Artigos

Criando um Astromech Droid com um robô aspirador

É impressionante pensar que Matthew Scott Hunter criou uma maneira de combinar seu amor por pisos limpos e Guerra nas Estrelas antes das equipes de marketing da Disney, Lucasfilm e iRobot. Usando itens domésticos aleatórios, ele transformou seu aspirador de robô funcional em uma unidade Artoo que percorre e limpa sua casa.

Inspirado por uma lata de lixo com aparência de droide que eles viram em uma garagem, Hunter começou com uma lata de lixo leve para o corpo e a cabeça abaulada do dróide, que foi então aprimorada com pernas feitas de cartolina rígida e um monte de itens domésticos aleatórios para detalhes e tudo mais. Dada a forma do vácuo do robô usado para o pé da frente do droid, Hunter não conseguiu fazer uma réplica perfeita do R2-D2, então optou por criar um droid astromecânico personalizado, R9-D9, com uma pintura lisa que tornaria Homem de Ferro tentado a abandonar JARVIS.

O droid inteiro acabou pesando cerca de 6 quilos, o que era leve o suficiente para um robo aspirador puxá-lo pela casa de Hunter sem reduzir significativamente a vida útil da bateria. Para ajudar ainda mais a dar vida à sua criação, um ventilador oscilante foi sacrificado para fazer a cabeça abaulada de R9-D9 girar para frente e para trás, enquanto um alto-falante Bluetooth escondido dentro, alimentado por uma bateria portátil, reproduz sons droides enquanto o robô segue sua rotina de limpeza .

As atualizações significam que existem muitos lugares que o aspirador de pó robô não pode mais limpar, inclusive embaixo de sofás e mesas, mas isso parece um pequeno sacrifício para criar uma unidade astromech que realmente ajuda nas tarefas.