AndorCassian AndorResenha | SériesResenhasSéries

Andor é a série de espionagem que Star Wars precisava

Cassian Andor é um dos melhores personagens já criados em Star Wars durante a Era Disney, mas sua rápida passagem com seu sacrifício para salvar a galáxia da tirania do Império em Rogue One nos deixou com aquele gostinho de “quero mais”. Afinal, que feitos o levaram até aquele ponto? Quais dificuldades passou para chegar até a Aliança Rebelde? O que ele fez antes que seu caminho se cruzasse com o de Jyn Erso? É a partir desse fio da meada que temos uma trama intrigante, bem diferente de Star Wars como a gente conhece.

O show parte de duas histórias paralelas, transitando entre sua infância e seu presente, que se passa cinco anos antes dos eventos de Rogue One. Porém, quando um trágico acidente chama a atenção das autoridades locais, ele precisa escapar do planeta.

Diferente das outras produções de Star Wars no cinema e nas séries do Disney+, Andor tem seu ritmo próprio, o que vai pegar muita gente de surpresa, pois antes da ação, o seriado é, sobretudo, uma história de espionagem, temática que o showrunner Tony Gilroy é especialista, uma vez que roteirizou todos os filmes da franquia Bourne. Recentemente, falamos dele nesta matéria, que pode te contextualizar bem a respeito da série de Cassian Andor.

O showrunner Tony Gilroy e Diego Luna (Cassian Andor) no set de filmagens

Os três primeiros episódios foram escritos por Tony Gilroy e dirigidos por Toby Haynes. O diretor também é conhecido por seu trabalho em séries britânicas, como Sherlock, que dirigiu o inesquecível episódio final da segunda temporada “A Queda de Reichenbach”, o melhor do seriado, e também alguns episódios de Doctor Who, dentre eles o especial de Natal de 2010, chamado “Um Conto de Natal”, um dos episódios mais emocionantes desses quase 60 anos de série.

Já o quarto episódio contou com Dan Gilroy, irmão de Tony, no roteiro e Susanna White na direção, sendo este o melhor em questão de ritmo até o momento. White já trabalhou para o cinema em filmes infantis, como em Nanny McPhee e as Lições Mágicas, e em séries como a premiada Billions.

Diego Luna retorna ao papel de Cassian Andor, onde encarna um personagem mais ingênuo, mas encontra uma espécie de “mentor”, interpretado por Stellan Skarsgård, que irá ajudá-lo a se tornar um rebelde.

Adria Arjona é Bix, amiga de Cassian Andor
Kyle Soller interpreta o obstinado inspetor que caçará Andor

Entre os outros atores do elenco desses 4 primeiros episódios que chamaram atenção são Adria Arjona e Kyle Soller, como Bix e Syril respectivamente, a primeira como amiga de Cassian; já ele interpreta uma importante autoridade local obstinado a caçar Andor.

Um detalhe gritante na série é a ausência de alienígenas e, se não fosse pelos androides, pareceria inacreditável afirmar que esta é uma série de Star Wars. Onde estão os twi’leks, os rodianos ou os mon calamari? Existem tantas raças que amamos ver em tela e a sua falta descaracteriza o universo Star Wars.

Em suma, Andor apresenta um outro olhar sobre os tempos sombrios do Império, em que de um lado as autoridades desse novo governo tentam manter a ordem através do medo e, de outro, uma “proto aliança rebelde” está surgindo, buscando desestabilizar o establishment neste cenário obscuro e repressor. Se no passado Star Wars misturou os melhores elementos do western com a ficção científica para criar a space opera, Andor dá um passo além, entregando uma trama de suspense ao estilo de filmes de espiões dentro dessa galáxia muito, muito distante.