CânonCuriosidadesEpisódio II - Ataque dos ClonesVocê Sabia?

‘Os 20 Perdidos’ – os Mestres Jedi que deixaram a Ordem

Star Wars: Ataque dos Clones nos apresentou um novo Lorde Sith, o ex-Jedi Conde Dookan. Os personagens constantemente lembravam que o personagem, cercado de mistério, havia sido um grande Jedi no passado. Mas você sabia que Dookan foi o 20° Mestre Jedi a deixar a Ordem?

O termo “20 Perdidos”  se referenciava ao grupo de Mestres Jedi, vinte no total, que deixaram a Ordem Jedi através de sua história. O vigésimo a fazer isso, como dito anteriormente, foi Dookan, que abandonou os Jedi após a morte de seu antigo padawan, Qui-Gon Jinn, na Batalha de Naboo. Se tornando desiludido com a República, ele deixou pacificamente a Ordem, enquanto secretamente costurava sua fidelidade aos Sith como Darth Tyrannus. Os Arquivos do Templo Jedi em Coruscant homenagearam Dookan, assim como o resto dos 20 Perdidos, com um busto.

Obi-Wan e Jocasta Nu discutem sobre a saída de Dookan da Ordem
Obi-Wan e Jocasta Nu discutem sobre a saída de Dookan da Ordem Jedi

“Eu nunca entendi por que foi embora.”

“Bem, pode-se dizer que ele sempre esteve fora de sintonia com as decisões do Conselho.”

— Obi-Wan Kenobi e Jocasta Nu conversam sobre Dookan em cena deletada

Uma cena deletada de Ataque dos Clones apresentou originalmente Os 20 Perdidos. Na cena, intitulada “Os 20 Perdidos”, Obi-Wan, enquanto pesquisava nos Arquivos Jedi, observava o busto de Dookan ao lado da bibliotecária Jocasta Nu. Os dois discutiam sobre a saída de Dookan da Ordem e sua recente aparição como líder do Movimento Separatista. Confira a cena:

Referências ao grupo foram feitos em vários produtos do Legends, mas foram reintroduzidos ao cânon de Star Wars em 2015 com o lançamento do livro “Star Wars: Absolutamente Tudo O Que Você Precisa Saber”, onde a questão “Quem são os 20 Perdidos?” é respondida.

A Mestre Jedi Trennis foi outra Mestre Jedi que se tornou desiludida pela Ordem Jedi e a deixou. Yoda costumava olhar com tristeza sua saída da Ordem Jedi.

Fonte: Wookieepedia


Gostou da informação? Então não deixe de conferir os outros “Você Sabia?”

Paulo Rabelo

Aracajuano, fã de Star Wars desde quando assistia The Clone Wars na Globo. Um dos fundadores da Sociedade Jedi, trago notícias, curiosidades e resenhas sobre a nossa amada saga.