Episódio VII - O Despertar da ForçaInterpretaçõesSpoilers

Rey e seus primeiros passos Jedi

Essa explanação é para quem já viu ‘O Despertar da Força’, portanto há risco de Spoilers. Vou comentar um pouco do passado da Rey e seus primeiros passos Jedi durante a história do filme, e como ela conseguiu derrotar o vilão sem treinamento Jedi.

Sua vida em Jakku

Rey foi deixada no planeta miserável de Jakku por seus pais quando ela tinha 5 anos de idade, por razões que não conhecemos. A vida de Rey em Jakku é árdua, é uma batalha diária pela sobrevivência. É de ser notar no filme que Rey aprendeu artes que utilizam armas brancas, em especial o jojutsu.

Rey-vs.-The-Teedos

A herança

Apesar de uma vida que deveria ter construído uma barreira contra qualquer simpatia ou fraqueza, Rey ainda possui um coração generoso e a vontade de ajudar os necessitados, típicos dos heróis. Ela ainda é uma mecânica talentosa, aparentemente tendo uma compreensão inata de como maquinaria se encaixa e funciona. Ela também se tornou uma piloto habilidosa, apesar de não demonstrar nenhum desejo de deixar seu mundo desolado. Ela apenas escapa das condições brutais de Jakku em vívidas fugas imaginárias, onde ela vê mundos exuberantes e verdes e fantasia sobre a família que nunca conheceu. É de ser notar, também, que as habilidades mecânicas de Rey são semelhantes as de Anakin e Luke.

7CqU9Hs

Quando a jovem conhece o droid BB-8 sua vida muda completamente, ela não sabe o porquê, mas ela não conseguiu vender o droid. Seria um grande dinheiro que poderia aliviar sua fome por meses, mas ela sentiu algo e não vendeu, poderia ter sido a vontade da força. Na Millennium Falcon, ela conhece a lenda de Luke, e seus olhos brilham quando falam dele.

O despertar

No castelo de Maz Kanata ela sente algo a chamando, é o sabre de luz de Anakin. Ficamos sabendo em Clone Wars que os cristais dos sabres de luz se identificam com os seus possuidores. Rey sendo uma Skywalker seria natural o sabre de Anakin se identificar com ela. Voltando aos eventos do castelo, quando Rey toca no sabre, ela tem uma visão na Força (outra características dos Skywalker, a visão deles são bem mais fortes do que as dos outros sensitivos); ela vê Kylo Ren (parece que os dois têm algum tipo de identidade); ela vê Luke; ela ouve as vozes dos mestres de Luke, Obi-Wan e Yoda; e, por fim, vê si mesma sendo deixada em Jakku quando criança. Essa visão faz Rey ter um grande despertar da Força. Maz Kanata fala que o sabre a escolheu e que ele pertence a ela, e que a pessoa que ela espera não vai voltar mais, mas uma ainda a espera. Rey pergunta se é Luke para Kanata, depois ela sai correndo do castelo com medo.

Na sala de interrogatório da Primeira Ordem, Kylo Ren tenta entrar na mente de Rey; ele vê algumas lembranças da jovem e seu futuro com Luke numa ilha, mas quando ele tenta ver o mapa em sua mente, Rey com uma intuição na força vira o jogo e acaba vendo o maior medo do vilão, que é não ser mais poderoso que Darth Vader. Kylo sai da sala assustado e sente que a Força é muito poderosa na menina. A jovem consegue fugir usando um truque mental em um soldado (acho que ela deve ter ouvindo histórias sobre essa técnica e que os jedi eram capazes de usá-la, e num momento de perigo somado ao seu despertar, resolveu testar esse lendário truque Jedi, e conseguiu).

1505276_1767774616783432_6813403570117039545_n

Na luta final contra Kylo Ren, Rey decide aceitar seu destino e puxa o sabre para ela. No romance, nesse momento Ben Solo sente algo na menina e diz para si mesmo: “É você”. Junto com sua habilidade com armas brancas e sua fé na força ela consegue derrotar Kylo, que estava um pouco debilitado mentalmente depois de ter matado seu pai e ferido por um tiro dado por Chewbacca.

O encontro com Luke

Rey

No final da aventura, Rey tem uma despedida emocionante com Leia antes de encontrar Luke. Leia deve saber que a jovem é filha de Luke e por isso a deixou o ver primeiro. Numa das cenas mais emocionantes da saga, a garota chega no planeta do primeiro Templo Jedi, ela sobe as escadas e lá no topo encontra Luke de costas, quando Skywalker se vira os dois se emocionam sem dizer uma palavra. No romance do filme há um diálogo entre eles: ”Rey estende o sabre de luz em direção a Luke como uma oferta e um apelo, porque ele é a única esperança da galáxia. Ela pergunta o que vai acontecer a seguir.”

A fé na Força

Na minha opinião, Rey é uma Skywalker, por isso a força é muito poderosa nela. Ela puxou a tendência ao lado da Luz da família e Ben herdou o lado sombrio de Anakin. Rey derrotou Kylo porque ela é uma guerreira desde os cinco anos de idade e acreditou na Força. Ela teve mais fé na força do que Luke no inicio de sua formação.