ArtigosInterpretaçõesSociedade Jedi

Artigo | O que é o Lado Sombrio da Força?

O artigo a seguir foi construído a partir do livro “O Caminho Jedi”, de Daniel Wallace, com leves interpretações e adições textuais.


Antes de se tornar Cavaleiro, um jedi é testado de inúmeras maneiras, principalmente através da carne, da mente e do espírito… Aqueles que conseguem suportar a dor da perda, da solidão, do ferimento e da separação estão firmes para continuar sua jornada até tornarem-se Um com a Força.

Nada tem tanto potencial para arruinar suas boas ações e reputação quanto seus desejos internos. Os jedi devem se afastar das tentações que os levam ao lado negro dentro de si. Um jedi iniciado ainda não conhece as tentações do Lado Negro e nunca experimentou essa sensação, então como evitá-la?

A Força é onipresente e existe como energia pessoal e como um poder imponente através dos aspectos de Força Viva e Unificadora. Muitos acreditam que o Lado Negro seja uma peça faltando no quebra cabeça, e se iludem tentando procurá-la. A Força é uma montanha emergindo na superfície da água, o Lado Negro está apenas submerso, recolhido no fundo, quem mergulha, acaba preso no lodo da escuridão, afogando-se.

Luke-trial
Luke é tentado pelo Lado Sombrio

Paixões revestem o caminho para o Lado Negro e devem ser evitadas. Medo, raiva e ódio são fortes paixões que levam qualquer um a perder o foco e sentirem atração pelos prazeres fáceis que levam ao Lado Negro.

Mas não são apenas os sentimentos obscuros que transformam um jedi, não. O amor, o mais bonito dos sentimentos, também pode enganar, transformando-se em mágoas, por isso é uma paixão forte e perigosa na mesma medida. Há jedi obcecados pela família, pelos mestres, amantes… E devotam toda a sua energia na direção do objeto de seu foco.

Os jedi devem servir a todos, não aos seus preferidos, não devem procurar a sua família de origem ou formar laços românticos, pois a dor da perda pode nunca sarar. Viver no Lado Negro leva ao sofrimento, laços levam a perder de vista o caminho da virtude e são motivos para expulsão da ordem, muitos permitem que emoções interfiram em suas ações, encantam-se com o sussurro sútil da parte sombria e submersa da força, afogando-se na escuridão sem poder retornar à superfície luminosa.

Ainda assim, isso não significa que um jedi seja frio e sem coração, significa que sua mente e seu espírito encontram-se edificados de tal maneira que transcendem as emoções primitivas, podendo assim compreender o propósito da Força sem precisar questionar e temer separações, sejam elas quais forem.

Allan Torres

Carioca, nerd, futuro jornalista e cineasta. Viciado em cultura pop e, principalmente, em Star Wars, que me conquistou em 2000, quando assisti o Episódio V, aos 7 anos. Avante, jedi.