Outras

Executivo das Lucasfilm nos lembra: Tem Star Wars para todo mundo

A natureza evolutiva da saga Star Wars geralmente causa discussões e, muitas vezes, desacordos apaixonados sobre a natureza do cânone oficial, embora o executivo da Lucasfilm Matt Martin tenha lembrado recentemente aos fãs que, embora haja uma importância que vem junto com o cânone da série, essa narrativa tudo se relaciona a eventos fictícios de qualquer maneira e que os fãs podem avaliar o que é cânone “oficial” individualmente. Dado que os eventos das várias narrativas, independentemente do meio, são todos fictícios, a discussão de Martin sobre a natureza do cânon aborda mais especificamente a noção de que não existem textos sagrados infalíveis em relação à galáxia, muito distante, que transmitem verdades objetivas.

“Então, para resumir: há uma razão pela qual precisamos saber internamente o que é e o que não é cânone, para que possamos manter nossa linha de narrativa oficial o mais alinhada possível, mas isso não significa que os fãs não possam escolher individualmente o que eles querem aceitar como verdade “, compartilhou Martin no Twitter. “É tudo falso de qualquer maneira, para que você possa aceitar o que quiser como parte da história”.

Após a conclusão da trilogia original dos filmes, como as aventuras de seus personagens, bem como novas criações, foram explorados romances, quadrinhos e especiais de TV, com essas narrativas complexas que às vezes contradizem os eventos de outros. Quando a Disney comprou Star Wars da Lucasfilm em 2012, ela simplificou a franquia, considerando apenas os filmes de ação ao vivo e os eventos de animação Star Wars: The Clone Wars como os eventos oficiais do canal de galáxia no futuro, e adicionando os novos materiais multímidia depois. Enquanto alguns fãs apreciam o que está sendo feito, muitos ainda estão desapontados pelas histórias do “Legends” não serem oficiais.

“Se você optar por aceitar apenas o verdadeiro cânone oficial: legal. Se você gosta de misturar e combinar entre continuidades: legal. Se você gosta de inventar suas próprias histórias: também legal”, acrescentou Martin. “Os fãs geralmente dão muita ênfase ao que a empresa considera ‘oficial’. Se você gosta da versão animada (eu gosto!), Não há razão para valorizá-la menos só porque ‘não é canônica’. Você sabe?”

A compra da Lucasfilm pela Disney pode ter desencadeado várias conversas sobre o cânone da série, mas esses debates remontam à época da trilogia da Edição Especial de 1997, como uma cena importante sendo ajustada para fazer Greedo atirar em Han na Cantina de Mos Eisley, ao contrário de Han atirando primeiro. Outro executivo da Lucasfilm, Pablo Hidalgo, compartilhou seus pensamentos sobre o assunto em 2018, observando que alguns detalhes sobre o cânone não valem a pena debater, como a distância entre os personagens em conversas ou o fato de que, embora seja questionável quem atirou primeiro entre Han e Greedo, o que importa é que Greedo não sobreviveu ao encontro e Han sobreviveu.

Ou seja, aqui tem uma mensagem importante meus amigos, existem Star Wars para todos os gostos, e você pode gostar a sua maneira.