SériesThe Mandalorian

Dave Filoni fala sobre como Rian Johnson foi “Instrumental” para The Mandalorian

Graças às suas contribuições para Star Wars: The Clone Wars e Star Wars Rebels, muitos fãs da franquia consideram Dave Filoni um dos contadores de histórias mais convincentes da galáxia muito, muito distante, apesar de não se aventurar no mundo da live-action até a temporada de estreia de Mandalorian. Após Kathleen Kennedy se tornar presidente da Lucasfilm, ela deu uma série de oportunidades para cineastas para obter uma visão do mundo da direção de live-action, com Filoni apontando que foram suas experiências trabalhando com o escritor/diretor Rian Johnson em Star Wars: Os Últimos Jedi que lhe deu uma visão inestimável para trabalhar em um meio diferente.

“[George Lucas] realmente despertou meu interesse e então quando Kathleen Kennedy entrou a bordo e começou a dirigir a Lucasfilm, eu expressei a ela o interesse por isso e isso deu início a uma longa educação e observação onde ela tornou possível para eu visitar os sets dos filmes, [Star Wars: O Despertar da Força] e [Os últimos Jedi] e Rogue One [: A Star Wars Story], falei com Gareth [Edwards] e JJ [Abrams] sobre o que eles estavam fazendo “, Filoni compartilhou com o Deadline. “Rian Johnson, devo dizer, foi realmente instrumental para mim, na medida em que apenas me agarrou, me colocando bem perto da câmera, com ele e o DP, bloqueando uma cena. Ele apoiou muito meus esforços iniciais, porque eu sou o tipo de pessoa que, se eu aparecer em um grande set de cinema, só quero ficar invisível, não quero incomodar ninguém, eles têm muito o que fazer. “

Ao longo de mais de uma década, alguns fãs chegaram a considerar os pontos fortes de Filoni para rivalizar, se não superar, a ambição artística do próprio Lucas. Faria sentido, então, que a maioria das sensibilidades de Filoni para contar histórias sejam um reflexo do tempo que ele passa com o criador de Star Wars.

“Fazer live-action é algo que realmente não tinha me ocorrido até que comecei a trabalhar com George Lucas em As Guerras dos Clones”, apontou o cineasta. “E por causa da maneira como ele me ensinou a olhar para filmes e filmar e editar, isso se tornou algo que me interessou cada vez mais ao longo dos anos, trabalhar com ele. Ele nos fez trabalhar em Guerras Clônicas usando um método de produção virtual onde ele havia criado seus próprios sistemas para, em vez de fazer desenhos de storyboard, filmarmos em cenários virtuais e encenar personagens. Essa foi uma maneira de editarmos a animação com cobertura e duração total real das tomadas. Então, a linguagem disso era muito familiar para ele e então ele estava me ensinando o que estava procurando e por que cortaria algo. “

Ele acrescentou: “Ele é um editor brilhante e moveria as coisas onde você nunca pensou que encaixariam, mas ele apenas tentaria. Ele me diria que sempre poderíamos colocá-lo de volta quando movêssemos algo, mas nunca faríamos porque ele geralmente está certo. “

Filoni trabalhou recentemente na segunda temporada de The Mandalorian, que vai estrear na Disney+ em 30 de outubro, e no Brasil a partir de 17 de Novembro. Johnson foi anunciado para desenvolver sua própria trilogia de filmes Star Wars em 2017, embora nenhuma atualização sobre esses projetos tenha sido revelada até agora.