Episódio VII - O Despertar da ForçaInterpretações

Luke Skywalker, o último Jedi

Tentarei fazer uma especulação geral sobre esse personagem em O Despertar da Força. Há spoilers!

Luke é uma lenda em Episódio VII, ficamos sabendo que ele está desaparecido e que em sua ausência a Primeira Ordem surgiu das sombras do Império. Ficamos sabendo também que essa terrível facção nasceu do lado sombrio, por Snoke, isso é dito por Lor San Tekka, um adorador dos Jedi e que acredita que sem os Jedi não há equilíbrio na força, algo fundamental para a paz na galáxia. Lor dá um pedaço de um mapa, uma peça fundamental para encontrar Skywalker, a um piloto da Resistência, enviado por Leia, que está desesperada para encontrar seu irmão.

A nova geração de Jedi

YoungJediKnight_TERC

Logo após a destruição do Império, Luke Skywalker começou a treinar uma nova geração de Cavaleiros Jedi para tentar restaurar a Ordem Jedi. Nos eventos de O Despertar da Força, ficamos sabendo que Leia acabou levando seu filho Ben Solo, que estava com problemas de personalidade, para treinar com seu irmão. Mas Ben acaba sendo seduzido para o lado sombrio por Snoke, um poderoso usuário da Força e comandante da Primeira Ordem, e acaba destruindo a academia de Luke. O filme não explica o motivo que levou Ben a cometer essa traição à sua família. Luke, Han e Leia se culpam pela corrupção de Ben. Em vez de enfrentar Kylo Ren, bem como a dor que ele causou com seus pais, Luke desaparece.

O primeiro Templo Jedi

Stav_Kesh

Talvez Luke sofreu um grande golpe com a traição de seu sobrinho, talvez naquele momento ele não se sentiu preparado para enfrentar Kylo Ren. Se Luke enfrentasse Kylo Ren naquele momento com a dor que ele estava sentindo, possivelmente ele também cairia para o lado sombrio. Skywalker preferiu se exilar para curar sua dor e encontrar um jeito de talvez resgatar Ben Solo. Esse lugar que Luke foi pra meditar é o primeiro Templo Jedi, um lugar muito secreto que Luke compartilhou só com uma pessoa: Lor San Tekka, talvez ele era um grande amigo de Skywalker.

Esse lugar que Luke está deve ter sido o começo da Ordem Jedi, talvez ele quer se aprofundar ainda mais na sabedoria Jedi, ou talvez até mesmo questionar se a doutrina Jedi é realmente o melhor caminho, depois da queda de seu pai e agora a de seu sobrinho.

Rey e Luke

Rey-and-Luke-star-wars-39078443-600-387

Há alguma identidade entre Luke e Rey, a menina parece que sempre teve ligação com Luke. Quando Kylo Ren lê a mente dela, ele descobre que ela sempre imaginava estar numa ilha cercada por oceanos, fora a forte ligação que ela tem com o sabre dos Skywalker. No romance, na luta final do filme, Kylo Ren sente algo na menina e diz para si mesmo: “É você”(ele parece ter visto Luke em Rey). O Despertar da Força parece sugerir que Rey é filha de Luke.

Não é um problema Luke ter filho, ele pode ter reformado o código para permitir os Jedi a casarem, haja vista que foi Luke, filho de um Jedi, que trouxe seu pai de volta do lado sombrio, esse amor de pai e filho foi fundamental para a queda do Império, o amor pode ser uma grande arma para os Jedi.

Uma nova aprendiz

starireland-620x350

No final do filme, Rey encontra Luke em cima de uma montanha de costas, ele parece muito surpreso e emocionado quando a jovem estende o sabre Skywalker para ele. No romance do filme há um diálogo entre eles: ”Rey estende o sabre de luz em direção a Luke como uma oferta e um apelo, porque ele é a única esperança da galáxia. Ela pergunta o que vai acontecer a seguir.”

Será que Luke está preparado para treinar outra pessoa nas artes Jedi? E Rey é sua filha? Só saberemos em Episódio VIII. Comentem em nosso fórum também.