Notícias

Dave Filoni é promovido na Lucasfilm

Em entrevista à Vanity Fair, Dave Filoni revelou ter sido promovido recentemente na Lucasfilm. O diretor agora terá um papel de maior destaque no desenvolvimento da saga, assumindo o cargo de CCO – Chief Creative Officer.

“Agora sou Diretor Executivo de Criação”, Filoni disse à Vanity Fair. Esse cargo o coloca nos primeiros passos de desenvolvimento e numa capacidade maior de sua posição anterior. “No passado, eu era trazido para vários projetos, e eu os via após eles já terem um certo grau de desenvolvimento.”

Promovido, Dave Filoni agora irá trabalhar mais diretamente com a presidente da Lucasfilm, Kathleen Kennedy, e Carrie Beck, a chefe de desenvolvimento. Eles trabalharão juntos para criar e guiar a nova geração de filmes e séries de Star Wars. Após anos envolvido na criação das animações de Star Wars, ele começou a ter maior envolvimento com live-action ao produzir, junto com Jon Favreau, as séries The Mandalorian e O Livro de Boba Fett. “Esse novo papel abriu as portas para tudo que está acontecendo”, Filoni disse. “Quando estamos planejando o futuro do que estamos fazendo agora, eu estou envolvido nessa fase de criação.”

O novo papel de Filoni

Segunda
Cena de Ahsoka, série escrita por Dave Filoni

Mas qual é o novo papel de Filoni na Lucasfilm?

“Eu não digo às pessoas o que elas devem fazer”, Filoni diz. “Mas eu sinto que estou tentando ajudá-los a contar a melhor história que eles querem contar. Eu preciso ser uma ajuda por toda a galáxia, como se fosse parte do Conselho Jedi”. Ele descreve suas responsabilidades como sendo entender a intenção dos cineastas e ser um recurso para eles, como George Lucas foi para ele. “Literalmente, horas agora de narrativas de Star Wars eu já fiz”, ele diz, antes de pausar para repensar a sintaxe da frase. “Tá vendo… até falei como Yoda.”

Filoni irá continuar desenvolvendo seu filme, assim como explorando uma possível segunda temporada de Ahsoka, enquanto trabalha em sua nova função. “Para poder realmente ajudar os cineastas, era muito importante para mim viver isso”, ele disse. “Eu também posso trazer uma perspectiva dos desafios que contar essas histórias trarão. Me sinto mais capaz de realmente poder ajudar em vez de apenas dizer, ‘Bom, os Jedi são assim, e os Sith são desse jeito…'”.

Essa não é a primeira promoção de Dave Filoni na era Disney. Durante a terceira temporada de Star Wars Rebels, ele deixou o cargo de Diretor de Supervisor da série para assumir a supervisão geral do setor de animação da Lucasfilm. Após isso, Dave também passou a ser um diretor criativo, antes de assumir essa nova posição de CCO.

Como presidente da Lucasfilm, Kathleen Kennedy irá continuar liderando toda a companhia, e o papel de Carrie Beck envolve recrutar outros cineastas para o mundo de Star Wars, enquanto Dave Filoni entrará no campo das narrativas.

Paulo Rabelo

Aracajuano, fã de Star Wars desde quando assistia The Clone Wars na Globo. Um dos fundadores da Sociedade Jedi, trago notícias, curiosidades e resenhas sobre a nossa amada saga.