FilmesNotícias

Greve dos roteiristas de Hollywood está próxima do fim

A greve dos roteiristas de Hollywood está próxima de chegar ao seu fim. Após cinco meses de paralisação, o Sindicato dos Roteiristas da América e os representantes dos estúdios e streamers chegaram a um acordo preliminar.

O Sindicato comunicou aos líderes do movimento ontem à noite, 24. Após isso, as lideranças informaram a todos os membros. “Chegamos a um acordo preliminar, o que significa um acordo em princípio sobre todos os pontos do acordo, sujeito à elaboração da linguagem final do contrato”, a mensagem dizia (via The Hollywood Reporter). “Nós podemos dizer, com grande orgulho, que este acordo é excepcional – com ganhos e proteções importantes para os roteiristas de todos os setores da associação.” Assim, resta apenas a elaboração do contrato, com todos os acordos devidamente escritos.

Com o fim da greve dos roteiristas, as produções que foram paradas enquanto seus roteiros estavam sendo escritos devem ser retomadas assim que o acordo for ratificado pela Associação.

E Star Wars?

Como bem detalhado nos últimos meses, Star Wars tem um grande número de produções em vários estágios. São cinco filmes atualmente anunciados:

  • O Filme da Nova Ordem Jedi de Rey – atualmente contando com Steven Knight no roteiro e direção de Sharmeen Obaid-Chinoy. Não houve comunicação sobre o estado do roteiro antes da greve começar, porém, presume-se que o filme foi afetado. Assim, o roteirista deve voltar ao trabalho assim que a greve finalizar e o filme deve começar a ser gravado já no primeiro semestre do ano que vem, com lançamento em 2026.
  • Filme de Dave Filoni – anunciado na Star Wars Celebration, o filme de Dave Filoni irá finalizar a saga do Mandoverso, com a ameaça de Thrawn retornando à Galáxia e testando as forças da Nova República. Há rumores de que Ahsoka terá uma segunda temporada, então presume-se que o filme não deve ter sido muito afetado pela greve. De qualquer forma, Filoni poderá trabalhar tranquilamente nele.
  • Filme da Origem dos Jedi – comandado por James Mangold, que havia revelado que devia começar a escrevê-lo antes do filme do Monstro do Pântano, deve também voltar à etapa de escrita.
  • Filme de Shawn Levy – o diretor de Deadpool 3 e Stranger Things revelou recentemente que o filme dele ainda está de pé e que aguarda o fim da greve para retomar os trabalhos.
  • Filme de Taika Waititi – apesar das especulações recentes, o filme de Taika Waititi não foi cancelado. Talvez recebamos notícias nos próximos meses.
  • Filme de Lando – recentemente anunciado, o que antes seria uma série foi agora transformada em um filme. Os irmãos Donald e Stephen Glover voltarão a trabalhar no roteiro assim que a greve finalizar.

Isso também vale para as séries que estiverem em estágio de escrita.

No entanto, as produções não poderão retomar as filmagens. Após a finalização do acordo com o Sindicato dos Roteiristas, os representantes dos estúdios devem agora focar nas negociações com o Sindicato dos Atores, que entrou em greve logo após os roteiristas. Quando esta greve se encerrar também, os estúdios poderão retomar as filmagens de suas produções que acabaram interrompidas devido à paralisação dos atores.

Paulo Rabelo

Aracajuano, fã de Star Wars desde quando assistia The Clone Wars na Globo. Um dos fundadores da Sociedade Jedi, trago notícias, curiosidades e resenhas sobre a nossa amada saga.