Artigos

Artigo | Jedicon 2017 RJ: como foi?

No último final de semana aconteceu na cidade do Rio de Janeiro a Jedicon 2017. O evento é a convenção nacional de fãs de Star Wars realizado pelo fã clube Conselho Jedi do Rio de Janeiro, produzido de fãs para fãs com edições desde 1999. Assim como na edição anterior, realizado em 2015, foi realizado um crowdfunding para arrecadar o dinheiro necessário para sua realização.

Este ano existiu uma meta ousada para realizar o sonho de muitos fãs: trazer o ator Billy Dee Williams, nosso amado Lando Calrissian. A meta foi atingida e estava tudo pronto para os fãs cariocas conhecerem o barão de Bespin. Contudo, por motivos de agenda, o ator não pôde comparecer. Mas nem tudo estava perdido e muitas outras atrações confirmaram presença no evento.

Com a presença de diversos críticos de cinema, dubladores dos personagens dos filmes, criadores de conteúdo nerd/geek e youtubers, os fãs puderam assistir diversas palestras sobre os mais variados temas e abordagens de Star Wars. E para quem curte um bom rock’n roll, tivemos dois incríveis shows com as bandas The Screeners no sábado e Os Stomtroopers do Sucesso no domingo, tocando vários temas de Star Wars e outros filmes e séries de TV.

Além disto, os fãs tiveram inúmeras outras atrações como a experiência em realidade virtual, onde o jogador pôde treinar suas habilidades Jedi ou sua astúcia como piloto rebelde a bordo de uma X-Wing. Já para os younglings, uma arena padawan foi montada e os pequenos puderam disputar acirradas batalhas de sabre de luz com um mestre de verdade.

Como não poderia ser diferente de uma convenção, vários stands vendiam os mais diversos produtos de Star Wars, como camisetas, posteres, colecionáveis, itens para o lar e diversos artistas puderam expor as seus trabalhos e alguns estavam a venda no Artists Alley e assim muitas pessoas levaram para casa novos objetos para suas coleções.

E para abrilhantar o evento, não poderiam faltar os cosplayers. Desde o netinho até o avô, inúmeras pessoas deram vida aos personagens que tanto amamos, com trajes muito bem confeccionados e com muita criatividade. Os fã-clubes 501st Novo Império, Rebel Legion Polis Massa Base e Império Comando RJ estiveram presentes com seus membros.

Por fim, o Conselho Jedi do Rio de Janeiro está de parabéns pela realização de mais uma Jedicon maravilhosa. É incrível poder olhar para cada pessoa, não importando a idade, e ver o brilho nos olhos de cada um. O evento acabou ontem mas já dá aquela saudade e a vontade de que o tempo passe rápido até a próxima! E para quem não pôde comparecer, nos dias 05 e 06 de agosto acontecerá a Jedicon Minas Gerais, em 21 de Outubro a Jedicon São Paulo e em Novembro a Jedicon Bahia.