CânonLivrosOutrasQuadrinhos

Os Melhores Livros (e HQs) de Star Wars da Era Disney

Uma das maiores alegrias – bem, além de “Mais Star Wars do que qualquer pessoa razoável saberia o que fazer, para o bem ou para o mal” – desde que a aquisição da marca Star Wars pela Disney tem sido observar as iniciativas de publicação da Lucasfilm prosperando em um mundo reinicializado de histórias interconectadas. Algumas das melhores obras dos últimos anos estão acontecendo em páginas de livros e quadrinhos, e é isso que você deve conferir.

Os Melhores Livros de Star Wars….

Yrica Quell, a improvável heroína da Nova República em Alphabet Squadron.
Imagem: Del Rey

Alphabet Squadron – Se você sente falta dos romances X-Wing do antigo UE, ou prefere especificamente as histórias do Esquadrão Wraith de Wedge Antilles nesses romances, o livro de Alexander Freed para o que está se tornando uma trilogia, é perfeito para você. Situado na sequência de O Retorno de Jedi, o Alphabet Squadron mostra a Inteligência da Nova República recrutar pilotos Imperiais desertores para criar um grupo de ases de caça estelares traumatizados em uma missão ousada: derrubar sua antiga unidade.

Queen’s Shadow – Você já se perguntou como a estoica rainha de A Ameaça Fantasma se tornou a senadora Amidala que encontramos no Ataque dos Clones? E.K. Johnston nos conta isso sobre Padmé e muito mais. Ele registra de uma maneira fascinante, pois a jovem precisa navegar em seu senso de dever e na ramificação de suas ações com o Senado no Episódio I, mas também mergulha profundamente em Padmé, tentando encontrar um senso de si mesma em um mundo onde ela espera-se que ela se conduza de maneira muito diferente.

A Trilogia Thrawn – O Grande Almirante Thrawn é um dos maiores personagens de Star Wars que vieram do Universo Expandido, e é por isso que sua re-canonização pela série animada Star Wars Rebels foi um dos anúncios mais incríveis sobre a série, ponto final . Mas também significou outro retorno amado: Timothy Zahn, o autor icônico que ajudou fundamentalmente a moldar o Universo Expandido original, retornou à sua criação tática de pele azul para um trio de novos romances que revelam os primeiros anos de Thrawn no Império.

É essencial ler se você amou o trabalho anterior de Zahn em Star Wars ou não, e notícias ainda melhores? Teremos outra trilogia, iniciada este ano, que mergulha ainda mais nas origens da misteriosa e isolada sociedade Chiss que Thrawn deixou para trás.

Capa de Leia, Princess of Alderaan.
Imagem: Lucasfilm Press

Leia, Princess of Alderaan – Claudia Gray adota uma abordagem semelhante à que Johnston dá para sua Padmé em Queen’s Shadow, optando por não priorizar fatos sobre a vida da jovem Leia, mas, em vez disso, mergulha profundamente em como a jovem, que se tornou um ícone da rebelião, lidou com as exigências da vida quando a filha de um senador varreu a tirania invasora do Império Galáctico.

Dooku: Jedi Lost – OK, então isso é tecnicamente uma “escuta”, mas agora você também pode ler o excelente audiolivro de Cavan Scott, que também mostra o tempo de Dookan como Jedi. Ele o segue desde o potencial Padawan até o mestre consternado que deixou a ordem para governar seu mundo natal, e é uma história rara que se passa em uma era de Star Wars que não é examinada o suficiente neste novo cânone. Ele não apenas lança as sementes para o eventual abraço de Dookan ao Lado Negro, mas torna sua jornada de Jedi para Sith completamente compreensível, examinando parte da podridão nos escalões superiores da Ordem Jedi em um tempo antes disso se tornar claro nas prequelas .

Honestamente? Se puder, ouça a versão em áudio antes do livro. A história é ótima de qualquer maneira, mas foi feita como uma experiência de áudio em primeiro lugar, e é uma maneira muito divertida de ouvir uma história de Star Wars.

Master and Apprentice – Por mais intrigante que tenha sido ver as publicações de Star Wars traçar o futuro da saga entre as trilogias original e sequela, alguns de seus melhores trabalhos estão nas histórias que remontam ao tempo anterior às prequelas. O caso em questão, outra obra de Claudia Gray, que investiga a difícil relação entre um jovem Obi-Wan Kenobi e Qui-Gon Jinn. Aqui, Kenobi já está preso em seus caminhos como um seguidor mais literal dos ensinamentos da Ordem Jedi, enquanto Jinn também começa a duvidar de seu próprio caminho de que, como intérprete mais esotérico dessas regras, ele é a melhor pessoa para ser um mestre. Ambos têm a tarefa de lidar com essas questões durante uma missão diplomática que rapidamente dá errado.

Um Star Destroyer caindo em Jakku na capa de Estrelas Perdidas.
Imagem: Lucasfilm Press

Lost Stars (Estrelas Perdidas) – Cara… Claudia Gray! Ela apenas continua escrevendo boas coisas de Star Wars! Na verdade, esta é sua primeira contribuição para a era da Disney, e ela já começou com algo completamente inesperado. Lost Stars é um romance “para jovens” que percorre toda a linha do tempo da Ascensão do Império até a Batalha de Jakku que terminou a Guerra Civil Galáctica, enquanto dois jovens amantes se encontram em lados opostos do grande conflito da saga.

Bloodline – OK, prometo, esta é a última recomendação de Claudia Gray aqui. Eu não posso evitar! Ela escreve boas histórias de Star Wars! E esta – a história de como Leia fundou a Resistência e como a Nova República sucumbiu à ascensão da Primeira Ordem – é uma excelente história, não apenas desenvolvendo uma parte vital do universo de uma perspectiva política, mas nos lembrando por que amamos Leia Organa, ou com um blaster na mão comandando exércitos ou jogando a guerra de palavras na arena política que é igualmente mortal.

From a Certain Point of View – Lançado no 40º aniversário de Uma Nova Esperança, esta deliciosa antologia mergulha profundamente em praticamente todas as facetas de Star Wars original, contando histórias entrelaçadas em quase todas as cenas do filme para tornar seu mundo ainda maior e mais rico. Desde a história de como o Dianoga chegou à Estrela da Morte, até o surpreendentemente trágico motivo pelo qual o barman da Cantina em Mos Eisley odeia tanto os dróides.

…. e os Melhores Quadrinho de Star Wars.

Capa da terceira e mais recente série de Vader.
Imagem: InHyuk Lee (Marvel Comics)

Darth Vader (Volumes 1, 2 e 3) – Olha, vamos ser honestos: em algum momento, todos paramos de ter medo de Darth Vader. Ele é significativamente menos aterrador quando aí fora temos ele de todos os jeitos possíveis, como bobbleheads, brinquedos de pelúcia, sendo a voz de app de navegação por satélite e a ladainha de outros crossovers que capitalizam a sua imagem como um design icônico, por mais horrível e comovente que esse design seja para o homem sob a máscara. Deixe que esses dois quadrinhos resolvam isso para você.

Um se passa durante os eventos que ocorrem após Uma Nova Esperança (de Kieron Gillen e Salvador Larocca), o outro durante a ascensão do Império (de Charles Soule e Giuseppe Camuncoli), mas ambos são peças vitais e incríveis de contar histórias sobre Darth. Vader, sobre Anakin Skywalker, e até sobre o poder da própria Força. Facilmente, os melhores quadrinhos de Star Wars que a Marvel tem a oferecer, e o terceiro volume atual está se mostrando igualmente bom.

Doutora Aphra – Você talvez nunca tenha ouvido o nome da Doutora Aphra antes. Ela é uma criação inteiramente nova nesta era de Star Wars, uma arqueóloga / contrabandista introduzida no quadrinho de Vader (Gillen e Larocca) como cúmplice cautelosa do Lorde das Trevas. E ela se tornou tão popular que lançou sua própria série de aventuras desonestas. Se você gosta dos antigos mitos de Star Wars e de alguns cowboys espaciais estilosos, Aphra é pra você.

Lando – talvez essa seja a leitura mais curta da lista, já que a série de Charles Soule e Alex Maleev é “apenas” uma minissérie de cinco edições. Mas nessas cinco edições eles entregaram uma ótima história que deu a Lando não apenas uma aventura adequada, mas realmente aprofundou seu relacionamento com Lobot de maneiras que raramente foram examinadas desde então.

Capa do histórico quadrinho que começou essa nova era.
Imagem: John Cassaday (Marvel Comics)

Star Wars (em andamento) – Trapaça? Sim. Eu me importo? Não. O quadrinho principal de Star Wars, nos dois lançamentos (relançado recentemente para reorientar sua linha do tempo, agora ocorre imediatamente após o Império Contra Ataca, tendo sido lançado em 2014 como definido logo após Uma Nova Esperança), levou a alguns fantástica narrativa de Star Wars nos limites da trilogia original. Isso graças a maneira como detalhou a luta da Rebelião contra o Império, mas também pelo vai e vem de Han, Luke, Leia, Vader e tantos outros personagens amados de maneiras muito intrigantes. Tem altos e baixos, como qualquer quadrinhos de vários anos, mas quando está no seu melhor, e geralmente é, é incrível.

Kanan – A Marvel Comics infelizmente não fez muito na era Prequela de Star Wars, além de apenas uma tentativa e algumas minisséries, mas o Kanan de Greg Weisman e Pepe Larraz são provavelmente o melhor do grupo. Como você pode imaginar, segue o jovem Caleb Dune, como ele era conhecido, pois ele tem que lidar com as horríveis consequências da Ordem 66, bem antes de encontrá-lo em Rebels. Dá para conhecer um dos melhores personagens da animação, e sua emocionante história de um jovem que de repente encontra sua vida de cabeça para baixo.


Texto por: James Whitbrook em Gizmodo
Traduzido e Adaptado por: Jack Allek