ArtigosEspeculações

Como o Snyder Cut pode mudar o universo cinematográfico de Star Wars com o selo LEGENDS?

Hello there!

Hoje viemos aqui com uma proposta um pouco diferente. Viemos levantar um debate sobre o futuro da saga Star Wars e uma teoria NADA convencional.

A essa altura do campeonato, todos já devem ter conhecimento de que a lenda do “Snyder Cut” de Liga da Justiça finalmente verá a luz do dia e será exibido no serviço de streaming da HBO, o HBO Max.

“Mas o que isso tem a ver com o universo de Star Wars”?

A resposta é simples: TUDO!

Ao longo da semana vimos alguns fãs brincarem sobre um possível lançamento de Star Wars: Duel of the Fates (o nono episódio dirigido por Collin Trevorrow) ou sobre a possibilidade de vermos alguma coisa do material original dos diretores Phil Lord e Christopher Miller para o filme Solo.

Acontece que, por mais interessante, e ao mesmo tempo distante, que as ideias possam parecer, estamos olhando para o lado errado da situação.

Querem ver a teoria NADA convencional? Então bora lá.

Universo expandido dos cinemas e o conceito de “LEGENDS”

Há dois anos atrás, era lançado pela Sony Pictures Animation a animação Homem-Aranha: No Aranhaverso. A animação tem como principal objetivo apresentar as mais variadas versões do Homem-Aranha e seus respectivos universos. Trazendo o conceito do multi-verso, que é muito conhecido no mundo dos quadrinhos, para as telonas.

Também há dois anos atrás, o UCM havia deixado a “casa arrumada” para o multi-verso com o longa Vingadores: Guerra Infinita, sendo desenvolvido um pouco mais no longa Homem-Aranha: Longe de Casa no ano seguinte.

“Tá bom tá bom, mas o que isso tem a ver com o futuro da saga e o selo LEGENDS?!”

Bom, vou tentar não me alongar muito na resposta… (mas não prometo nada).

Com a versão original de Zack Snyder ganhando vida e nos dando uma visão de Liga da Justiça completamente diferente da que foi lançada para o cinema pela direção conturbada de Joss Whedon, a Warner e a HBO não só fizeram um marco importante na história do cinema, como também mudaram completamente o conceito de exibição e universos compartilhados.

E agora lhes dou a resposta definitiva de como isso pode levar Star Wars a um patamar grandioso.

Quando a Disney comprou a Lucasfilm no ano de 2012, a empresa decidiu mudar completamente os materiais editoriais relacionados a franquia Star Wars. Com isso, cada livro, quadrinho e game lançados antes da compra, obtiveram o selo LEGENDS.

Ao contrário do que muitos pensam, o selo LEGENDS não “invalida” por completo os materiais já publicados anteriormente, a maior prova disso é o Grande Almirante Thrawn, que foi reaproveitado no novo cânone (mas desconsiderando sua trilogia lançada por Thimoty Zahn em 1991).

Como o próprio nome diz, são lendas que podem ou não ter acontecido. E isso é incrível. Pois de acordo com Ahsoka Tano:

“Há sempre um pouco de verdade nas lendas…”

Apesar de Star Wars ser considerado uma franquia multimídia, seu carro chefe ainda são os filmes lançados nos cinemas, isso é fato. A saga tentou se reinventar criando alguns Spin-off’s que pudessem explorar melhor cada lacuna de tempo apresentada anteriormente na saga principal.

Acontece que quando se tem um universo tão grande já apresentado no universo LEGENDS, fica cada vez mais difícil se tornar original e fazer algo completamente inovador. E dos Spin-off’s lançados recentemente, temos dois grandes exemplos de como essa teoria se torna um fato.

Rogue One: Uma história Star Wars foi o primeiro Spin-off lançado pela franquia nos cinemas, e apesar de ter praticamente o mesmo nome da série de livros do universo estendido LEGENDS, o longa é completamente diferente, recheado com um ar de inovação ao mesmo tempo que é nostálgico. O longa foi abraçado e considerado com um dos melhores filmes da era Disney pelos fãs.

Já o mesmo não pode ser dito de Solo: Uma história Star Wars, que passou por diversos problemas de direção e recepção do público. O longa apresentou uma origem completamente “pobre” para o maior contrabandista da galáxia. O que fez os fãs se questionarem de para onde os Spin-off’s estariam levando a franquia e do porquê de não terem adaptado os livros da “Trilogia de Han Solo de A.C. Crispin.

O que acontece é que hoje, os fãs estão completamente imersos aos conceitos do multi-verso e universos estendidos e compartilhados que, de fato, conversam entre si, e, possivelmente, não há franquia com materiais tão ricos quanto a franquia Star Wars.

Os próprios filmes de super-heróis já nos deram um vislumbre de como uma adaptação, quando bem realizada, pode se tornar não só um grande filme, como também um marco para a história da saga (tal como a trilogia O Cavaleiro das Trevas de Christopher Nolan).

E isso abre a possibilidade não só para as adaptações de materiais já existentes, como a possibilidade de novos autores e diretores terem carta branca de escreverem a história que quiserem com o máximo de criatividade e liberdade possíveis. O selo LEGENDS não só abriria as portas para um universo cinematográfico completamente rico e criativo, como consagraria Star Wars como a maior saga de todos os tempos, não havendo espaço para dúvidas nos corações dos fãs.

Em 2017, foi dito que o corte do diretor Zack Snyder para Liga da Justiça jamais veria a luz do sol, mas olha só aonde estamos agora.

Com esse marco, não seria uma ideia impossível vermos o selo LEGENDS nos cinemas e nas séries. Livros adaptados, personagens “canonizados”, etc.

E aí, contem para a gente qual a sua teoria e que materiais vocês gostariam que recebesse uma adaptação para as telonas?