CânonCanoniza, Disney!CuriosidadesQuadrinhos

Canoniza, Disney! | O surgimento dos Sith durante os 100 anos de escuridão

Semana retrasada estreou o nosso novo quadro, o “Canoniza, Disney!” (semana passada não pude escrever por motivos de falta de internet), onde trazemos os elementos, sejam eles personagens, planetas ou eventos, que foram trazidos ao novo cânon pelas novas histórias que estão sendo contadas desde meados de 2014.

O “piloto” da série teve como protagonista o Grão Almirante Thrawn, o gênio estrategista criado por Timothy Zhan para a série de livros que era continuação do Episódio VI no antigo UE. Hoje, trazemos a vocês o evento que talvez seja pouco conhecido pelos fãs da saga: Os 100 anos de escuridão, onde os Sith como conhecemos surgiram.

3 grande cisma
A Batalha de Corbos

Em um post de 2015 sobre as Grandes Cismas da Ordem Jedi falamos um pouco sobre esse acontecimento marcante na linha do tempo da galáxia:

Os Cem Anos de Escuridão ou Segundo Grande Cisma foi um conflito que começou em 7000 ABY e durou até cerca de 6900 ABY, quando um grupo de Jedi criou exércitos monstruosos para combater a Ordem Jedi e a República Galáctica. Os Cem Anos de Escuridão começou três anos após os Dark Jedi se dividirem da Ordem no Segundo Grande Cisma. Depois de décadas de luta, os Dark Jedi perderam a guerra, em sua batalha final, e foram exilados, mas encontraram e conquistaram o planeta Korriban, onde encontraram a raça dos Sith Puro Sangue. Esse é o surgimento dos Sith como Lordes Sombrios como conhecemos hoje.

A canonização desse episódio se deu em uma edição da HQ mensal Star Wars, da Marvel, e publicado aqui no Brasil pela Panini. Nessa edição, Luke se encontra preso em  Nar Shaddaa nas mãos de um Hutt colecionador de artefatos Jedi.

Num galpão cheio de coisas de Templos Jedi, Luke ativa diversos holocrons que exibem diversas mensagens gravadas por mestres ao longo da história. Um Jedi de um dos holocrons fala que “Outroroa éramos irmãos na Força, mas após cem anos de trevas nasceram os Sith.”

Hundred Years

Star Wars #9, arte de Stuart Immonen

O que sabemos do cânon não foge do que foi mostrado no Legends. Sabemos que 1000 anos antes da Guerra dos Clones, a Ordem Jedi e os individuos que se tornaram os Sith eram considerados irmãos na Força. Essa união foi quebrada durante o período conhecido como 100 Anos de Escuridão, quando um Jedi acreditava que o verdadeiro poder da Força não estava na paciência e passividade, e que apenas tocando o Lado Sombrio poderia alcançar o verdadeiro potencial. O Alto Conselho Jedi não concordou com esse pensamento e o Jedi Sombrio foi exilado, mas eventualmente ganhou seguidores para sua nova ordem, o que resultou na formação dos Sith.

Esperamos que explorem esse período fantástico no novo cânon e por que não canonizando outros elementos presentes na história legends da formação dos Sith? Quem sabe não vemos o Ajunta Pall sendo trazido de volta ao universo Star Wars?

Paulo Rabelo

Aracajuano, fã de Star Wars desde quando assistia The Clone Wars na Globo. Um dos fundadores da Sociedade Jedi, trago notícias, curiosidades e resenhas sobre a nossa amada saga.