CuriosidadesHistória JediMitologia

Conheça o Imperador Indiano Ashoka, o Grande

É fato que George Lucas e os demais escritores sempre se inspiraram em mitologias e culturas humanas para moldar o universo de Star Wars, sejam elas filosofias budistas, contos das bíblias, fatos históricos,  etc.

Essas inspirações não apenas são utilizadas para as histórias de Star Wars, como também para nomear os personagens,  planetas e outras coisas.

A padawan de Anakin Skywalker, Ahsoka Tano, é uma dessas inspirações. A personagem inicialmente se chamaria Ashla, um dos nomes do Lado Luminoso da Força,  mas foi descartado e substituído por “Ahsoka”, inspirado no Imperador indiano Ashoka, que também pode ser chamado de Açoka, Asoka e Açocavardana. O nome significa, em sânscrito, “Indolor e sem remorsos”.

O Dicionário Histórico de Religiões diz o seguinte sobre Açoka:

“Monarca indiano, terceiro imperador da dinastia Mauria, neto de Xandragupta, construtor do primeiro grande império da Índia. Ao contrário do avô, cuja tradição o caracteriza como um tirano, Açoka se impôs como um governante lúcido e produtivo, submetendo-se aos princípios morais do budismo com entusiasmo incomum na Antiguidade. Grande administrador, utilizou artistas e arquitetos iranianos para embelezar sua capital Pataliputra,  na qual fez construir um grande palácio. Adepto fervoroso,  favoreceu o budismo, provocando um grande surto missionário. Os únicos monumentos que nos restam da época de Açoka são, principalmente, bases de stupa (monumentos comemorativos da morte do Buda), editos gravados em rochedos rochedos e colunas. O budismo, porém,  não se tornou a religião oficial de seu reino. E as subvenções doadas aos mosteiros búdicos não puderam ser sustentadas.”

Seu império estendia-se do atual Paquistão, Afeganistão e partes do Irã, a oeste, até Bengala e os atuais estados indianos de Assã, a leste, e de Mysore, ao sul. Sua capital era em Mágada (atualmente no estado indiano de Biar).

O Imperador Ashoka, em sua adolescência, era rude e impertinente. Era um caçador temível. Era muito conhecido por sua luta de espadas. Ele era muito aventureiro e isso fez dele um lutador espetacular. Era um guerreiro assustador e uma general sem coração.

Pelo visto, além do fato de ambos serem impertinentes na adolescência e bons em luta de espadas, não há muitas semelhanças entre Ahsoka Tano e o Imperador Ashoka.

Paulo Rabelo

Aracajuano, fã de Star Wars desde quando assistia The Clone Wars na Globo. Um dos fundadores da Sociedade Jedi, trago notícias, curiosidades e resenhas sobre a nossa amada saga.