Valorum News

Valorum News – Descompensada ou não?

A edição de agosto da revista GQ tem gerado bastante polêmica desde a divulgação do ensaio fotográfico divulgado no mês passado. A revista convidou a atriz e humorista Amy Schumer, que acaba de fazer sua estreia no cinema como roteirista e protagonista do filme de comédia Trainwreck, que no Brasil foi traduzido para Descompensada.

Nomeada pela revista como “a mulher mais engraçada da galáxia”, Amy fez seu ensaio fotográfico vestida de Princesa Leia, em suas várias versões, incluindo a famosa Leia Slave na capa! Junto dela também estavam os androides R2­D2 e C3PO, até então acusados de figuras assexuadas (pelos mal intencionados); entre outros personagens e objetos da saga.

O que gerou toda a polêmica foi a forma com que a revista brinca com o tema, usando os personagens do filme ‘Star Wars’ em um apelo sexual inapropriado. A divulgação das imagens incomodou muitos fãs da saga, que revoltados cobraram da Disney e LucasFilm uma posição a respeito do tema.

Ambas se mostraram bastante descontentes com o que viram e declararam em nota que não aprovam, participam ou perdoam o uso inapropriado de seus personagens desta maneira. A Disney ainda foi adiante, ao afirmar que “Não é surpresa que a GQ gostaria de capitalizar o prestígio cultural de Star Wars”.

Do outro lado, um representante da revista tentou rapidamente fazer um “meia culpa”, e afirmou que de fato não consultou a Disney ou a Lucasfilm sobre o conteúdo das fotos, por entender que elas estão apenas parodiando a franquia de uma maneira cômica.

Peraí.. Será que é isso mesmo? Quando a intenção é capitalizar, vale até uma paródia como essa?

E você caro leitor, o que pensa a respeito?

Conte-­nos sua opinião!

 Texto de Bruna Dreher

Vebis Jr

Professor/produtor/pesquisador/podcaster em Cinema. Velho anarco punk rocker! https://twitter.com/Vebisjunior