Artigos

E de onde surgiu o termo Maclunkey ?

O dia era aguardado por muitos destes 12 países que foram contemplados com a escolha de receberem os serviços da Disney + e como estamos em um veículo de Star Wars, significa pra nós, a chance de assistir na noite de estreia a Open Season de “The Mandalorian” que muitos estão ansiosos.

Obviamente a plataforma já inaugurou com alguns filmes e séries, outras indicam chegar e não estão de prontidão a disposição dos espectadores, mas um caso hoje chamou atenção no mundo virtual. Nossa famosa campanha mundial dos fãs raízes que reclamaram da “versão Nutella” da interação Han Solo e Greedo chegou na plataforma com um novo corte diferente da Special Edition de 1997 que todos estão acostumados a reclamar. A nós que aguardamos as versões Home System, tivemos essa modificação nas versões de Blu Ray em 2011 e que gerou novas insatisfações.

A versão de Star Wars – Uma Nova Esperança que chegou hoje na inauguração da Disney Plus ganhou sua versão diferente para marcar a nova geração. Depois que Han Solo diz: “Sim, aposto que sim”, ele corta para uma cena de Greedo dizendo uma frase completa em sua língua alienígena antes de retornar à cena dos dois atirando. Greedo diz algo como “Ma-klunk-kley”.

Essa frase é proferida no dialeto rodiano sem legendas, ainda que estas legendas sejam mais uma versão exclusiva da plataforma, o trecho nunca foi exibido em nenhum dos materiais extras que costumamos acompanhar nas mídias (Blu Ray de 2011 e DVD de 2006) e arquivos existentes que tenham sido armazenados em sites de vídeo.
Caso algum fã de Star Wars que leia essa matéria não saiba ou não lembre, na versão original do filme de 1977, Greedo chega na mesa de Solo pouco depois de ter sido contratado por Ben Kenobi e Luke Skywalker e cobra do smuggler o que deve ao Jabba. Solo, por ser um canalha, atira em Greedo por debaixo da mesa e o caçador de recompensa novato cai com o rosto na mesa. Com uma onda de violência que levou o cinema a se questionar na segunda metade da década de 1990, George Lucas quando criou as edições especiais, inseriu uma novidade na sequência pressionado por cobranças morais de que um dos heróis atirava deliberadamente, para uma espécie de legítima defesa. Os efeitistas criaram um plano geral em que Greedo atira primeiro, Solo desvia do tiro e o contra ataca com outro tiro fatal. Vale lembrar que a mesma época, seu companheiro Steven Spielberg também havia modificado cenas de ET o Extraterrestre em que os policiais ao invés de segurarem armas contra crianças, os efeitos visuais substituíram armas por walk talkies.

Sabemos o quanto George Lucas encheu seu filme de referências a outros filmes de várias vertentes, e o ato sujo de atirar no Greedo é algo que os fãs não perdoaram Lucas até hoje, pois muitos sabem a carga vilanesca que os filmes de faroeste tem sobre  personagem de Han Solo, tanto que até Ron Howard retoma ao ato nas cenas conclusivas do filme “Solo – uma história Star Wars”. 

George Lucas, que não queria ficar para trás em suas defesas, tratou de se apoiar nas mesmas referências e em 2015 disse a uma entrevista na Washington Post:

“Porque eu estava pensando mitologicamente – ele deveria ser um cowboy? , ele deveria ser John Wayne? E eu disse: ‘Sim, ele deveria ser John Wayne’. E quando você é John Wayne, não atira nas pessoas [primeiro] – você deixa que elas dêem o primeiro tiro. É uma realidade mitológica que esperamos que nossa sociedade preste atenção. “

Ok, George! em tempos atribulados como estes, sabemos que sua revisita ao filme original nem vai ser o que incomoda aos fãs.

Prof.º Me. Vebis Jr
Mestre em Cinema 
Especialista em Comunicação 
Graduado em Audiovisual e Multimídia”O Cinema é um campo de batalha” – Samuel Fuller

Vebis Jr

Professor/produtor/pesquisador/podcaster em Cinema. Velho anarco punk rocker! https://twitter.com/Vebisjunior