumiram o controle do governo em Coruscant, Jaina se juntou a seu tio e outros Jedi em uma infiltração e ataque surpresa aos ocupantes. Jaina foi confirmada como Mestre Jedi por seu tio durante essa luta. Após a destruição de Abeloth e o fim da ameaça Sith, Jaina se casou com Jagged Fel, com quem ela havia se reconectado durante a Segunda Guerra Civil Galáctica.

Adaptado da Wookieepedia


Essa matéria é parte de uma série sobre os Skywalkers do Legends.

Confira as outras matérias:

Paulo Rabelo

Aracajuano, fã de Star Wars desde quando assistia The Clone Wars na Globo. Um dos fundadores da Sociedade Jedi, trago notícias, curiosidades e resenhas sobre a nossa amada saga.