Episódio VII - O Despertar da ForçaEspeculaçõesSpoilers

Ben Solo e a tentação da luz

Vou discorrer sobre a queda desse personagem e sobre seu futuro usando as informações do filme e do livro de viagem ao ‘O Despertar da Força’. Há risco de spoilers. Primeiramente o rumor sobre a origem de Kylo Ren estava certo, veja aqui. Observação: as informações da novelização só são cânones caso não entrem em conflito com o filme. 

Grandes revelações foram feitas no Episódio VII, e a principal delas é que Kylo Ren era um antigo aluno de Luke. Kylo era Ben Solo, filho de Leia e Han Solo, e sobrinho de Luke. Ele nasceu com uma grande sensibilidade à Força (tanto para o bem quanto para o mal). Em uma conversa entre Han e Leia foi dito que Ben puxou muito a parte negativa do avô, Darth Vader. Ficamos sabendo que o grande responsável pela queda de Ben foi Snoke, que desde quando Ben era bem jovem, Snoke tentava o neto de Anakin para o lado sombrio, (provavelmente pela mente).

star-wars-the-force-awakens-new-leia-han-162185

Leia notou isso, e pediu ajuda a Luke que resolveu treiná-lo, porém era tarde demais. Ben matou todos os alunos de Luke, e possivelmente com ajuda de Snoke. Luke se sentindo culpado, se exila. Leia tenta chamar seu filho pela mente, mas não recebe resposta. Leia se afasta de Han por se sentir culpada, pois, ao olhar pro marido, se lembra do filho. Ben Solo se torna Kylo Ren, mestre dos cavaleiros de Ren, e o grande vilão parece ser Snoke. No livro é dito que ele manipula Kylo Ren, falava mal de Han para o garoto. Leia diz que Snoke sempre influenciava Ben desde pequeno, por isso ele ficava tão confuso e achava que está fazendo o certo.

Snoke

 

Nos eventos do filme, Snoke ordena que Ben encontre o mapa para o Templo Jedi (onde provavelmente Luke estaria) e menciona várias vezes a Kylo Ren que o garoto continua sendo parente de Leia, Luke e Han (Snoke fala como se os três fossem repugnantes e que Kylo precisa tomar alguma atitude quanto a eles). Snoke claramente parece temer Luke.

KLcxfpX (1)

Durante o filme percebemos a devoção de Kylo Ren por Vader, e no livro é dito que Ben sabia que seu avô voltou para luz, sendo provável que o termo a tentação da luz que ele fala durante o filme deve ser menção a fraqueza que Vader teve, pensando que esse sentimento se deu pelo amor de seu avô a seu filho Luke, logo, foi esse sentimento que trouxe Anakin de volta à luz. Snoke deve ter manipulado Kylo fazendo-o acreditar que isso é uma fraqueza, e a grande prova para Kylo é matar seu pai, para não cometer o mesmo erro que seu avô, ele deve cortar todos os laços sentimentais para buscar o poder completo.

Star-Wars-Episode-VI-Return-Of-The-Jedi-Darth-Vader-darth-vader-18356461-1050-656

Na cena da ponte no final do filme, Kylo diz ao pai que Snoke falou a verdade sobre ele: Que Han Solo não é um herói, nem general, apenas um contrabandista, e que Ben Solo morreu e era tão covarde quanto o pai. Kylo começa a sentir algo estranho enquanto fala com Han e nota que está chorando; ele confessa que não sabe o que fazer; Assim que mata o pai, Kylo cai de joelhos atordoado. Ele achava que o ato o tornaria mais forte, mas o enfraqueceu. Enquanto isso, Leia sente a Força tremer e cai da cadeira chorando (trecho da novelização do filme). Minha opinião é que Kylo depois que matou seu pai ficou com um grande remorso em sua alma e isso terá grandes consequências lá para frente.

kylo_ren-vs-rey-and-finn-star_wars_the_force_awakens-5120x2880

Mas durante os eventos de “O Despertar da Força”, Kylo descobre uma divergência na Força em uma menina que deixou-o assustado. Primeiramente, quando Rey ganha dele numa disputa mental, e ela parece ter descoberto alguma ligação familiar entre ele e a própria, nesse confronto, talvez sejam primos ou irmãos. E no final quando Rey humilha Kylo em uma luta de sabre de luz. Essa derrota também deve ter um grande peso lá para frente, Kylo deve se pergunta porquê foi derrotado por uma garota que nunca foi treinada, e ele pode se questionar se o lado sombrio é realmente poderoso.

NEAeZ6Zs66OgDH_1_b

Ter matado seu pai já pode ser considerado um dos crimes mais grave de todo o universo, e Snoke deve ter exigido essa prova para Ben completar seu treinamento. Acredito que esse usuário do lado sombrio é um Sith antigo e Kylo será tornará um Sith em episódio VIII. Ainda  há possibilidade de Kylo retornar para a luz, e Leia talvez possa trazé-lo  de volta, até mesmo o espírito de Anakin Skywalker. A morte de Han Solo deve está gerando grandes remorsos em sua alma, e o grande poder do lado da luz em Rey também deve fazer Kylo questionar sobre qual o lado da Força é o certo e o mais poderoso.

Agradecimentos especiais a Liamoon do fórum da Sociedade jedi por ter traduzido algumas partes do livro.

Fonte: ForumForceNet