LegendsOs Sith do Legends

O que foram os Grandes Cismas da Ordem Jedi

Na linha do tempo Legends houve varias divisões na Ordem Jedi, essas divisões ficaram conhecidas como Cismas.

O Primeiro Grande Cisma, que ocorreu em 24.500ABY, foi uma das primeiras divisões entre os seguidores da Ordem Jedi e aqueles que se recusaram a seguir ordens da hierarquia Jedi.  Por mais de dez milênios, uma sociedade de usuários da Força vivia em relativa paz no mundo de Tython, no núcleo profundo, mas sob influencia da República Galáctica, eles decidiram se mudar para Ossus, na Orla Exterior.

A essa altura, a Ordem tinha criados doutrinas e praticas rígidas demais. Arden Lyn  um jovem Jedi que pensava dessa maneira, encontrou um colega da Ordem, descontente. Xendor, um Kashi Mer, tinha levantado críticas sobre como a Ordem estava ficando cada vez mais excludente.

Xendor inicialmente pediu aos líderes da Ordem para ele partir de Ossus, a fim de criar uma nova academia, onde pudesse ensinar e estudar tradições alternativas da Força, como Dai Bendu, o Palawa, o Caminho do escuro e o Protetorado do Oculto… Os líderes da Ordem recusaram o pedido da Xendor, que deixou a Ordem para criar sua academia.

1 grande cisma

Os Cem Anos de Escuridão ou Segundo Grande Cisma foi um conflito que começou em 7000 ABY e durou até cerca de 6900 ABY, quando um grupo de Jedi criou exércitos monstruosos para combater a Ordem Jedi e a República Galáctica. Os Cem Anos de Escuridão começou três anos após os Dark Jedi se dividirem da Ordem no Segundo Grande Cisma. Depois de décadas de luta, os Dark Jedi perderam a guerra, em sua batalha final, e foram exilados, mas encontraram e conquistaram o planeta Korriban, onde encontraram a raça dos Sith Puro Sangue. Esse é o surgimento dos Sith como Lordes Sombrios como conhecemos hoje.

3 grande cisma

O Terceiro Grande Cisma foi um conflito dentro da Ordem Jedi que ocorreu em 4250 ABY. Esse Cisma foi instigado por Jedi que foram influenciados pelos ensinamentos dos Sith. Após um período de intensos

combates na capital da República Galáctica, Coruscant, os Dark Jedi foram forçados a voltar para o sistema Vultar, onde descobriram tecnologia antiga que se acreditava ter sido usado para construir artificialmente os planetas do sistema solar. Os Dark Jedi tentaram usar as máquinas, incluindo a poderosa Turbina Cósmica, mas perderam o controle da tecnologia, resultando na aniquilação do sistema Vultar em um evento conhecido como o Cataclismo Vultar. Por causa desse evento, o sistema arruinado ficou conhecido como a Nebulosa Vultar. A Ordem Jedi mais tarde atribuiu o terceiro grande cisma como a causa da Grande Guerra Sith e da Guerra Civil Jedi, conflitos posteriores.

O Quarto Grande Cisma foi o ultimo Grande Cisma da Ordem Jedi. Ocorreu em 2000 ABY quando o Jedi Phanius caiu para o lado negro e se tornou Darth Ruin, deixando a ordem para estabelecer os Novos Sith. Com o Império erguido Darth Ruin iniciou as Novas Guerras Sith, que duraram 1000 anos e resultou no fim do Novo Império Sith e na criação da Regra de Dois por Bane.

theofairbanks

Paulistano, atualmente moro em São José dos Campos, sou fã da saga desde 2002, mas quando entrei para o grupo no Facebook Star Wars em 2014 meu mundo se abriu para um imenso universo de outros Fãs, discussões e amizades. Estou na Sociedade Jedi desde o seu inicio, e tento trazer noticias comparações, e projetos mais alternativos de interação com os leitores.