Episódio VII - O Despertar da ForçaEpisódio VIII - Os Últimos JediInterpretações

Por favor, Luke, salve a galáxia!

É uma especulação minha sobre o que nos diz a cena final de “O Despertar da Força”, que pra mim é simbólica. Na cena final vemos Rey indo ao encontro de Luke no planeta Ahch-To, e no final ela entrega seu sabre de luz.

Eu acho que essa cena quer dizer alguma coisa, na foto vazada de Luke do ano passado não da pra ver ele com um sabre de luz na cintura e nem no novo filme, eu acho que Skywalker não possui um sabre de luz no primeiro Templo Jedi, ele deve ter desistido de lutar e jogou ou destruiu a arma jedi de cor verde.

Acho que Luke proibiu o uso de sabre de luz em sua academia no passado, a Nova Republica também nesse tempo estava com uma política pacifista, a galáxia toda estava com esse sentimento de paz. Em ‘O Retorno de Jedi’ vimos Luke jogar seu sabre fora quando enfrentou o Imperador, nunca vimos um Jedi antes jogar sua arma. Essa cena, pra mim, mostra que Luke via os Jedi mais confiantes na Força do que em armas e isso pode ter influenciado na sua academia no futuro.

13299733315_2380a4e962_b

Depois da queda do Império, Skywalker deve ter treinado seus alunos só para contemplação da Força e proibiu o sabre de luz, ou só deixou os mais qualificados usarem. Quando Ben Solo entrou para academia, ele não deve ter se adaptado a esse estilo de vida, e isso impulsionou mais sua sede por poder e achou essa doutrina Jedi não digna de um Skywalker, que possui um poder extremo na Força. Esse estilo pacifista da escola de Luke deixou seus alunos como alvos fáceis e bem vulneráveis, e quando Luke estava ausente, eles foram derrotados facilmente pelo caído Ben Solo e Snoke. Luke foi embora culpando-se pela queda de Ben para o lado escuro e pelas mortes de seus alunos. Talvez ele não conseguiu matar seu sobrinho, ou sentiu que sua grande tristeza também estava o levando para o lado sombrio e achou por bem se exilar para curar seu espírito e buscar mais respostas sobre a Força no primeiro Templo Jedi.

Luke

Voltando aos eventos do filme, nossa heroína sobe a montanha do primeiro Templo Jedi e no topo encontra um homem todo encapuzado, ele sabe porque a garota está ali e também sabe quem é ela, Luke se vira muito emocionado e surpreso. No romance do filme e no roteiro, há um diálogo entre eles: “Rey estende o sabre de luz em direção a Luke como uma oferta e um apelo, porque ele é a única esperança da galáxia.”

O simbolismo dessa cena seria que Luke recebe seu sabre de volta, a arma que ele nunca mais queria usar, pois preferiu um estilo pacifista no passado, mas a Força está mostrando a ele que um Jedi também precisar lutar. Luke vê uma menina (que, pra mim, é uma Skywalker) entregar o sabre dos Skywalker, o sabre que era de seu pai, que uma vez o pertenceu e agora sua suposta filha ou sobrinha está lhe entregando de volta. Por fim, acho que Luke, no Episódio 8, usará esse sabre azul, Rey usará um sabre de luz duplo, e Snoke já previu que uma Nova Ordem Jedi vai existir.