Episódio VII - O Despertar da ForçaSpoilers

Algumas revelações do romance de ‘O Despertar da Força’

Dia 17 de dezembro saiu a versão digital do livro de Episódio VII, a versão impressa será lançada em janeiro, no Brasil ainda não há previsão de lançamento. A novela traz algumas informações novas que não estão no filme. Risco de Spoilers do livro e do filme, vejamos:

– A Abertura é Leia se perguntando onde está Luke e tentando chamá-lo porque ela precisa dele.

– Snoke menciona ter visto a ascensão e queda do império. (nota do autor: “Se isto estava no filme, então eu perdi.”)

– Leia é informada do ataque da Primeira Ordem em Jakku e presume que Poe esteja morto. Ela está chateada e não quer que a Primeira Ordem encontre Luke antes deles. Ela sabe que BB-8 ainda está perdido e então pede a C-3PO para ativar seu rastreador e tentar encontrá-lo. Ela, então, envia representantes ao Senado no sistema Hosnian para pedir ajuda, explicando que ela não pode ir sozinha, porque apesar dela ainda ter amigos lá, ela provavelmente teria um “acidente” lamentável pelo fato de muitos não gostarem dela.

– Existe uma cena com C-3PO falando sobre o estado de baixo consumo no qual R2 se encontra, basicamente, perguntando a si mesmo o que R2 faria já que ele (C-3PO) se esqueceu de ativar o rastreador de BB-8 antes dele sair em missão. Ele então decide enviar uma mensagem para todos os droids ativos da Resistência para ficarem à procura de BB-8.

– Tem uma cena de Poe Dameron acordando depois do acidente. Ele tem uma concussão e verifica-se que ele saiu do TIE após o pouso forçado e se afastou antes de desmaiar e foi apenas má sorte Finn não tê-lo encontrado. Há toda uma sequência onde ele encontra um sucateiro que decide ajudá-lo e, em seguida, eles são atacados por outros catadores de sucata e Poe pilota um speeder mostrando suas habilidades novamente para fugir.

– Unkar Plutt encontra Rey no Castelo da Maz. Ele os encontrou porque ele tinha um dispositivo de rastreamento na Millenium Falcon. Rey tenta usar o desintegrador nele, mas a trava de segurança está ligada. Chewie intervém e decepa o braço de Plutt. É neste ponto que um droid vê BB-8 e envia uma mensagem para a Resistência.

– Então há uma cena rápida com C-3PO recebendo a mensagem e informando Leia do paradeiro de BB-8. (nota do autor: “Essas cenas do C-3PO são boas, mas eu acho que prefiro sua primeira aparição no filme.”)

– Uma cena de Leia sendo informada da destruição do sistema Hosnian e sentindo a morte de todas as pessoas através da Força. E ela pensa que ninguém deveria ser submetido à morte de um mundo inteiro, e que ela já tinha sido submetida a dois e que não iria permitir que isso acontecesse novamente. (nota do autor: “Não é tão fácil como mostrado na cena do avistamento da explosão no céu acima do Castelo da Maz. Esse foi um dos meus problemas com o filme, pois isso fez parecer que eles estavam no mesmo sistema.”)

– Na cena da visão Rey é transportada para a Cidade das Nuvens, observando duas figuras familiares duelando. Ela vê Kylo Ren matar um Jedi. Rey escuta uma voz que lhe diz: “Eu vou voltar, querida. Eu prometo.” (essa parte entra em conflito com o filme).

– A frota da República é destruída pelo ataque da Starkiller contra o sistema Hosnian.

– Confirmação de que Han e Leia são marido e mulher.

– Kylo sabia muito bem que Darth Vader voltou para a luz.

– General Hux lança algo chamado “seekers” para parar o ataque de X-Wings na Base Starkiller. Ele advertiu que isso irá derrubar caças TIE também, mas afirma que um dano colateral é necessário para vencer.

– Há uma sequência de perseguição envolvendo o snowspeeder roubado que Rey e Finn usam para chegar ao oscilador.

– Kylo Ren retira sua máscara para Han e é a primeira vez que Han vê o seu filho como um homem adulto. Han parte sem confrontá-lo porque queria cumprir o pedido de Leia.

– Poe não voa até o oscilador e não há corrida em trincheiras (como em Uma Nova Esperança). Seus pilotos simplesmente bombardeiam o buraco que os detonadores expuseram. (entra em conflito com o filme)

– Hux resgata Kylo Ren e poderia ter capturado Finn e Rey também, mas não houve tempo e as instruções de Snoke falaram mais alto. Ele presumiu que os dois iriam morrer ali de qualquer jeito.

– O médico diz a Rey que Finn vai ficar bem, embora ele esteja em coma induzido e nada é certo até que ele se recupere totalmente.

– R2 tem o resto do mapa, pois ele catalogou os arquivos imperiais (eventos de ‘Uma Nova Esperança’). Ele ouviu uma discussão em que Kylo Ren diz ter o resto do mapa guardado porque isto estava nos arquivos do Império (por isso ele tem interesse na parte que está com BB-8). Ele, então, se religa e exibe o mapa.

– Rey tem uma conversa com Leia antes de sair, ela acaricia o cabelo de Rey e ajeita sua roupa. Leia promete a Rey que ela não vai compartilhar o destino de seu filho.

– Rey estende o sabre de luz em direção a Luke como uma oferta e um apelo, porque ele é a única esperança da galáxia. Ela pergunta o que vai acontecer a seguir.

– Quando Rey chama o sabre na luta final, Kylo diz para si mesmo: “Ele é você”.

As informações do romance são cânon se não entrarem em conflito com o filme. Portanto, se uma cena do filme está diferente no livro, o que vale é o filme.

Agradecimento especial para Glauco Valente por ter traduzido grande parte do texto.

Fonte: Forum Force Net e Star Wars News Net