AhsokaSéries

Tudo que você precisa saber sobre o Mundo Entre Mundos

Quando Ahsoka estrear no Disney+, a série não trará apenas um dos melhores e mais importantes personagens de Star Wars de volta à tela. O show está provocando um retorno a um dos locais mais importantes da franquia, um reino místico conhecido como o mundo entre os mundos. Se você nunca viu Star Wars Rebels, talvez não saiba nada sobre aquele plano que fica fora do espaço e do tempo. E se você já viu a série animada provavelmente está ainda mais confuso com essa dimensão.

Como funciona? Qual é a sua conexão com a Força? E o que o torna tão importante para Star Wars e para Ahsoka Tano pessoalmente? Aqui está tudo o que você precisa saber sobre o mundo entre os mundos, juntamente com tudo o que ainda não sabemos.

Começamos pelo O que é ?

O Mundo Entre Mundos é uma dimensão etérea intimamente ligada à Força. É uma coleção de “caminhos e portas” que existe fora do tempo e do espaço. Fisicamente, parece que está flutuando no espaço sideral e, graças às inúmeras estrelas que pontilham seu exterior, ele se assemelha a um globo de neve de vidro do tamanho de uma lua invertida.

Ezra Bridger também ouviu vozes de outros Jedi falando com ele enquanto caminhava por ela. Mas outros ouviriam pessoas diferentes falando com eles.

Também conhecido como “Vergence Scatter” (de acordo com Star Wars: The Rise of Skywalker: The Visual Dictionary), os caminhos aparentemente translúcidos do mundo entre os mundos reagem como água quando alguém caminha sobre eles. No final desses caminhos estão os portais que podem transportar viajantes por curtas e vastas distâncias físicas. Ele também pode mover as pessoas através do tempo.

Qual é a conexão com os Loth-Wolves ?

Como os purrgils, os Loth-wolves têm uma conexão íntima com a Força. Mas do mesmo modo que essas baleias espaciais mágicas podem viajar em hipervelocidade, os Loth-wolves podem viajar pelo mundo entre os mundos. Eles salvaram os rebeldes em Lothal movendo-os para o outro lado do planeta em um momento. (Inicialmente, ninguem se lembrava ou entendia exatamente o que havia acontecido.)

Loth-wolves podem facilmente entrar no Mundo Entre Mundos porque eles próprios são as chaves para as portas do reino. A própria jornada de Ezra Bridger totalmente naquela dimensão – que ele havia feito de diferentes maneiras antes sem saber, como quando conseguiu o cristal kyber de seu sabre de luz e quando falou com Yoda em Dagobah – mostrou como os Loth-wolves tornam possível a viagem para o plano.

Então como chegamos lá?

O Ezra Bridger usou a Força e uma pintura no Templo Jedi em Lothal para abrir um portal para o Mundo Entre Mundos. Essa enorme obra de arte retratava os deuses Mortis relacionados à Força – o Pai (Equilíbrio), a Filha (Luz) e o Filho (Escuridão). A pintura também incluía um bando de Loth-wolves e um pássaro no ombro da Filha.

Ezra colocou sua mão sobre a da Filha para abrir o portal. Quando ele tocou a mão dela, a pintura começou a se mover. Os lobos Loth então se afastaram da pintura. Ezra os seguiu e descobriu que eles formaram um círculo de caminhada em uma rocha que criou uma porta invisível para Ezra passar. Os stormtroopers que tentaram segui-lo não puderam usá-lo. Mesmo que o portal permanecesse aberto, os soldados se chocaram contra a pedra.

Lá dentro, Ezra viu outros portais, incluindo um que mostrava a ele um evento ocorrido dois anos antes.

E como foi que Erza salvou Ahsoka do Vader ?

Dentro do Mundo Entre Mundos, Ezra viu Morai, um pássaro que frequentemente estava com Ahsoka Tano, acima de um portal. Um pássaro do mesmo tipo também estava na pintura dos deuses Mortis em Lothal. Sentou-se no ombro da Filha.

Esse portal então passou de preto para mostrar a Ezra um evento que havia acontecido dois anos antes dentro de um templo Sith. Ele viu Ahsoka duelando com Darth Vader em Malachor, uma luta que Ezra não testemunhou pessoalmente, apesar de também estar no planeta quando aconteceu.

Momentos antes de Vader desferir um golpe fatal em Ahsoka, Ezra instintivamente alcançou o portal e puxou Ahsoka para dentro com ele, salvando sua vida. Os fãs de Star Wars Rebels sabiam que Ahsoka havia sobrevivido àquele encontro, mas seus amigos pensaram que ela havia morrido.

E o que aconteceu com eles ali dentro ?

Nenhum dos dois entendeu exatamente onde estavam. (Os antigos textos sagrados de Jedi continham informações sobre o mundo entre os mundos, mas muitos deles permaneceram perdidos ou escondidos até que Luke Skywalker os encontrou após o colapso do Império.) Felizmente para ambos, Ahsoka rapidamente entendeu as ramificações de sua situação.

Depois de salvar Ahsoka, Ezra estava ansioso para usar outros portais para salvar mais de seus entes queridos mortos de seu destino. Outro portal logo se abriu para aparentemente dar a Ezra essa chance. Ele revelou um dos piores momentos de sua vida, quando seu Mestre Jedi, Kanan Jarrus, se sacrificou para salvar Ezra, Hera Syndulla e Sabine Wren.

Ezra queria puxar Kanan para o Mundo Entre Mundos da mesma forma que fez com Ahsoka, mas ela disse a Ezra que ele os condenaria a todos se o fizesse. Sem o sacrifício de Kanan, o resto deles teria morrido. Interferir naquele momento teria criado um paradoxo? Se Ezra morreu no passado, ele estaria por perto agora para salvar Kanan em primeiro lugar?

Nunca obtivemos respostas para as questões óbvias levantadas ao mexer com os eventos do passado porque Ezra deixou seu Mestre ir. Mas também não está claro se Ezra teve a opção de salvar Kanan. Primeiro, porque não está claro que alguém possa mudar o passado. Mas também porque o portal que acenou a Ezra para possivelmente salvar Kanan acabou sendo um estratagema de Palpatine.

E como o Palpatine entrou nessa conversa ?

Palpatine estava tentando acessar o mundo entre os mundos através da pintura de Mortis em Lothal. Seu conselheiro, o ministro Veris Hydan, estava tentando inutilmente descobrir como abrir um portal quando Ezra Bridger invadiu o local com Sabine Wren e fez isso sozinho.

Sem sua própria porta, Palpatine tentou enganar Ezra para abrir uma para ele. Ele criou a imagem da morte de Kanan para fazer uma conexão com Ezra. O Imperador então usou esse caminho parcial para atacar Ezra e Ahsoka. Palpatine enviou uma enorme onda de energia para o Mundo Entre Mundos e usou as chamas azuis para começar a arrastar Ezra Bridger para ele. Mas Ahsoka cortou a conexão com seu sabre de luz, impedindo Palpatine de usar Ezra para entrar no Mundo Entre Mundos.

Os dois então fugiram do Mundo Entre Mundos, cada um retornando ao mesmo local e mesmo lugar na linha do tempo de onde vieram. Ahsoka seguiu o Morai através do portal que Ezra a puxou de volta para o agora desolado Malachor.

Lá ela desceu ainda mais no Templo Sith, assim como os espectadores a viram fazer dois anos antes. Esta foi a última imagem de Ahsoka na segunda temporada de Star Wars Rebels.

Isso foi o que vimos depois que ela deixou o Mundo Entre Mundos na quarta temporada. Ele conecta sua jornada neste episódio ao seu desaparecimento dois anos antes.

Ahsoka não viajou no tempo depois de entrar no Mundo Entre Mundos, ela apenas saiu do tempo brevemente. (Pelo menos ela não se moveu no tempo durante esta viagem.)

Ezra então voltou para sua linha do tempo (dois anos atrás, onde Ahsoka foi) em Lothal. Isso impediu Palpatine de acessar o reino místico. Ezra então fechou o portal no mundo real antes de destruir ou enterrar todo o Templo Jedi.

A quantidade de tempo (em relação a si mesmos) que Ezra e Ahsoka experimentaram dentro do Mundo Entre Mundos parecia ser quanto tempo passou durante o mundo real. Vader já tinha ido embora quando Ahsoka voltou para Malachor, e os amigos de Ezra haviam se dirigido para a pintura quando ele voltou.

E o que aconteceu com Ahsoka depois ?

Ahsoka Tano é uma das maiores e mais importantes personagens da história de Star Wars. E, no entanto, sabemos muito pouco sobre sua vida durante uma das eras mais importantes de Star Wars. Não sabemos o que aconteceu com ela depois que ela deixou o Mundo Entre Mundos e antes de seu reaparecimento durante a sequência final de Rebeldes, que ocorre após a morte (original) de Palpatine. É um intervalo de cerca de sete anos, época em que os rebeldes derrotaram o Império.

A única pista que temos sobre o que ela fez depois de se aprofundar naquele Templo Sith vem por meio de cartas digitais canônicas da Topps ilustradas por Dave Filoni. Sim , isso mesmo.

As primeiras quatro das 10 cartas de Ahsoka de Filoni mostram seu duelo com Vader e sua chegada à porta triangular em Malachor, tudo o que sabemos que definitivamente aconteceu. Os outros, muitos dos quais mostram ela seguindo o Morai, portanto, parecem indicar o que aconteceu depois que ela desceu por eles. Ela seguiu pela água, depois subiu outro lance de escadas. Lá ela descobriu outro portal que a levou de volta ao Mundo Entre Mundos.

Por que ela voltou para aquela dimensão? Por que o Morai a levou até lá? O que ela encontrou quando entrou? De onde e quando na linha do tempo ela saiu? Ela aparentemente não estava por perto ainda lutando com a Aliança Rebelde na Guerra Civil Galáctica. Ela só ressurgiu oficialmente quando se juntou à busca de Sabine Wren para encontrar Ezra Bridger.

Quando finalmente vimos Ahsoka durante a cena final de Star Wars Rebels, ela estava toda vestida de branco e segurando um cajado. Se aquela roupa e toda a sua história de “voltar” dos mortos soa muito como o que aconteceu com Gandalf em O Senhor dos Anéis, é porque é. Dave Filoni descreveu explicitamente a jornada e o papel de Ahsoka na franquia como sendo semelhante ao lendário mago da Terra-Média.

Uma cena inédita que Filoni compartilhou entre Ahsoka e Bendu, uma criatura mágica sensível à Força, indica que Ahsoka que conhecíamos morreu metaforicamente em Malachor, assim como Gandalf, o Cinzento, era diferente quando voltou ao mundo como Gandalf, o Branco.

Como Gandalf, Ahsoka também sabe por que o verdadeiro mal nunca deve ter acesso ao poder que ninguém deveria ter.

E qual é o perigo Envolvido ?

Veris Hydan foi incapaz de abrir um portal para o Mundo Entre Mundos para seu Imperador, mas não por falta de tentativa. Sob ameaça de tortura, ele obrigou Sabine Wren a tentar ajudá-lo a decifrar o significado da pintura de Mortis.

Durante o tempo que passaram juntos, Hydan explicou a Sabine por que Palpatine queria acesso à dimensão que serve como um nexo de todo o tempo e espaço. Suas palavras foram um dos muitos insights sinistros que temos sobre as possibilidades aterrorizantes da dimensão.

“Aquele que o controla controla o universo”, disse Hydan. Palpatine, que ressuscitou décadas depois, também descreveu o mundo entre os mundos como “um canal entre os vivos e os mortos”. E Ezra ouviu a imagem do Filho, que representa o lado sombrio da Força, dizer ameaçadoramente: “O futuro, por sua natureza, pode ser mudado”.

O mundo entre os mundos, de maneiras que ainda não (e talvez nunca) saibamos totalmente, é como a própria Força. Pode ser usado para conhecimento ou destruição. Não é inerentemente bom ou ruim; as pessoas que usam seu poder determinam sua natureza. Não é de admirar que Filoni tenha dito “Uma das coisas que [Palpatine] sabe sobre isso” é que isso oferece uma oportunidade para ele controlar “através do tempo e do espaço, diferentes eventos através da Força”.

Tudo isso levanta uma questão óbvia sem uma resposta clara.

Estamos então falando de Viagem no Tempo?

Essa pergunta óbvia tem duas respostas óbvias: sim e não. Se Ahsoka tivesse seguido Ezra de volta através de seu próprio portal em Lothal, ela teria viajado dois anos em seu próprio futuro. Isso soa como o tipo de coisa que Palpatine acredita que poderia ter feito se encontrasse sua própria chave para o reino. Ele queria impedir que inimigos antigos e futuros lutassem contra ele. Ele queria tanto conhecimento antigo perdido quanto percepções que estavam muito além de sua própria idade. Os planos do imperador quase certamente incluíam pesadelos que não podemos imaginar totalmente.

Os trailers de Ahsoka certamente sugeriram que o mundo entre os mundos está sendo usado exatamente dessa maneira. Ela vai encontrar alguns misteriosos e sinistros usuários da Força lá.

Taylor Gray, a voz de Ezra, também disse que Filoni explicou o mundo entre os mundos como “essencialmente um lugar onde você pode ir e acessar qualquer coisa”. Filoni também lhe disse: “O tempo não é uma coisa concreta. O tempo é flexível, você pode ir para frente, para trás, de qualquer maneira.”

Só porque parece que alguém pode ser capaz de usar esse reino para pular no tempo e mudar eventos no passado, presente e futuro não significa que eles realmente podem. Isso inclui usuários da Força tão poderosos quanto Palpatine ou Yoda. Mas mesmo que possam, não é necessariamente uma “viagem no tempo” do jeito que pensamos. A Força nunca é tão simples.

Dentro do mundo entre mundos Ahsoka disse a Ezra: “Na minha experiência, quando você pensa que entende a Força, você percebe o quão pouco você sabe.” E quanto mais você tenta entender o mundo entre os mundos, mais percebe o quão pouco sabe e o quanto pode nunca aprender. Depois do Ahsoka, muito provavelmente ainda teremos muitas perguntas sem resposta sobre ele, como ele funciona e como pode ser usado, porque algumas respostas talvez nunca existirão.

Mas algumas teremos, então vamos aguardar para ver.

Via: Nerdist