Episódio VII - O Despertar da ForçaEpisódio VIII - Os Últimos JediEspeculaçõesInterpretações

Especulação | A Redenção de Ben Solo

Será que Kylo Ren foi totalmente consumido pelo Lado Sombrio? Farei uma especulação sobre a possibilidade de Ben Solo retornar para a luz.

Nos eventos de “O Despertar da Força” vimos Kylo Ren cometer diversos crimes, desde ordenar uma chacina a uma vila inteira a matar seu próprio pai. Além disso, participou de um dos crimes mais graves que a galáxia já viu: a destruição do sistema Hosnia através da StarKiller.

A tendência para o lado da luz e o sombrio

”Você não pode negar a verdade em sua família. A Primeira Ordem nasceu do lado sombrio, você não.” Lor San Tekka para Kylo RenBen soloFicamos sabendo que Kylo Ren era Ben Solo, filho de Leia e Han Solo e que ele herdou a Força por parte de Leia. Sua natureza da Força é igual a de Anakin, com uma grande tendência tanto para o lado luminoso da Força como o da escuridão. Ele foi treinado por seu tio, Luke Skywalker.

Em outras mídias cânon, foi revelado que Snoke desde cedo entrava na mente do jovem Solo. Ainda não sabemos muita coisa sobre o Líder da Primeira Ordem, apenas que ele é um poderoso usuário do Lado Sombrio. Snoke deve ter tido conhecimento do nascimento do neto de Vader e viu ele como uma grande arma para ser usada com o fim de trazer as trevas de volta a galáxia. Com a queda de Ben, além de ter um Skywalker a seu comando, enfraqueceria Luke Skywalker, como aconteceu. O filho de Anakin foi embora depois da queda de seu sobrinho. Leia sempre soube que seu filho estava sofrendo influências de alguém, talvez no começo não sabia se era Snoke, ela escondeu essa informação de Han Solo, ela tentou ajudar o filho enviando-o para treinar com seu tio, mas foi aí que as coisas desandaram…

Então Snoke sussurrava na mente de Ben fazendo uso de alguma técnica da Força, com o objetivo de expandir sua tendência para o mal. Na novelização oficial do filme, Snoke diz a Kylo que a única fraqueza de Darth Vader era o seu amor pelo filho Luke. Se não fosse por isso, o Lado Negro teria vencido. Snoke deve ter usado a imagem de Vader para trazer o filho de Leia para o seu lado, dizendo que Vader estava certo no caminho que tomou, mas foi fraco ao ceder à tentação da luz, proporcionada por seu filho, e nos eventos de “O Despertar da Força”, Ben quis provar a Snoke que não cederia à luz como seu avô, tirando a vida de seu próprio pai.

A Tentação da Luz

”Até mesmo você, o mestre dos cavaleiros de Ren, jamais enfrentou tamanho teste” Snoke para Kylo Ren

sw-force-awakens-movie-screencaps.com-12783

No roteiro do filme, algumas coisas ficam claras, como o que sentiu Kylo Ren após matar o próprio pai… “Kylo Ren ficou, de certa forma, enfraquecido pelo seu ato. Ele está horrorizado e em choque, despertando apenas quando Chewbacca grita em agonia”.

Kylo Ren tem uma personalidade instável, da pra notar que ele não tem certeza de seus atos. Na cena que ele conversar com a mascara de Vader, ele revela que sentiu de novo atração da luz, Snoke cobra alguma atitude de Ben quando o informa que Han Solo estava em posse do artefato que levará a Luke Skywalker. Parece que Kylo ainda amava o pai, mas ele estava tentando encobrir esse sentimento, pela verdade distorcida que Snoke implantou em sua mente. Para ele, o Lado Sombrio é o caminho certo. O teste que Snoke menciona seria vencer a tentação da luz matando seu próprio pai. No entanto, pelo que o roteiro indica, a morte de Han Solo não tornou Kylo mais forte como Snoke pretendia, porém mais confuso e enfraquecido.

”Estamos com saudades.” Han Solo para Ben.

Porque ele quer destruir seu tio?

Ele que matar Luke porque o vê como um traidor ao redimir Anakin a sua natureza luminosa, para Kylo Ren, o Lado Sombrio é o que deve ser seguido, esse lado é o que pode trazer ordem à galáxia, como foi dito, ele recebeu lavagem cerebral de Snoke. Outra questão para esse ódio por seu tio pode ter sido o método pacifista de treinamento que Luke implantou em sua Ordem Jedi. Acredito que a academia de Luke era mais para contemplação da Força e que pode até mesmo ter proibido o uso do sabre de luz, isso pode ter irritado o lado guerreiro de Ben, que já sofria a influência de Snoke. Isso também explicaria o porquê Kylo não ter um sabre de luz refinado.

Snoke está apenas o usando

Snoke

Outra coisa que fica clara é que Snoke só esta usando Ben para cumprir seus objetivos, um deles é destruir Luke, depois disso o neto de Vader será descartado. Han Solo alertou o filho pouco antes de morrer, de que Snoke está apenas o usando, mas ele ainda não enxergou. Mas em outra mídia isso fica bem claro. O roteiro do filme afirma que Rey, durante a luta contra Kylo Ren, ouve uma voz estranha e amorfa, semelhante a de Snoke, dizendo “mate-o”. Isso deixa claro que o Líder da Primeira Ordem pode descartar Kylo Ren a qualquer hora, nesse caso ele queria trocar Ben por Rey, mas a menina escolheu a Luz.

A Redenção

Leia e Han Solo

Há sim uma possibilidade de Ben retornar para a luz, acho que a morte do pai mexeu muito com ele, como dito antes, não o deixou mais forte ou com certeza sobre o caminho que ele escolheu, e sim com dúvida. O ato de sacrifício de Han não foi à toa, e terá consequências no futuro. O filho de Leia deve ter amado muito o pai no passado. Ben Solo não nasceu mal, está claro que ele está sendo usado por Snoke, essa entidade do lado sombrio está em sua mente desde quando ele era criança. Devemos esperar novas informações mostrando como Ben sofreu com a exploração de Snoke, para podermos julgá-lo melhor. Por fim, Anakin também cometeu diversos crimes graves a mando de um Sith, que também o manipulou, até mesmo mais que Kylo Ren, e conseguiu retornar. Ben Solo ainda tem chances, sua mãe pode ter um grande papel em sua volta, até mesmo seu tio, ou mesmo Rey, se ela tiver ligação com ele, mas ele pagará por seus crimes como Anakin pagou.

Ben soloE se Ben Solo retornar, qual será seu grande ato? Anakin destruiu Palpatine, será que seu neto destruirá Snoke. Será que somente Rey e Luke conseguirão restaurar a paz na galáxia? Devemos esperar os próximos capítulos. Que a Força esteja com vocês.


Revisão: Allan Torres